Pesquisa no blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Concurso do IBAMA

Ibama assina contrato com Cespe/UnB para fazer concurso

São 300 vagas autorizadas para técnico administrativo, de nível médio.  Prazo para publicação do edital é até 16 de agosto.

O Ibama assinou o contrato com o Cespe/UnB, que fará o concursoo para 300 vagas de técnico administrativo, de nível médio, da carreira de Especialista em Meio Ambiente, estatutário, subordinada ao Regime Jurídico Único da Lei nº 8.112/90. De acordo com o Ibama, é o primeiro concurso para a área administrativa, que foi condicionado à total substituição dos trabalhadores terceirizados que executam atividades em desacordo com a legislação vigente.

São atribuições do cargo de técnico administrativo a atuação em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. Ou seja, atuará, exclusivamente, na área administrativa.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso é até 16 de agosto. O conteúdo programático, o prazo para inscrições, a data da prova, os locais de provas e a distribuição das vagas serão de conhecimento público com a publicação do edital.

A remuneração inicial prevista, já inclusos gratificação e auxílio-alimentação, é de R$ 2.580,72. A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais.
O concurso público será realizado em etapa única, exclusivamente de provas objetivas, e será estadualizado, ou seja, no momento da inscrição, o candidato deverá optar pela unidade da federação da vaga e pela cidade para realização de provas, entre as opções a serem disponibilizadas.
Dúvidas ou esclarecimentos adicionais podem ser enviados para o e-mail: concurso@Ibama.gov.br.

Educação a Distância

Evasão é o maior problema do Ensino a Distância, aponta estudo

A evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. O resultado foi obtido pelo Censo EAD.br 2010, o último divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Pela metodologia, foram considerados alunos evadidos os que não iniciaram os cursos na modalidade a distância ou os que abandonaram de uma forma ou outra.
A seguir, em segundo lugar como fator mais desafiador, está a resistência dos educadores à modalidade. Em terceiro aparecem as dificuldades de adaptação da educação presencial para EAD e, em quarto, a resistência dos alunos ao novo formato.

As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.
Segundo João Vianney, consultor em ensino a distância, o primeiro semestre é o principal período de evasão de alunos no EAD. "Uma parte não se adapta à rotina de estudos individuais que a modalidade exige e acaba desistindo. Isso acontece porque ainda há o imaginário de que é possível aprender sem esforço no EAD, o que não é verdade. Os alunos têm de dedicar entre 12 a 15 horas estudos semanais para aprender, pois o conteúdo é equivalente ao que se ensina em uma faculdade presencial".

Greve dos Professores

MEC diz não ter plano B em caso de continuidade da greve dos professores




O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Lins, disse hoje (2) que a pasta acredita no fim imediato da greve das universidades, institutos e centros tecnológicos federais. Lins defendeu a legitimidade da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) para assinar a proposta apresentada pelo governo, que prevê reajustes de 25% a 40% para a categoria.

Amaro Lins e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira, disseram que o governo não tem um “plano B” na hipótese de os docentes continuarem em greve após a assinatura do acordo com o Proifes, e que, neste caso, caberia ao Ministério do Planejamento e à Advocacia-Geral da União (AGU) decidir que medidas tomar.

“Nós não trabalhamos com esse cenário de continuação indefinida da greve”, disse Oliveira. Segundo ele, havia urgência em chegar ao fim das negociações. “O melhor para nós seria que os três sindicatos da mesa fossem favoráveis [à proposta]. Mas não significa que eles não possam aderir mais tarde. O governo tem por força de lei que enviar o Orçamento [ao Congresso Nacional] até o fim de agosto”.

O acordo com o Proifes será assinado hoje no Ministério do Planejamento e posteriormente encaminhado ao Congresso. O presidente do sindicato, Eduardo Rolim, disse acreditar no retorno gradual de todas as universidades às aulas. “O prazo para acordos salariais termina em agosto. Acredito que aos poucos a greve deve se encerrar, com uma retomada expontânea por parte dos professores”.

O Proifes representa 20 mil professores de um universo de 130 mil docentes do ensino superior e tecnológico. Destes, 5.222 responderam a uma consulta eletrônica sobre a proposta governamental feita pela entidade. O resultado mostrou que 3.854 (74%) eram favoráveis ao fim da paralisação e 1.322 (25,3%) contrários.

Em reunião na noite de ontem (1°), o Proifes aceitou a oferta do governo para pôr fim à greve, enquanto o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) recusaram o acordo e prometeram endurecer a paralisação.

Agora, o retorno às aulas dependerá do que os professores votarem em assembleias nos próximos dias. Ligadas ao Proifes, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já decidiram retomar as atividades. Mas nas universidades onde o sindicato não tem representatividade, o movimento grevista pode prosseguir.

Convocação na Caixa

Caixa começa a convocar aprovados em concurso deste ano

De acordo com notícia publicada pelo portal G1, a Caixa Econômica Federal já convocou 3.513 aprovados na prova objetiva do concurso público deste ano para o cargo de técnico bancário novo, que exige nível médio de escolaridade. O levantamento inclui candidatos convocados para procedimentos preadmissionais, convocados para assinatura de contrato e os já admitidos.

Os convocados são de todos as unidades da federação. O levantamento foi atualizado no dia 31 de julho. O acompanhamento das convocações está disponível no site da Caixa. No site estão disponíveis ainda as relações de convocações dos cargos de advogado (concurso de 2010), médico do trabalho (concurso de 2011), arquiteto e engenheiro agrônomo, civil, elétrico, mecânico (dos concursos deste ano).
 
Para o Rio Grande do Norte, até o momento, foram convocados para os exames pré-admissionais no Cargo de Técnico-Bancário Novo 15 aprovados, distribuídos da seguinte forma: Natal 9, sendo 1 PNE e Mossoró 6, sendo 1 PNE. PNE (Portador de Necessidades Especiais).

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cursos Superiores (IFRN)

Lista dos aprovados para cursos superiores é divulgada

A Coordenação de Acesso Discente da Pró-Reitoria de Ensino divulgou hoje (1º) o resultado da seleção para os cursos superiores de graduação, regidos pelo Edital 16/2012-PROEN/IFRN. A seleção era para os cursos de licenciatura e para o tecnólogo em alimentos. O processo utilizou as notas do ENEM 2010 ou 2011 para classificação, conforme escolha do candidato.
Visualize as listas dos aprovados:
Lista Geral
Lista Diferenciada
Para conferir seu desempenho com mais detalhes, o candidato deve acessar o endereço ingresso.ifrn.edu.br e preencher os dados do quadro "Buscar inscrição" - como foi feito para imprimir o cartão de inscrição.
Os candidatos aprovados dentro das vagas disponíveis por câmpus/curso/turno deverão procurar a Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 14 e 15 de agosto, nos horários informados na tabela abaixo da notícia, para realizar sua matrícula.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);
b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente (cópia acompanhada do original);
e) Históricos escolares do ensino fundamental e do ensino médio (cópias acompanhadas dos originais).
f) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);
g) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);
i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, observando-se que, se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial. 
Câmpus
Horário de Atendimento em função da Greve
Currais Novos
8h às 12h e 14h às 17h
Mossoró
8h às 12h e 14h às 17h
Natal - Central
8h às 12h e 14h às 17h
Natal - Zona Norte
8h às 13h
Santa Cruz
8h às 14h
Confira a página do processo seletivo para os cursos superiores de graduação.

Pronatec

MTE e MEC vão definir prioridades do Pronatec

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério da Educação (MEC) pretendem discutir e elaborar mecanismos para definir prioridades para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada entre dias 8 e 11 de agosto, em Brasília.

O tema foi discutido hoje (1º) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, por técnicos do MTE e por secretários estaduais do Trabalho, na reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset).

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira, a ideia é partir do Plano Brasil Maior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que define prioridades do Brasil em termos de investimento, para então definir as profissões que deverão ser alvo do Pronatec.

“Deve ser elaborado um mapa da questão da mão de obra pelo lado da demanda. Hoje em dia, os cursos mais ofertados são de ‘prateleira’, que não atendem às demandas do mercado de trabalho. Precisamos saber que tipo de calibragem essa política [educação profissional] requer para dar vazão de forma articulada, com maiores ganhos sobretudo aos trabalhadores.”, disse o secretário.

Para Oliveira, o mapeamento da demanda é “crucial” para o futuro da educação profissional.

Demanda - Segundo o ministro Brizola Neto, o Executivo deve identificar a demanda do mercado para ofertar a qualificação profissional de acordo. “O Pronatec veio para solucionar as dificuldades e os gargalos. A qualificação deve estar amparada na realidade do mercado de trabalho”, disse o ministro.

Brizola Neto informou que os investimentos nos estados deverão ser feitos de forma regionalizada, de acordo com as vocações de cada área. Daí as discussões sobre a elaboração de um sistema único de emprego, apoiada pelos estados, que também será colocado em pauta na conferência da próxima semana.

Representantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul manifestaram interesse na melhor definição do papel de cada ente federado nas políticas tripartites (União, estados e municípios) para o Trabalho e Emprego.

“É necessária a implementação de um sistema público, único, universal, padronizado, alinhado e territorializado. É no território onde as coisas acontecem”, disse a representante da região Norte, a secretária do Trabalho de Roraima, Célia Mota de Carvalho.

Cursos gratuitos pelo SESC

Sesc abre inscrições de 850 vagas para cursos gratuitos

Os cursos gratuitos de setembro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), iniciativa do Sistema Fecomércio/RN por meio do SESC, já estão com inscrições abertas. Até dia 10 de agosto, os interessados podem se candidatar às 850 vagas disponíveis.
 
São 44 opções de cursos nas áreas de culinária, beleza, artesanato e administração, distribuídos nas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Mossoró, Natal e Macaíba. O edital está disponível no site do SESC: www.sescrn.com.br

Na área da culinária, os alunos aprendem a fazer petiscos para festas que podem dar aquela força no orçamento mensal, como, por exemplo, os cursos de bolos artísticos, de doces e salgados e de tortas doces e salgadas. No âmbito administrativo, serão ofertadas noções de gestão financeira, auxiliar financeiro e de contabilidade. Já os cursos de artes manuais ensinam técnicas para produzir almofadas e carteiras decoradas, por exemplo. Além disso, serão ministrados cursos de manicure, corte e escova.

De abril a junho deste ano, o PCG realizou mais de 100 cursos. A expectativa é de que, até dezembro, cerca de 900 pessoas participem dos cursos do programa do SESC.

Sobre as inscrições

Após o período de inscrição ocorre o processo seletivo, que leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados é divulgada no site do SESC (www.sescrn.com.br).

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas, cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. Todas as informações e o edital do PCG estão disponíveis no site do SESC. Para efetuar a inscrição, é necessário ir à unidade SESC onde será ministrado o curso, das 8h às 18h.

No ato da inscrição, é preciso levar os seguintes documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Serviço:

O quê? Inscrições para cursos de agosto do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do SESC RN
Quando? De 02 a 13/07, das 8h às 18h
Onde?

SESC Centro: Rua Coronel Bezerra, nº 33, Cidade Alta, Natal
SESC Mossoró: Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia
SESC Seridó (Caicó): Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem
SESC São Paulo do Potengi: Avenida Ouro Branco, nº 297, Novo Juremal
SESC Macaíba: Rua Professor Caetano, nº. 310, Centro, Macaíba/RN
SESC Ler Zona Norte: Rua Paranduva, S/N, Conjunto Santa Catarina - Natal/RN

INSS divulga nomeações

INSS divulga 100 nomeações de aprovados em concurso

Todas as vagas são para técnicos do seguro social.
Em outubro, 125 médicos peritos aprovados serão nomeados.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou mais 100 nomeações do concurso realizado em fevereiro deste ano. Todas as vagas são para técnicos do seguro social. A portaria com os nomes dos convocados e as agências para a qual serão designados foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (1º), nas páginas 37 e 38 da Seção 2.

As nomeações haviam sido autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio das portarias nº 442 e 206, publicadas em 19 de outubro de 2011 e de 15 de maio de 2012. De acordo com o cronograma, foram nomeados 900 técnicos em maio, 500 em julho e mais 100 agora. Com as novas nomeações, o INSS completa as 1.500 vagas para técnicos aprovados no último concurso público.

Em maio, 250 médicos peritos previdenciários aprovados foram nomeados. Segundo o Ministério da Previdência Social, 125 aprovados serão nomeados em outubro.
O concurso é destinado para preencher vagas nas Agências da Previdência Social que integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e que estão sendo inauguradas em todo o Brasil.

Ao todo, foram oferecidas 1.875 vagas - 1,5 mil para técnico do seguro social e 375 para perito médico previdenciário. Mais de 900 mil pessoas se inscreveram para o cargo de técnico, cuja remuneração inicial é de R$ 4.496,89. Já para o cargo de médico, que tem remuneração inicial de R$ 9.073, 93, foram 11,7 mil inscritos.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Greve nas Federais

Maioria das universidades rejeita proposta de reajuste do governo

A maioria das assembleias de docentes das universidades, institutos e centros tecnológicos federais rejeitou a segunda proposta de reajuste e reestruturação de carreiras, apresentada pelo governo na última terça-feira (24). De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), até as 11h30 desta terça-feira (31) 48 de 57 instituições de ensino superior haviam votado pela continuidade do movimento.

Amanhã (1°), os professores se reúnem às 21h com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a fim de dar uma resposta oficial à proposta da União. O governo federal ofereceu reajuste de 25% a 40% a ser aplicado em três anos ao salário dos docentes, em lugar dos aumentos a partir de 12% inicialmente sugeridos. No entanto, a posição da Andes é que reivindicações importantes acerca de progressão de carreira, gratificações e avaliação de desempenho não foram contempladas.

“Ele [Ministério do Planejamento] está aguardando nossa avaliação. Até o momento, a maioria das instituições está rejeitando a proposta. Vamos sistematizar esses resultados e redigir uma posição oficial até o fim do dia de hoje”, explicou Marinalva Oliveira, presidenta da  Andes.

Os professores são apenas um dos 29 setores do funcionalismo público paralisado. Na manhã desta terça-feira, a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) e outras entidades representativas participaram de um protesto na Esplanada dos Ministérios. De acordo com Sérgio Ronaldo da Silva, diretor do Condsef, protestos semelhantes ocorrem em outras unidades da Federação.

Ontem (30), os trabalhadores anunciaram a intenção de endurecer a greve, pelo fato de o governo federal ter suspendido as negociações, que serão retomadas somente a partir do dia 13 de agosto. O dia 31 de julho havia sido fixado como prazo final para o Ministério do Planejamento apresentar uma proposta às categorias paralisadas.

Resolução da UFRN

Resolução do CONSEPE da UFRN proíbe trote que implique em constrangimento 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 31, uma Resolução que proíbe o trote entre estudantes, cujas atividades possam implicar em constrangimento, humilhação, zombaria, violência ou agressão física, moral ou psicológica, dentro ou fora da instituição.

De acordo com a resolução, em seu Art. 1º, § 1º, a prática dessas atividades será considerada infração grave, “caracterizada como ato incompatível com o decoro ou a dignidade da vida universitária”, conforme prevê o Art. 214, inciso VII do Regimento Geral da UFRN. Os infratores ficarão sujeitos à suspensão de um e até 120 dias ou à exclusão.

São considerados infratores os estudantes que, independente da concordância, participem do trote. As sanções serão aplicadas pelo diretor da respectiva Unidade Acadêmica e pelo reitor, após a apuração dos fatos, que será feita através de Sindicância e/ou Processo Administrativo Disciplinar.

Qualquer pessoa poderá representar contra o estudante que infringir o que está disposto nessa Resolução, desde que apresente elementos comprobatórios. Essa representação poderá ser dirigida ao gestor da coordenação do Curso, da chefia do Departamento, da direção do Centro Acadêmico, da direção da Unidade Acadêmica Especializada ou à Ouvidoria da UFRN.

Essa mesma Resolução, em seu Art. 3º, dispõe que, no início de cada período letivo poderão ser organizadas atividades de recepção e integração dos novos alunos da UFRN, que deverão ser propostas pelas coordenações dos cursos e/ou pelo Diretório Central dos Estudantes, com apoio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Graduação, além dos Centros Acadêmicos e das Unidades Acadêmicas Especializadas.

Segundo a relatora do processo, professora Maria das Graças Soares, essa Resolução “responde a uma demanda da comunidade acadêmica e comunidade externa, porque a cada semestre esses trotes vêm se intensificando e provocando constrangimento aos novos alunos”.

IFRN

Divulgadas notas das provas discursivas

A Coordenação de Acesso Discente da Pró-reitoria de Ensino divulgou hoje (31) as notas das questões discursivas das avaliações dos processos de ingresso discente para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente e para o Integrado EJA (ProEJA). As provas foram aplicadas no último dia oito de julho.

Para conferir a nota, o candidato deve acessar o endereço ingresso.ifrn.edu.br e preencher os dados do quadro "Buscar inscrição" - como foi feito para imprimir o cartão de inscrição.

Amanhã (1º), o candidato  - ou responsável, para os candidatos menores de 18 anos - poderá solicitar vistas da prova discursiva no câmpus para o qual está inscrito, nos horários definidos no quadro ao final desta notícia.
Será dada vista da respectiva prova, na quinta-feira (2), nas dependências do câmpus no qual o candidato prestou o exame, não podendo, contudo, a prova ser retirada do IFRN.

Na sexta-feira (3), o candidato poderá interpor recurso contra o resultado da prova discursiva, adotando os seguintes procedimentos:

a) acessar o endereço ingresso.ifrn.edu.br e preencher os dados do quadro "Buscar inscrição" - como foi feito para imprimir o cartão de inscrição;
b) preencher integralmente o requerimento de acordo com as instruções nele constantes;
c) enviar eletronicamente o requerimento e imprimir o Comprovante de Solicitação.
O resultado final dos dois processos seletivos, com a lista dos aprovados, será publicado dia 14 de agosto, neste site. Para visualizar as chaves de resposta das questões discursivas, clique nos links a seguir:

Chave de Resposta da Discursiva - PROEJA 2012.2
Chave de Resposta da Discurisva - Subsequente 2012.2
Horários de funcionamento dos câmpus para solicitação e vistas de prova
Câmpus
Horário de Atendimento em função da Greve
Apodi
7h às 13h
Caicó
7h às 13h
Currais Novos
8h às 12h e 14h às 17h
João Câmara
9h às 13h
Macau
8h às 14h
Mossoró
8h às 12h e 14h às 17h
Natal - Central
8h às 17h
Natal - Cidade Alta
8h às 17h
Natal - Zona Norte
9h às 13h
Parnamirim
13h às 19h
Santa Cruz
8h às 14h
São Gonçalo do Amarante
8h às 14h

Concursos

Câmara dos Deputados lança concurso com 138 vagas; até R$ 14.825.69




A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (31/7) edital de abertura do seu novo concurso público que oferece um total de 138 vagas. Os cargos oferecidos são de nívies médio e superior nos postos de técnico e analista legislativo - este último nas atribuições de museólogo, técnica legislativa, taquígrafo e médico. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o organizador do certame.

O salário para nível médio é de R$ 14.825.69, e para formação intermediária, R$ 7.438,62.

As vagas para o cargo de analista médico são para as especialidades de neurologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia e radioimagem. Aos cargos de taquígrafo e analista em técnica legislativa podem concorrer candidatos com qualquer curso superior. Já o cargo de técnico legislativo exige curso técnico em radiologia e gesso.

O concurso será composto por provas objetivas para todos os cargos (aplicação njo dia 30 de setembro), haverá ainda prova discursiva, provas práticas e avaliação médica para postos específicos. Todas as fases serão realizadas em Brasília/DF.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/cd_12_at, de 8 a 28 de agosto. As taxas de participação vão de R$ 70 a R$ 90.

Concurso

Planejamento autoriza 83 vagas para Ministério da Cultura

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, autorizou nesta terça-feira (31/7) a realização de novo concurso público para o Ministério da Cultura. De acordo com a portaria nº 314, publicada na página 54 da primeira seção do Diário Oficial da União, serão oferecidas 83 oportunidades para o cargo de técnico de nível superior.

O provimento dos cargos previstos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2012 e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação. Ainda segundo a decisão, o prazo para publicação do edital de abertura é de até três meses, ou seja, até o dia 31 de outubro.

Última autorização

O Ministério do Planejamento (MP) autorizou em maio deste ano a realização de processo seletivo simplificado para contratação temporária de 114 novos profissionais para o Ministério da Cultura. Os aprovados serão contratados com o objetivo de zerar o estoque de prestação de contas dos projetos culturais do ministério.

O prazo de duração dos contratos será de um ano, com possibilidade de prorrogação até no máximo cinco anos. Há oportunidades para quem possui nível médio completo, curso técnico em contabilidade, profissional de cultura da área de ciências humanas e sociais, bacharel em ciências contábeis, e também para quem possui graduação em qualquer curso superior.

Vaga para estagiário

Controladoria Geral da União seleciona estagiário em Natal RN

Sobre a empresa:A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.  
 
Sobre esta vaga: A Controladoria-Geral da União no Estado do Rio Grande do Norte, iniciou processo para seleção de alunos do Curso de Administração. Realização de Atividades relacionadas à organização e ao controle da gestão de documentos e informações relativas ao setor de apoio administrativo da Unidade. 06 horas diárias. Horário de estágio pela manhã. Local do Estágio: Ribeira. 
 
Requisitos: Estar cursando a partir do 4º período do curso de Administração. 
 
Benefícios: Bolsa de R$520.00
 
Como se inscrever: Os interessados deverão se candidatar gratuitamente por meio do Agente de integração Super Estágios, cadastrando-se através do site http://www.superestagios.com.br/ - Código da vaga: 2134.

Curso em Tecnologia da Informação

Metrópole Digital abre seleção com 2,4 mil vagas para curso em Tecnologia da Informação


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), realiza seleção para o Curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD), para ingresso no ano de 2013, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Angicos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, a partir das 8h do dia 1º de agosto de 2012 até às 23h59 do dia 3 de setembro de 2012. Não haverá pagamento da taxa de inscrição.

O processo seletivo está aberto aos candidatos que estão matriculados ou já concluíram o Ensino Médio, divididos em dois grupos de acordo com a faixa etária. O Grupo I: de 15 a 20 anos de idade (nascidos entre 1º de janeiro de 1992 e 31 de dezembro de 1997) e Grupo II: de 21 anos de idade ou mais (nascidos até 31 de dezembro de 1991).

Serão oferecidas 2,4 mil vagas, das quais 70% serão destinadas aos candidatos oriundos da Rede Pública de Ensino. 

O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. 

Os interessados deverão realizar os seguintes procedimentos:
a) Acessar o sítio www.metropoledigital.ufrn.br, no qual estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição;

b) Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as Instruções constantes nele; 

c) Imprimir o Comprovante de Inscrição ou anotar o número de inscrição.

As provas devem ocorrer no dia 23 de setembro de 2012.

O Edital do Processo Seletivo pode ser conferido na íntegra no endereço eletrônico da COMPERVE: http://www.comperve.ufrn.br/index.php

Habilidades em falta no mercado de trabalho

Consultoria relaciona 10 habilidades em falta no mercado de trabalho

Línguas e capacidade de gerenciamento estão entre as deficiências. Companhias buscam funcionários capazes de investir em pesquisas.

A Hays, empresa de recrutamento especializado para média e alta gerência, elaborou uma lista das habilidades em falta no mercado de trabalho em nível mundial. Trata-se de uma análise desenvolvida pelos escritórios da consultoria que identificaram as maiores demandas do mercado.

"Escassez de talentos é um problema global. Atuamos em 33 países e nossos clientes, de forma geral, afirmam que algumas habilidades estão em falta no mercado. Para se inserir na carreira no mercado global, o candidato deve se concentrar e se desenvolver nas habilidades relacionadas”, diz Alexia Franco, diretora da Hays no Rio de Janeiro.

A lista foi dividida em habilidades gerais e específicas de algumas áreas:
Habilidades gerais
Línguas: Um tema comum entre empresas de vários países é a necessidade de o profissional ter conhecimento em mais de um idioma. Em uma economia globalizada, o inglês se tornou a língua dos negócios. Para quem já tem um bom inglês, é interessante saber mais dois ou três idiomas.
Comunicação: Importante saber como trabalhar em equipe e construir bons relacionamentos.
Gerenciamento de equipe e liderança: Uma razão para isso é a falta de treinamento para profissionais jovens que, cada vez mais, têm exercido cargos de liderança. Muitas vezes o profissional com pouca idade não tem preparo e maturidade suficientes para assumir essas funções.
Organização: Dadas as condições da economia global, os empregadores buscam funcionários capazes de organizar seu dia de maneira eficiente para contribuir com os negócios da empresa de forma efetiva
Habilidades específicas
Financeiro e Orçamental: Cada vez mais, as organizações estão procurando profissionais eficientes no que diz respeito ao controle das finanças e dos orçamentos, mas em muitos países faltam candidatos com essas habilidades.
TI: Faltam profissionais com conhecimento em JAVA, NET, C++ e outras necessidades específicas na área de TI.
Conhecimento em sustentabilidade: É uma área relativamente nova, porém crescente, principalmente para o setor de energia e construção.
Negociações: Empresas querem cortar custos e economizar. Sendo assim, procuram profissionais capazes de fazer os melhores acordos para alcançar estes objetivos.
Pesquisa e desenvolvimento: Companhias da área de tecnologia, bens de consumo, indústria e ciência buscam funcionários capazes de investir em pesquisas. O setor de petróleo e gás, por exemplo, tem criado muitas oportunidades na área de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro.
Assistência médica: Com a expectativa de vida das pessoas cada vez maior, a demanda por assistência médica vem crescendo. Mas a falta desses profissionais especializados na área continua sendo uma ameaça para os próximos anos.

Manual de Redação do Enem

 MEC apresenta manual para a correção da redação do Enem

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou nesta segunda-feira (30/7) o manual A Redação no Enem 2012 — Guia do Participante. Os candidatos que participarem das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão realizadas em 3 e 4 de novembro, terão a oportunidade de entender melhor o que se espera da redação.

O manual está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) e na segunda quinzena de setembro 1,6 milhão de exemplares serão distribuídos aos alunos de escolas públicas e a 100 mil professores. Também foi elaborada uma versão em braile, para deficientes visuais.

É um guia completo e didático que, pela primeira vez, trará exemplos de redações que obtiverem notas altas nas últimas edições do exame. Além de explicar melhor o que são cada uma das cinco competências exigidas, trará dicas de palavras que não devem ser usados no texto.

Novas regras

Em 24 de maio, Mercadante anunciou novas regras para a correção da redação. Entre elas está a mudança no processo de correção. Nas provas anteriores, dois corretores avaliavam o texto, que só era corrigido por um terceiro profissional quando a discrepância entre as duas primeiras notas passava de 300 pontos.

Agora, quando essa discrepância passar de 200 pontos, a redação passará pela avaliação de um terceiro corretor. A regra também vale para discrepâncias superiores a 80 pontos em uma ou mais competências exigidas na redação. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três especialistas, que fará a correção final.

Também sofreu alteração a nota de corte para alunos que farão o Enem com o objetivo de obter certificação para o ensino médio. Agora é preciso tirar 450 pontos em cada área do conhecimento, 50 pontos a mais do que em 2011. A nota mínima na redação permanece a mesma, 500 pontos.

Apesar da mudança na forma de correção, as competências exigidas na seleção de 2012 serão as mesmas avaliadas nos exames de anos anteriores. Cada uma vale 200 pontos, totalizando mil pontos na redação:

I - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V - Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Melhorias

As mudanças no Enem devem continuar nos próximos anos. O ministro Aloizio Mercadante adiantou que o MEC abrirá chamada pública para pesquisadores de universidades possam propor melhorias para a prova do Enem. Segundo ele, haverá prioridade para os projetos que tratarem de mudanças na redação da prova.

Calendário do Enem 2012

Provas: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 7 de novembro, no site www.inep.gov.br/enem
Divulgação dos resultados individuais: 28 de dezembro, no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/resultados enem (O resultado individual ficará disponível para consulta eletrônica por dois anos, contados a partir da divulgação)

Provas

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

Sábado (3/11)
Horário: das 13h às 17h30
Conteúdo:
- Ciências humanas e suas tecnologias (História, geografia, filosofia e sociologia)
- Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, física e biologia)

Domingo (4/11)
Horário: das 13h às 18h30
Conteúdo:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
- Matemática e suas tecnologias