Pesquisa no blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Educação

Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira lei que prevê o abatimento da dívida de instituições de ensino superior por meio da oferta de bolsas integrais do Prouni (Programa Universidade para Todos), destinada a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa.
A medida, incluída em lei que trata de temas variados --como a extensão do RDC (Regime Diferenciado de Contratações para obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),-- recebeu seis vetos, sugeridos pelos ministérios da Educação, Fazenda e Planejamento.
Entre os pontos vetados, está o item que previa um desconto de 60% no valor de multas aplicadas às instituições sem fins lucrativos, decorrente do atraso do pagamento da dívida com o Estado. "O veto (...) garante o mesmo tratamento a todas as instituições participantes do Proies", afirma a justificativa publicada no "Diário Oficial" da União de hoje.
Foi mantido, no entanto, o artigo seguinte, que prevê desconto de 40% nas multas --ou seja, todas as instituições que aderirem à medida poderão ter esse abatimento.
O Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) foi o nome dado ao benefício concedido às instituições de ensino superior. Um dos objetivos da proposta, diz o texto, é "a recuperação dos créditos tributários da União".
As instituições interessadas em aderir ao programa poderão converter até 90% da sua dívida em bolsas do Prouni. Os outros 10% poderão ser parcelados num prazo de 15 anos. Em contrapartida, elas deverão atender alguns requisitos, como a "demonstração periódica da capacidade de autofinanciamento e da melhoria da gestão".

Dicas de aprovados em concursos

Primeiros colocados em concursos públicos dão dicas




Passar em um concurso público tem sido o objetivo de muitos profissionais. A estabilidade e os salários atraentes são algumas das razões que fazem destes processos seletivos uma verdadeira batalha. Se conquistar uma vaga é difícil, alcançar a primeira colocação é mais ainda. Porém, há aqueles que vencem todos os outros candidatos e chegam lá. Será que existe o tal segredo da vitória?

— Geralmente, os que chegam nas primeiras colocações são candidatos experientes. Eles sabem como estudar e buscam formas eficientes de se preparar. Um dos grandes problemas é a pressa. Eles simplesmente param tudo e estudam de forma obsessiva. Terminam ficando desgastados emocionalmente e sacrificam a própria vida. Muitos, inclusive, desistem — afirma Alexandre Maia, psicólogo especializado em concursos.

Felipe Loureiro, de 25 anos, passou em seu primeiro concurso aos 16, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Ele abandonou a vida militar e, quando prestou vestibular para administração, foi bem-sucedido em todas as instituições públicas, optando pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele, que ainda está na faculdade, passou em primeiro lugar no concurso do BNDES, para o cargo de técnico de arquivo. No concurso da Eletronuclear, onde trabalha atualmente, passou em quarto lugar, para a mesma ocupação. Tantos resultados positivos são, segundo Loureiro, graças ao controle emocional e a muita dedicação.

— Concurso é perseverança, não há fórmulas de sucesso. Eu me preparei conciliando faculdade e trabalho, dedicando quatro horas diárias aos estudos, durante a madrugada. Foi bastante cansativo, mas a motivação é estimulante. Conhecer bem a banca examinadora é essencial, por isso sempre estudo baseado em provas anteriores. Além disso, a minha tranquilidade me fez não perder o foco e manter a calma durante as provas — analisa Loureiro, que já está se preparando para concorrer ao cargo de agente da Polícia Federal.

Criar uma rotina de estudo é uma atitude defendida por Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso. Ele destaca a importância de não começar se exigindo muito e ir aumentando a carga de estudo aos poucos:

— O candidato deve construir o hábito de estudo, e esse é um processo gradual. No inicio, ele vai dedicar duas ou três horas por dia, e vai aumentando lentamente. Quando tiver efetivamente conseguido avançar em algumas disciplinas, pode abrir espaço para outras. Não há nada pior do que se propor a estudar muitas horas por dia e acabar não conseguindo cumprir o compromisso e ter um desempenho abaixo do esperado.

Flávia Picanço, que passou em primeiro lugar no primeiro concurso que tentou, para o cargo de técnico no Ministério Público da União (MPU), afirma que reservar alguns momentos para o descanso foi importante na sua trajetória.

— Aproveitei que estava desempregada e tinha tempo para me dedicar bastante, mas em alguns momentos do dia e aos domingos tentava esquecer um pouco os livros e me distrair. Eu fiz um cronograma e dediquei cada etapas do dia (manhã, tarde e noite) para diferentes matérias. Saber me organizar e manter o foco foram essenciais na minha trajetória — afirma a jovem de 30 anos, formada em engenharia, mas que pretende se manter no serviço público e tentará agora o certame da Receita Federal.

A ansiedade pode ser uma adversária dos candidatos no momento do tudo ou nada. Muitos querem estudar até o último momento e podem acabar se prejudicando. Juarez Lopes, diretor do Instituto de Otimização da Mente (IOM), critica o estudo até o último segundo:

— Acredito que quem realmente se preparou deve dedicar o dia anterior ao exame a alguma atividade de lazer. É preciso mudar a rotina, além de procurar dormir cedo. Estudar até a hora da prova pode provocar o tão temido “branco”, quando o candidato esquece de boa parte do que estudou.

Da Agência O Globo

Direito do empregado ao prestar um concurso

Projeto autoriza ausência de empregado que presta concurso




Proposta em tramitação na Câmara concede ao empregado o direto de faltar ao trabalho por até 8 horas a cada período de 30 dias para fazer provas de concurso público. De acordo com o texto, a ausência será concedida em horas consecutivas ou não, sem prejuízo do salário.

O Projeto de Lei 3662/12, de autoria do senador Itamar Franco, morto em 2011, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT-Decreto-Lei 5.452/43).

Hoje, o empregado já pode faltar ao serviço sem prejuízo do salário para prestar vestibular; doar sangue; tirar título eleitoral; em caso de falecimento do cônjuge, pais, filhos ou irmãos; em virtude de casamento e nascimento de filho e pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.


Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo , será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Educação

MEC quer novos critérios para carreira de professores de institutos

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vão formar um grupo de trabalho para formular uma nova proposta de ascensão para a carreira dos professores dos institutos federais. A categoria está em greve há um mês, junto com os professores das universidades federais.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, que se reuniu na tarde desta quarta-feira com os reitores dos institutos federais, os docentes dessas instituições têm um perfil de formação diferenciado. Ao contrário do corpo docente das universidades federais, em que pelo menos dois terços têm doutorado, nos institutos os profissionais têm uma formação mais técnica. Por isso o grupo de trabalho vai definir quais serão os critérios para progressão na carreira que não levem em conta apenas os títulos.

"Uma parcela importante do corpo docente dos institutos tem especialização ou um profundo conhecimento tecnológico não associado à titulação. Essas especificidades precisam ser observadas", disse o ministro. A proposta deverá ser apresentada no prazo de 60 dias.

A reestruturação da carreira é uma das reivindicações dos profissionais em greve. Além disso, a categoria quer a criação de um piso para os professores de R$ 2,4 mil e a promoção imediata de concurso público para acompanhar a expansão da rede federal de educação profissional.

Educação em Campo Redondo

Movimento de Greve

Ato Público em Campo Redondo


Vestibular 2013 da UFRN

Inscrições para Vestibular 2013 da UFRN começam na segunda-feira

 
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), abre na próxima segunda-feira, 23 de julho, o período de inscrições para o Vestibular 2013, que será feito, exclusivamente, via internet. As inscrições continuarão até o dia 27 de agosto.

Para concorrer a uma das 3.015 vagas ofertadas este ano, o candidato necessita de um documento de identificação, conforme o item 14 do edital, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher todos os campos do formulário de inscrição, e enviar, eletronicamente, uma foto no tamanho 3x4 no formato jpeg.

O formulário e o edital do vestibular estão disponíveis no site da COMPERVE, que pode ser acessado através do link www.comperve.ufrn.br, na área do Vestibular 2013.

Após o envio do formulário com foto, o candidato não contemplado pela isenção deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00. Esse pagamento deve ser realizado até o dia 28 de agosto. Os candidatos isentos devem imprimir o comprovante de inscrição.

É importante que o candidato verifique, a partir de 14 de setembro, a validação de sua inscrição. Caso não tenha sido validada, ele deverá entregar, na sede da COMPERVE, no período de 17 a 28 de setembro de 2012, no horário das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, cópia do Comprovante de Pagamento (para o candidato pagante) ou do Comprovante de Inscrição (para o candidato isento), ou ainda enviar via fax (0XX84 3211-9202) ou pelo e-mail comperve@comperve.ufrn.br.

Se o problema constatado for com a foto, o candidato deve encaminhar, eletronicamente, por meio de formulário específico uma nova foto.

As provas serão aplicadas de 25 a 27 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os locais das provas serão divulgados também no site da COMPERVE, dia 7 de novembro.

Este é o ultimo vestibular realizado pela UFRN. A partir de 2014, a Instituição adotará de forma integral o ENEM/SiSU, como forma de acesso aos seus cursos de graduação.

Processo Seletivo para Física no IFRN

Inscrições para Licenciatura em Física vão até domingo (22)

Curso oferece 36 vagas para ingresso em 2012.2 
 
Estão abertas até domingo (22) as inscrições para o processo seletivo destinado ao ingresso no curso de Licenciatura em Física (noturno - 2012.2) do Câmpus Santa Cruz. Estão sendo oferecidas 36 vagas através do Edital 16/2012, que também contempla outros quatro cursos superiores do IFRN. A seleção utilizará como critério exclusivo para classificação dos candidatos as notas obtidas nas edições 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico http://ingresso.ifrn.edu.br/ até as 22h do próximo dia 22 de julho.

Vagas de Estágio nos Correios

Correios RN - 49 vagas abertas no Programa de Estágio 


         Com o objetivo de preencher 49 vagas e formar cadastro de reservas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por meio da Diretoria Regional do Rio Grande do Norte, informou que realizará processo seletivo para Estagiários de nível Superior.Segundo o edital de abertura, são oferecidas vagas em Natal para estudantes dos cursos de Direito, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Ciências Contábeis, Serviço Social, Psicologia e Engenharia da Computação, em Mossoró e Currais Novos para alunos de Administração e em Mossoró para universitários do curso de Ciências Contábeis. 
 
Benefícios:  Os Estagiários receberão a bolsa de R$ 399,95 por mês, além de auxílio transporte de R$ 75,79 mensal, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado a ser usufruído nos últimos 15 dias que antecedem o término do Termo de Compromisso, no caso do estágio ter duração de seis meses.
 
Como se inscrever: Para concorrer, o interessado deverá estar matriculado com frequência efetiva em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas com a ECT, ter obtido média mínima de 6,0 nas disciplinas cursadas no último semestre ou no último ano, ter concluído pelo menos o primeiro ano no sistema anual ou estar cursando o 3º semestre no sistema semestral e para o curso de Direito o estudante deverá ter concluído 50% das disciplinas.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida no período de 23 de julho a 7 de agosto pelo site www.correios.com.br/institucional/concursos/correios e enviada para o e-mail gerec-seco-captacao-rn@correios.com.br ou entregue pessoalmente na rua Padre João Damasceno, nº. 1900, Anexo A, Lagoa Nova, Natal, juntamente com a cópia do histórico escolar, declaração de escolaridade e cópia legível dos documentos que comprovem as atividades extracurriculares.
 Este processo seletivo será composto análise curricular e análise de documentos e terá a validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pronatec 2012

Secretaria de Educação prorroga inscrições do Pronatec até sexta-feira


As inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec 2012.2 foram prorrogadas. Estudantes da rede estadual de ensino, que estejam cursando o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período, podem se inscrever no site www.pronatec.rn.gov.br até a próxima sexta-feira (20). Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Neste segundo semestre estão sendo oferecidas oito mil vagas para cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada, distribuídas em 16 municípios pólos. Os resultados da primeira chamada para esses cursos serão divulgados no dia 23 de julho. Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 1º de agosto para os cursos FIC. Para os cursos tecnológicos, com carga horária superior, as inscrições foram encerradas e as matrículas já estão ocorrendo. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.

Sisu 2012

Matrículas dos aprovados na 2ª chamada do Sisu começam hoje


Os estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm hoje (17) e amanhã (18) para comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados e fazer a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.
A recomendação é que os candidatos entrem em contato com a instituição para saber o local, o horário e os documentos necessários para fazer a matrícula. Os estudantes que não foram aprovados nem na primeira nem na segunda chamada ainda poderão participar de uma lista de espera que será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas remanescentes. Os candidatos deverão manifestar o interesse em participar dessa lista pelo próprio site do Sisu, até quinta-feira (19).

O sistema foi criado para unificar a oferta de vagas em universidades públicas e institutos federais de educação profissional, em substituição aos vestibulares. As vagas são preenchidas de acordo com a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Educação no Brasil

Cerca de 95% dos alunos do Bolsa Família frequentam a escola regularmente


O índice de frequência escolar dos meses de abril e maio deste ano exigido pelo Bolsa Família foi atingido por cerca de 95% dos alunos beneficiados pelo programa. Dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que dos 15,4 milhões de crianças e adolescentes acompanhados, 14,7 milhões cumpriram a frequência mínima exigida pelo governo para o programa de transferência de renda.

Este ano, entre os 14,7 milhões alunos que cumpriram a exigência do Programa Bolsa Família, 86,3% das crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos frequentam a escola regularmente. Em 2010, o índice foi 82,9% e, no ano passado, 85,9%, apresentando um acréscimo de 3,4 pontos percentuais em dois anos.

O Estado com melhor resultado de frequência foi o Pará, com 98,7%, seguido do Acre, de Pernambuco e de Tocantins, que registraram 97,9% de participação dos alunos. Já Sergipe foi o estado que apresentou o pior índice, com 73,5% dos alunos assistindo o mínimo de aulas exigidas. As capitais que se destacaram foram Goiânia (GO) e Boa Vista (RR), com 98%, seguida por Porto Alegre (RS) com 95%.

A frequência escolar mensal mínima para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos deve ser 85% da carga horária e, para os alunos de 16 e 17 anos, 75%. A baixa frequência pode levar ao bloqueio, suspensão e até ao cancelamento do benefício, caso as faltas sejam reincidentes.

No mês de maio, 801 mil crianças e adolescentes não alcançaram os índices exigidos pelo programa. Antes que as famílias desses jovens tenham o benefício bloqueado, é necessário que os gestores do Bolsa Família, da Assistência Social e da Educação nos municípios identifiquem o motivo das faltas e incluam os beneficiários no acompanhamento familiar (conjunto de ações, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, destinadas às famílias com alto grau de vulnerabilidade e risco social que descumprem as exigências do Programa Bolsa Família).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Simulado Cursinho Global

Inscrições para o Simulado do Cursinho Global serão abertas hoje


As inscrições para o V Simulado do Cursinho Global Universidade Mais Pública serão abertas hoje. As provas serão aplicadas entre os dias 29 e 31 de julho.

Os interessados em participar do simulado devem procurar a coordenação do cursinho, que funciona na FACISA, campus de Santa Cruz da UFRN. A inscrição custa R$ 5,00 e qualquer pessoa pode participar.

Os melhores classificados de cada área serão premiados com o pagamento da taxa de inscrição do vestibular, que atualmente custa R$ 110,00. As inscrições seguem até o sábado, dia 21, no horário das 8h às 11h e 14h às 17h na FACISA.


Enade 2012


Instituições começam nesta segunda a inscrever estudantes no Enade 2012

Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 17 de agosto. Prova será realizada no dia 18 de novembro, às 13h.

O prazo para que as instituições de ensino superior inscrevam seus estudantes no Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (Enade) começou nesta segunda-feira (16). Em 2012, o exame será obrigatório para estudantes de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo, além dos que fazem cursos de tecnólogo das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
A inscrição será feita pela internet no site do Enade entre 16 de julho e 17 de agosto e vale inclusive para os alunos que não fizeram Enade em anos anteriores e, portanto, estão em situação irregular. A lista de inscritos será divulgada entre 21 e 31 de agosto, para que as instituições possam fazer as retificações necessárias.
Entre 15 de outubro e 18 de novembro, os estudantes deverão preencher, pela internet, um questionário obrigatório. A prova do Enade será aplicada no dia 18 de novembro, às 13h.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e as avaliações das áreas ocorrem, no máximo, a cada três anos.
 
Mudanças
Nesta edição, a novidade será o aumento no número de universitários que terão que fazer a prova para obter o histórico escolar. Além dos estudantes que esperam se formar até o fim do ano, também participarão os alunos que terminarão o curso até julho de 2013.

De acordo com a portaria, estão convocados para o exame "aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições".

A inclusão de estudantes de mais um semestre no Enade foi anunciada na quarta-feira (14) pelo ministro Aloizio Mercadante, em audiência na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a medida tem como objetivo evitar que instituições tentem fraudar o exame selecionando apenas os melhores alunos para que obtenha uma nota alta na avaliação.

Greve no Ensino Superior

Sindicato sugere que professores em greve rejeitem proposta do governo

Assembleias nas instituições federais acontecem até a sexta-feira (20). Indicação do Andes é recusar a proposta e 'radicalizar' a greve.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) recomendou que os professores das instituições federais de ensino rejeitem a proposta feita pelo governo federal na última sexta-feira (13) de criar um novo plano de carreira para a categoria. As universidades e instituitos iniciam nesta segunda-feira (16) a realização de assembleias para avaliar a proposta.

Em documento publicado na noite de domingo (15), o Andes enviou encaminhamento aos sindicatos das instituições para que recusem a proposta, mantenham a greve e intensifiquem a mobilização local dos professores, além de "radicalizar as ações da greve, ampliando a paralisação das atividades e desmascarando a proposta do governo" (veja tabela abaixo). Os sindicatos locais deverão enviar o resultado das assembleias ao Andes até as 19h de sexta-feira (20).

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento confirmou que o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, tem uma reunião agendada com o sindicato às 14h da próxima segunda-feira (23).

Segundo Marina Barbosa, primeira-secretária do Andes, as assembleias serão feitas em cada universidade e cada instituto com professores em greve. De acordo com o último levantamento do Andes e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o movimento conta com a adesão, total ou parcial, de professores de 56 das 59 universidades federais e 34 dos 38 institutos, além dos dois Centros de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Federal Pedro II. Servidores das universidades e institutos federais também estão paralisados desde 11 de junho.

"Cada instituição vai tomar a decisão a partir da análise técnica da proposta. O Comando Nacional de Greve analisou item a item a proposta do governo", afirmou Marina. O indicativo do sindicato nacional é de manter a greve e não aceitar a proposta do governo, segundo Marina. "Ela não se aproxima da nossa proposta, mantém os retrocessos e aprofunda e cristaliza toda a dinâmica dos últimos anos", explicou a primeira-secretária.

Concurso da Aeronáutica

Aeronáutica abre 160 vagas para oficiais temporários

 A Aeronáutica divulgou edital de concurso para 160 vagas para o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT). Todos os cargos são de nível superior. O valor do salário não foi divulgado. Os aprovados farão estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte. 
 As vagas de nível superior são para as especialidades de administração, análise de sistemas, serviço social, ciências contábeis, economia, estatística, jornalismo, psicologia educacional, psicologia clínica, psicologia organizacional e do trabalho, relações públicas e serviços jurídicos.

As vagas são para as cidades de São Luís- Alcântara (MA), Rio de Janeiro, Guaratinguetá (SP), Pirassununga (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Curitiba, São José dos Pinhais (PR), Brasília, Gam (DF), Manaus, Guarulhos (SP), Belém, Fortaleza, Natal-Parnamirim (RN), Recife-Jaboatão dos Guararapes (PE), Belo Horizonte, Lagoa Santa (MG), Barbacena (MG), Campo Grande, Canoas (RS), Porto Alegre, Florianópolis, Santa Maria (RS) e Boa Vista.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 31 de julho e 5 de setembro pelo site www.ciaar.com.br. A taxa é de R$ 120.

O Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica (EAOT) é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte e tem a duração aproximada de 13 semanas. O início do estágio está previsto para 3 de junho de 2013. Para realizar a matrícula, os candidatos não devem completar 44 anos ou mais até 31 de dezembro de 2013. Se aprovado, o estagiário será nomeado segundo-tenente e designado para servir na organização militar da localidade escolhida no ato da inscrição.

O processo seletivo é constituído de exame de escolaridade e conhecimentos especializados, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no estágio.

A prova escrita terá questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), conhecimentos especializados e redação. A prova de redação será aplicada apenas para as especialidades de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda e serviços jurídicos.

A prova será aplicada no dia 28 de outubro nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Manaus.

Marinha abre vagas para Fuzileiro Naval

Marinha abre concurso para 1.620 vagas de fuzileiro naval

Remuneração durante o curso é de R$ 622.
É preciso ter nível fundamental completo.

Treinamento da Marinha O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha abriu concurso público para 1.620 vagas para o curso de formação de soldados fuzileiros navais para as turmas I e II de 2013. É preciso ter nível fundamental completo. A bolsa durante o curso é de R$ 622. Após conclusão do curso, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval, com remuneração inicial de aproximadamente R$ 1,2 mil.

Podem participar homens com idade entre 18 anos e máxima de 21 anos referenciados em 1º de janeiro de 2013, com altura entre 1,54 m e 2 m.
Aqueles que forem aprovados no concurso serão matriculados na condição de recruta fuzileiro naval. O curso tem duração de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, localizado no Rio de Janeiro ou, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura. Durante os estudos, receberão R$ 622 como ajuda de custo para despesas pessoais.
O curso terá início com o período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como fuzileiro naval.

Após o período de aprendizagem, o aluno será nomeado soldado fuzileiro naval, com remuneração inicial de R$ 1,2 mil.
Depois do curso, os aprovados poderão ser distribuídos para as cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Brasília, Ladário (MS), Belém, Manaus, Salvador, São Paulo ou Natal.
As inscrições  devem ser feitas pelo  endereço eletrônico www.mar.mil.br/cgcfn, no link " Concursos", de 23 de julho a 16 de agosto. A taxa é de R$ 20. Os candidatos deverão optar pela Turma I ou Turma II / 2013.
Os candidatos passarão por exame de escolaridade, verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.
O exame de escolaridade seria realizado no dia 25 de setembro.

Inscrições abertas para o Concurso da Receita Federal

Concurso da Receita Federal inicia período de inscrições nesta segunda

Está aberto a partir desta segunda-feira (16) o período de inscrições dos concursos promovidos pela Receita Federal, são oferecidas ao todo 950 oportunidades de nível superior. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é empresa escolhida para organizar os certames.

Para o cargo de analista tributário, que exige nível superior, são oferecidas 750 oportunidades, destas 700 são destinadas à área geral e 50 para área de informática. Nestes casos o salário oferecido é de R$ 7.996,07. Os candidatos passarão por provas objetivas no dia 16 de setembro, além de provas discursivas e sindicância de vida pregressa.

Já para o posto de auditor-fiscal, são ofertadas 200 chances para qualquer área de formação superior, com salários de R$ 13,6 mil. As provas objetivas e discursivas serão realizadas nos dias 15 e 16 de setembro. Haverá também sindicância de vida pregressa.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, até 27 de julho, para analistas e até 29 do mesmo mês para o cargo de auditor-fiscal. As taxas de participação vão de R$ 100 a R$ 130.

De acordo com o edital de abertura, os candidatos aprovados serão lotados nas unidades centrais da secretaria da Receita Federal, em Brasília/DF, ou nas unidades descentralizadas. Os concursos têm validade de 6 meses e podem ser prorrogados pelo mesmo período.

Concurso TRF-5

Inscrições para concurso do TRF vão até esta sexta


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região abriu inscrições para concurso de nível médio e superior. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço www.concursosfcc.com.br, no período de que começou na última quarta-feira (4), e encerra às 14h do dia 20 de julho. As vagas são para Analista judiciário na área judiciária e administrativa (com remuneração de R$ 6.551,52) e para técnico judiciário na área administrativa (com remuneração de R$ 3.993,09), com 40h semanais. As vagas deverão ser distribuídas no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e nas Seções Judiciárias dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.

O candidato também poderá optar, no ato da inscrição, por vaga na Sede do TRF da 5ª Região, mediante indicação do Código de Opção do Cargo/Área/Especialidade/Estado de Classificação (Sede do TRF 5ª -PE). O candidato que optar por vaga nos Estados respectivos das Seções Jurisdicionadas da 5ª Região deverá indicar o código de opção de Cargo/Área/Especialidade/Estado de Classificação e poderá ser lotado na Capital ou Municípios onde existam ou venham a existir Varas Federais.
 
O candidato ao optar pelo Estado de Classificação estará optando, automaticamente, a realizar provas na respectiva
Capital e concorrerá exclusivamente às vagas que vierem a vagar ou forem criadas naquele Estado.
 
  Confira o edital completo Aqui.