Pesquisa no blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

Nomeação

UFRN nomeia 11 professores efetivos aprovados em concurso público

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), nomeou onze novos candidatos aprovados em concurso público, destinados ao cargo de professor efetivo na Instituição. A nomeação foi feita nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU).

Foram nomeados, no total, onze candidatos, sendo dois para professor de 3º Grau da Classe Assistente, e os outros noves, para professor de 3º Grau da Classe Adjunto. Os habilitados, que terão um prazo de 30 dias para tomar posse, devem ainda atender a condições institucionais e legais, como a apresentação dos documentos listados no edital e a aprovação na inspeção pela Perícia Médica da UFRN.

Os candidatos deverão entregar exames com tipo sangüíneo + Fator RH; VDRL; glicemia de Jejum; atestado médico de sanidade mental; exame oftalmológico completo; hemograma completo com contagem de plaquetas; dosagem de TGO e TGP; GAMA GT; e Ureia e creatinina sanguínea.

Devem também ser apresentados à Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) uma foto 3x4 recente; carteira de identidade; cadastro de pessoas físicas (CPF); título de eleitor e certidão de quitação eleitoral; certificado de reservista, para o sexo masculino; certificado de escolaridade; certidão de nascimento ou casamento; cartão de inscrição PIS/PASEP; registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício profissional; declaração de bens e valores; declaração de acumulação de cargos.

A entrada do servidor em exercício efetivo ocorrerá em até 15 dias após a posse. Para mais informações, o contato deve ser feito com a PROGESP, pelo número: 3215-3271 ou 3215-3293. O edital está disponível na seção concursos, na página www.progesp.ufrn.br. 

Oportunidade

Caixa Econômica Federal oferece oportunidade para menor aprendiz em Santa Cruz

A agência da Caixa Econômica Federal de Santa Cruz está oferecendo oportunidade para estágio através do programa Menor Aprendiz.

Os candidatos devem ter idade entre 14 anos e 06 meses completos e 16 anos incompletos; estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente no EJA; ter acesso a internet; ter carteira de trabalho não assinada e renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio.

Os estudantes interessados na vaga deverão encaminhar o currículo até quarta-feira, dia 23 para o endereço eletrônico: pedro_varela@cieesp.org.br com o título (assunto) do e-mail: Vaga CEF Santa Cruz.

Curso de Graduação

Santa Cruz recebe graduação de Educação Física

Através de parcerias, a SAPIENS e FACNORTE estarão oferecendo a Graduação para Educação Física.
As inscrições estão abertas com Sônia da DIRED, juntamente com as inscrições para Mestrado em Educação Brasileira.

Vestibular acontecerá em 03 de março de 2013.
Mais informações através do contato: 9908-6822.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Matrículas

Matrículas da rede estadual terminam nesta sexta-feira (18)

Termina nesta sexta-feira (18), o período de matrículas para os alunos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. Em Natal, o processo se dá exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. No interior, a matrícula é presencial e os pais precisam se dirigir à secretaria da escola para garantir a vaga.

Em 2013, a entrada em operação do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc, acabou com as filas nas portas das escolas de Natal e provocou novos hábitos na comunidade escolar. Como a matrícula para os novos alunos pode ser feita de qualquer computador conectado à internet, os pais que ainda não tem intimidade com a máquina, encontram nos laboratórios das escolas o auxílio que eles precisam.

Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, o sistema tem funcionado plenamente, embora esteja em fase experimental. "Até pela experiência na UFRN, tudo está ocorrendo dentro do esperado. A forma como as matrículas estão acontecendo na capital tem agradado a todos e a nossa intenção é que o SIGEduc seja implantado em todo o Estado até o início do ano que vem", ressaltou a secretária.

Betania Ramalho lembra ainda que mesmo após o fim do período oficial de matrículas, quem perder o prazo poderá procurar as escolas em busca de uma vaga. "A abertura da vaga para o aluno que não se matricular até essa sexta-feira vai depender da capacidade da escola que ele escolheu. No entanto, esse estudante será atendido, mesmo que em outra escola. O importante é que todos sejam matriculados, pois a nossa meta é nenhum aluno fora da escola"

Para os que tiverem alguma dúvida na hora de acessar o sistema, existe uma Central de Matrícula, na Secretaria de Estado da Educação, com número de telefone disponível para esclarecimentos: 3232-1443. Segundo a coordenadora do SIGEduc, Ana Paula Oliveira, alguns pais buscam orientação na hora de selecionar as escolas de sua preferência, pois há algumas especificidades.

Cadastramento UFRN 2013

Cadastramento para aprovados na UFRN começa nesta sexta

Os alunos aprovados no Vestibular 2013 e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) poderão fazer seu cadastramento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. No ato do cadastramento, os alunos também farão matrícula nas disciplinas curriculares de seus cursos.

Para os estudantes que fizeram as provas do processo seletivo em Natal ou Macaíba, o cadastramento e a matrícula serão efetuados no Ginásio de Esporte do Campus Universitário, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram fazer as provas em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula devem ser feitos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos respectivos municípios.

O pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, explicou que no ato do cadastramento também será feita a matrícula dos aprovados. “O sistema vai matricular o candidato em todas as disciplinas do semestre no seu curso automaticamente e depois o aluno poderá escolher quais disciplinas irá cursar, como os estudantes veteranos”, disse.

Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

De acordo com o Calendário Universitário 2013, o início das aulas do primeiro semestre da UFRN será no dia 4 de fevereiro. “Para o segundo semestre, as vagas serão preenchidas em junho, com a segunda edição do SiSU”, explicou Adelardo Dantas de Medeiros.

As informações detalhadas sobre os dias de cadastramento de cada curso podem ser obtidas nos editais dos processos seletivos. O edital do Vestibular 2013 está disponível na página do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE): www.comperve.ufrn.br, na seção “editais e manuais”. O certame do SiSU está, em “editais abertos”, no site da PROGRAD: www.prograd.ufrn.br.

Convocação

Governo - PB convoca aprovados no Concurso Público nº. 01/2012/SEAD/SEE

Governo - PB convoca aprovados no Concurso Público nº. 01/2012/SEAD/SEE
A Secretaria de Estado da Administração da Paraíba, torna público o presente Edital de convocação para os candidatos aprovados e classificados no Concurso Público para provimento do cargo de Técnico Administrativo, homologado através da Portaria nº 032/GS/SEAD, publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 17 de janeiro de 2013, cujas nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado.

Os convocados deverão comparecer inicialmente na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, e posteriormente no Centro Administrativo Estadual, situado na Avenida João da Mata, s/nº., Jaguaribe, João Pessoa-PB, no prazo de até 30 dias a partir da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado munidos da documentação exigida para investidura no cargo, nos termos do Edital nº 01/2012/SEAD/SEE do referido Concurso.

Mais informações no endereço eletrônico Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Processo Seletivo

IFRN abre duas vagas docentes no campus Apodi

IFRN abre duas vagas docentes no campus Apodi
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) informa que a partir da próxima segunda-feira, 21, receberá inscrições para o processo seletivo 001/2013. O objetivo é a contratação de dois Professores Substitutos junto ao campus Apodi.

Segundo consta em edital já publicado, os profissionais serão designados a atuar com as disciplinas de inglês e agronomia em jornadas de 40h semanais, com direito a remuneração de R$ 2.215,54.

Para concorrer os interessados deverão se inscrever de 21 a 30 de janeiro, com limite das 20h no último dia, pelo site professorsubstituto.ifrn.edu.br, sob taxa de R$ 55,00.
Haverá, para todos os participantes, prova de desempenho e prova de títulos.


Fonte: www.in.gov.br.

Prouni 2013


Estão abertas as inscrições para o Prouni do 1° semestre de 2013

As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2013 já podem ser realizadas pelo site www.siteprouni.mec.gov.br. O cadastro pode ser feito até as 23h59 da próxima segunda-feira (21).
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o sistema oferece 162.329 bolsas: são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais (50% da mensalidade) - confira a oferta por instituição, curso ou município aqui.  
Para concorrer às bolsas de estudo, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, alcançado o mínimo de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Para o cadastro, o aluno deve informar o número de inscrição e senha do Enem 2012 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
 
Segundo o MEC, todas as instituições participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. Haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência e também para os autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. O sistema irá considerar válida a última inscrição confirmada. Uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição, o sistema mostrará a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) para cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prêmios da Educação

Conheça os principais prêmios em educação do Brasil



As premiações são voltadas a alunos, professores e gestores de todo o país.
Disseminar e valorizar boas práticas educacionais, além de mobilizar alunos, professores e gestores para a construção coletiva de experiências pedagógicas inovadoras. Esse é o objetivo da maioria das premiações na área. Se você participa de um projeto interessante na sua escola e não vê a hora de inscrevê-lo ou se só quer saber mais sobre o assunto, confira a seleção de concursos e olimpíadas nacionais, divididos por público-alvo, feita pelo movimento Todos Pela Educação. Acompanhe o cronograma de inscrições nos respectivos sites e boa sorte!

Educadores
Professores do Brasil
Criado pelo do Ministério da Educação (MEC) e por instituições parceiras, o concurso busca reconhecer a contribuição dos docentes da rede pública para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Dessa forma, seleciona as melhores e mais criativas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores que tenham êxito no enfrentamento de situações-problema. O objetivo é resgatar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações.
Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
A premiação visa identificar e valorizar os profissionais da educação que adotam boas práticas em sala de aula. A cada edição, mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos inscrevem seus trabalhos, em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão analisa os trabalhos e escolhe dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10.
Prêmio Viva Leitura
Trata-se de uma parceria do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para estimular experiências que promovam a leitura no País. O Viva Leitura integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pretende colaborar para democratizar o acesso à literatura, promover a formação cidadã e apoiar a criação e a produção literária.
Prêmio Arte na Escola Cidadã
Com o intuito de evidenciar experiências educativas de qualidade no ensino da arte, são premiadas boas práticas de professores da disciplina no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, organização social que incentiva e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de docentes da Educação Básica.
Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
São reconhecidos projetos educacionais que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino em qualquer região do Brasil. A ideia é estimular o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que melhorem o desempenho escolar dos estudantes.
Gestores
Prêmio Gestão Escolar
O concurso seleciona experiências bem-sucedidas na gestão de escolas públicas brasileiras e podem participar instituições de ensino de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil. Os comitês estaduais avaliam as escolas inscritas e escolhem as representantes de cada estado, em seguida são escolhidas seis que irão concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.
Prêmio Escola Voluntária
A premiação busca divulgar e incentivar instituições de ensino responsáveis por projetos que estimulem o trabalho voluntário entre os alunos. Para concorrer, o voluntariado deve ser realizado em uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.
ONG
Prêmio Itaú Unicef
A iniciativa reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a Educação integral de alunos brasileiros, em articulação com as políticas públicas de ensino e assistência social. Podem se inscritos projetos socioeducativos, de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, planejados e executados por organizações não governamentais e sem fins lucrativos, constituídas e com sede no território nacional. Trata-se de uma ação da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que acontece a cada dois anos
Alunos
Prêmio Ciências no Ensino Médio
São premiados trabalhos de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento executados por alunos do Ensino Médio da rede pública, sob a supervisão de professores e gestores. Dessa forma, procura incentivar o desenvolvimento da formação científica dos jovens, por meio de projetos escolares inovadores.
Olimpíadas
De Física e Matemática a História e Biologia, o Brasil conta com Olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento,voltadas à participação de estudantes. Conheça as principais delas:

Ensino Superior




Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies


A reestruturação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ampliou as possibilidades para os estudantes que saem do ensino médio entrarem em uma faculdade ou universidade. Muitas instituições de ensino passaram a adotar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - que utiliza as notas do Enem - como forma de seleção parcial ou integral, o que fez aumentar a procura e as notas dos participantes: no Sisu deste ano, mais de 1,9 milhão de candidatos concorreram a 129 mil vagas.

Quem não conseguiu nota suficiente para entrar na universidade pelo Sisu, pode ainda recorrer a outras duas formas alternativas aos vestibulares tradicionais: o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Entenda a diferença entre estas três formas de seleção.

 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. A primeira chamada do Sisu 2013 já foi divulgada.

 

 

 Prouni

O Programa Universidade para Todos oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais - quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso - em faculdades ou universidades particulares. O Prouni também seleciona os candidatos com base na pontuação obtida pelo Enem: é necessário ter feito mais de 450 pontos na prova, e não ter tirado nota zero na redação.

Para participar, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma instituição de ensino particular como bolsista. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

 

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa, também do Ministério da Educação, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nas avaliações do MEC.

Desde 2010, o Fies passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo SisFies (Sistema Informatizado do Fies), disponível para acesso no site do próprio Fies. Os estudantes que fazem sua graduação pelo Fies passam por três períodos até quitarem seus financiamento:
- Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
- Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
- Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Ou seja, se o curso feito teve a duração de quatro anos, ele terá 13 anos para quitar o saldo.
O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) no Prouni pode custear a outra parte por meio do Fies sem necessidade de apresentar fiador.