Pesquisa no blog

sábado, 10 de agosto de 2013

Sisutec

Inscrições para o Sisutec terminam segunda; tire dúvidas sobre o sistema


Site do Sisutec, que seleciona alunos para cursos técnicos em todo o Brasil (Foto: Reprodução/MEC) O Ministério da Educação recebe até as 23h59 da segunda-feira (12) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). No total, 239.792 vagas em cursos técnicos foram oferecidas pelo sistema, que vai usar a nota da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos.
Para tirar dúvidas sobre o novo sistema do ministério, lançado neste mês, o G1 ouviu o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira. Leia abaixo as perguntas e respostas sobre o Sisutec:
 
Qual é a diferença entre o Sisu e o Sisutec?
Apesar de usar uma plataforma igual à do Sistema de Seleção Unificada, o Sisutec oferece vagas em cursos diferentes. Enquanto no Sisu as vagas são para cursos de bacharelado e licenciatura e cursos técnicos de nível superior, no Sisutec os cursos são todos técnicos e de nível médico, com entre 800 e 1.200 horas de duração, segundo Oliveira.
Que tipos de curso técnico são oferecidos pelo Sisutec?
Há três tipos de curso técnico de nível médio: o integrado, que o estudante de ensino médio faz junto com o currículo regular, o concomitante, feito no contraturno do ensino regular, e o subsequente, destinado a pessoas que já terminaram o ensino médio. No Sisutec, só são oferecidas vagas para os cursos do tipo subsequente.
 
Quais são os requisitos para participar do Sisutec?
De acordo com o secretário, para participar desta edição do Sisutec é preciso ter o ensino médio completo e ter feito o Enem de 2012. A nota da redação do Enem não pode ter sido zero. Dependendo da instituição e do curso, é possível que haja mais requisitos específicos, como nota mínima em uma ou mais provas objetivas do Enem.
 
Quem fez o Enem em outros anos, mas não em 2012, pode participar desta edição?
Não, para a edição do Sisutec atualmente com inscrições abertas, não é possível usar a nota de edições do Enem anteriores a 2012.
Cronograma do Sisutec:

12/08: fim das inscrições
14/08: primeira chamada
15 e 16/08: matrícula
19/08: segunda chamada
20/08: matrícula
 
Como é o processo de seleção?
Cada candidato, no ato da inscrição, pode escolher até duas opções de curso. Os candidatos serão escolhidos de acordo com a ordem decrescente de sua nota no Enem, segundo as regras de reserva de vagas. O resultado da primeira chamada será divulgado na quarta-feira (14), e a matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20.
 
O que será feito com as vagas remanescentes do Sisutec?
Após o período de matrículas da segunda chamada, as vagas que anda estiverem em aberto serão oferecidas pelo site do Pronatec e preenchidas sem o processo seletivo baseado na nota do Enem.
 
Como funciona o sistema de cotas?
A seleção adotará cotas de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada no ensino médio: 85% de todas as vagas oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. Além disso, 50% de todas as vagas oferecidas nas instituições federais de ensino também serão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede particular.
As cotas raciais do Sisutec estão atreladas à rede de ensino onde o candidato terminou o ensino médio, segundo o edital. Nas instituições federais, nas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas, será reservado uma quantidade correspondente à porcentagem dessa população no estado onde a vaga é oferecida, segundo o Censo mais recente. Há dois tipos de cotas raciais: uma é específica para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular, desde que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A outra exige que os estudantes interessados na cota racial tenham cursado a rede pública ou tenham tido bolsa integral na rede privada, mas não atrela a participação à renda familiar.
As demais vagas que não se encaixarem nas quatro categorias de cotas serão de ampla concorrência.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Lista de Aprovados

Veja os aprovados para o curso de Física 2013.2 no campus de Santa Cruz do IFRN

A Coordenação de Acesso Discente do IFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, divulgou na nesta quinta-feira (1), a lista de aprovados para os cursos superiores de Graduação. As vagas foram preenchidas com base na nota do Enem e são destinadas ao semestre letivo 2013.2 do Instituto.

A Coordenação informa que os candidatos aprovados para uma das vagas reservadas para os estudantes com renda familiar bruta inferior ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita, devem conferir o resultado nas listas de aprovados diferenciadas L1 e L2. Eles também devem apresentar a documentação comprobatória de que tratam os incisos de I a V do Edital 22/2013 no período de 07 a 09 de agosto de 2013, nos horários estabelecidos no Anexo I do Edital. Os candidatos devem levar em consideração o seu perfil sócio-econômico a que se ajusta e o câmpus do IFRN para o qual se inscreveu. O resultado do parecer sócio-econômico será divulgado no dia 27/08/2013.

Para os candidatos selecionados para o período 2013.2, as matrículas estão previstas para os dias 09 e 10 de setembro, nos campus de origem. Confira as listas dos aprovados para o cmapus de Santa Cruz:

Lista 1 - Resultado Graduação ENEM_ 2013.2 - Lista L1- Renda menor-igual 1,5SM
ifrn_graduacao2013.1_1
Lista 2 - Resultado Graduação ENEM_2013.2 - Lista L2 - Renda menor-igual 1,5SM
ifrn_graduacao2013.1_2
Lista 3 - Resultado Graduação ENEM_2013.2 - Lista L3 - Qualquer renda
ifrn_graduacao2013.1_3
Lista 4 - Resultado Graduação ENEM 2013.2 - Lista L4 - Qualquer renda
ifrn_graduacao2013.1_4
Resultado Graduação ENEM_2013.2 - Lista Ampla Concorrência
ifrn_graduacao2013.1_5