Pesquisa no blog

sábado, 1 de dezembro de 2012

Autorização para Nomeações

Planejamento autoriza nomeações no INSS e na Fiocruz

No INSS são 125 vagas de perito médico e 500 de técnico. Na Fiocruz são 131 vagas para pesquisador e tecnologista.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a nomeação de 625 candidatos aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação está na Portaria n° 579, publicada nesta sexta-feira (30) no "Diário Oficial da Uniçao". São 125 vagas de perito médico previdenciário e 500 de técnico do seguro social.
Os candidatos serão nomeados a partir de dezembro de 2012. As condições para o provimento são a existência de vagas na data da nomeação e a adequação orçamentária e financeira da despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, com demonstração da origem dos recursos a serem utilizados.
Até outubro deste ano, o concurso preencheu 1.875 vagas – 375 cargos de perito médico previdenciário e 1.500 cargos de técnico do seguro social.

Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram autorizadas 131 nomeações do Plano de Carreiras e Cargos de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública, referente aos concursos públicos autorizados pelas Portarias MP nº 64, de 18 de fevereiro de 2010, e MP nº 342, de 22 de julho de 2010.

São 91 vagas para pesquisador em saúde pública e 40 para tecnologista em saúde pública. O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir do mês de dezembro de 2012.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Curso Superior de Qualidade

Veja como escolher um curso superior de qualidade

Escolher um curso superior é uma tarefa difícil. Além da dúvida sobre qual carreira seguir, muitos futuros universitários têm dificuldade em saber se o curso ou instituição escolhidos são de qualidade.
Cursos mal avaliados são com frequência desativados ou têm vagas cortadas pelo MEC (Ministério da Educação). Dependendo das complicações, as instituições são descredenciadas por causa dos resultados insatisfatórios nas avaliações.
Por isso, é importante checar algumas informações para evitar dores de cabeça no futuro. Confira alguns critérios para avaliar a qualidade dos cursos e garanta uma escolha segura.

1. Verifique se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação

Para começar a funcionar, um curso precisa antes ser autorizado pelo Ministério da Educação. Pelo sistema e-MEC  você pode conferir a situação do curso em que pretende se matricular. Se ele não for autorizado estará funcionando de forma irregular.

2. Saiba se o curso já foi reconhecido

Um curso é autorizado pelo MEC, mas só quando a primeira turma completa 50% do currículo ele poderá ser ou não reconhecido. Se os parâmetros de qualidade não forem cumpridos, o curso fica sem o reconhecimento e não pode expedir diplomas para os alunos. Por isso, ao ingressar em um curso recém-criado que ainda não recebeu o reconhecimento, o aluno está assumindo um risco. Para saber se o curso já está reconhecido, acesse o e-MEC.

3. Conheça os indicadores de qualidade

Depois de checar se o curso é autorizado e reconhecido pelo ministério, o próximo passo é conferir os indicadores de qualidade. O MEC possui vários deles, sendo os principais  o IGC e o CPC. Eles procuram determinar qual é a qualidade do ensino a partir de avaliação do desempenho dos estudantes, formação do corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. As notas vão de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados considerados ruins, 3 satisfatório e 4 e 5 bons. A nota de cada curso ou instituição pode ser consultada no e-MEC.

4. Visite as instalações, converse com os alunos

Depois de pesquisar a qualidade do curso a partir dos indicadores do MEC, outra dica importante é visitar a instituição para conhecer as instalações e ver de perto o seu funcionamento. Vale conversar com os alunos que já estudam lá para descobrir qual é a impressão deles sobre o ensino.

5. Cursos a distância

Os cursos a distância também passam pelo mesmo processo de avaliação que os presenciais. Mas, no caso deles, vale um cuidado especial: confira quais são as condições de infraestrutura e de pessoal dos pólos presenciais. Esses espaços servirão de apoio  ao aluno e são essenciais para garantir a qualidade do aprendizado a distância.

Glossário

O que é um curso autorizado ?

Antes de um curso começar a funcionar ele precisa de autorização do MEC. Para isso, o ministério vai avaliar o projeto pedagógico, a composição do corpo docente e as instalações físicas da instituição. Apenas universidades e centros universitários têm autonomia para abrir um curso sem precisar de uma autorização prévia do MEC (com exceção dos cursos de medicina, psicologia, odontologia e direito).

O que é um curso reconhecido?

Depois que a  primeira turma de um curso completa 50% do currículo, ele passa por uma nova avaliação e poderá ser ou não reconhecido pelo MEC. Para isso o ministério confere se foi cumprido o projeto apresentado no pedido de autorização. Se os parâmetros de qualidade não forem cumpridos, o curso fica sem o reconhecimento e não pode expedir diplomas.

O que é IGC?

O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido por uma universidade, centro universitário ou faculdade. Ele varia de 1 a 5. Para o cálculo do IGC é levado em conta a qualidade de todos os cursos oferecido pela instituição. Os valores 1 e 2 considerados baixos, 3 satisfatório e 4 e 5 bons.

O que é CPC?

O CPC (Conceito Preliminar do Curso) é a “nota” do curso propriamente. O principal componente deste indicador é o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional dos Estudantes). Também é levado em consideração fatores como a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura. Assim como o IGC ele varia de 1 a 5, sendo os valores 1 e 2 considerados baixos, 3 satisfatório e 4 e 5 bons.

Educação: Percentual do PIB

Em 2011, governo investiu 5,3% do PIB em educação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira que o governo federal investiu 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação em 2011, representando um total de R$ 219,5 bilhões. O dado foi divulgado durante audiência pública no Senado para debater o PNE (Plano Nacional de Educação).

O valor significa um aumento de 0,2 ponto percentual em relação a 2010 e corresponde a recursos federais, estaduais e municipais destinados a ações como construção e manutenção dos estabelecimentos de ensino, remuneração dos profissionais, recursos para assistência estudantil, alimentação, transporte, material didático e formação de professores.

Se levados em contas outros gastos no setor, considerados investimentos pelo governo - como o pagamento de bolsas de estudos, financiamento estudantil, transferências para entidades privadas, como o Sistema "S" - o montante sobe para 6,1% do PIB.

Durante a audiência pública, Mercadante criticou o texto do PNE aprovado pela Câmara, que obriga o governo a aplicar 10% do PIB no setor até 2022 sem apontar uma nova fonte de recursos. "Acho ótimo que a gente possa criar esse compromisso, mas não vejo viabilidade nisso. O Congresso tem que dizer de onde vai tirar e não só dizer onde nós vamos chegar sem dizer como nós vamos chegar", disse.

Para o ministro, uma solução "radical", porém "realista", seria destinar todos os recursos provenientes dos royalties da exploração do petróleo. "A posição do MEC é o defendido pela presidente da República, que a gente vincule 100% dos royalties do petróleo nas três esferas, federal, estadual e municipal", afirmou.

Crise

Falta de recursos na educação suspende aulas e ameaça ano letivo de 40 mil alunos em Natal

A crise enfrentada pela prefeitura de Natal está ameaçando o ano letivo de 40 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal. Nesta sexta-feira (30), as aulas serão suspensas em todas escolas por conta da paralisação dos funcionários terceirizados, que não recebem salários há três meses.
A decisão foi tomada em reunião na última terça-feira (27) pelo Conselho Municipal de Educação de Natal. Com três meses de salários atrasados, os terceirizados decidiram paralisar as atividades, sem previsão de retorno. A suspensão das aulas afeta não só os 40 mil alunos do ensino fundamental (que podem perder o ano letivo), mas também 11 mil da educação infantil e 4,8 mil alunos que estudam em escolas conveniadas.
“Nós temos 494 professores substitutos e centenas de pessoas que trabalham no apoio, ou seja, na cozinha, na limpeza, por exemplo. Sem esses terceirizados, as escolas não têm como funcionar”, disse o secretário de Educação de Natal, José Walter Fonseca.
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte, Fátima Cardoso, além do pessoal de apoio, há falta também de merenda escolar e gás de cozinha, além de outros itens. Uma ação foi ingressa na Justiça pelo MP (Ministério Público Estadual) para pedir o bloqueio de recursos da prefeitura a fim de garantir a continuidade das aulas. O caso ainda está em análise na Vara da Infância e Adolescência.
Por conta da paralisação, o ano letivo dos alunos --que já estava atrasado por conta da greve dos professores no início do ano-- pode ser perdido pelo não-cumprimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) --que prevê que nenhuma escola do ensino fundamental deve ter no mínimo 200 dias de aula. Atualmente, algumas escolas ainda estão começando o bimestre final, com previsão de término das aulas em janeiro. Atualmente, há escolas de Natal que estão com somente 170 dias-aula.
Por conta da situação, o secretário de Educação de Natal não esconde o temor de ver os alunos perdendo o ano letivo. “Conhecendo hoje a situação financeira da prefeitura, claro que temo. Precisamos de atitudes firmes, pois a situação é grave. Mas espero que não aconteça isso. Estou mais esperançoso do que temeroso. Quando há boa vontade, as coisas podem se resolver, e perceba essa boa vontade de todos os lados”, disse José Walter Fonseca.

Déficit

Segundo o secretário, o problema acontece porque há quase dois anos a prefeitura não repassa os valores necessários para manutenção da educação, os chamados decênios.
“A receita de educação deve corresponder a 30% da receita líquida do município, como prevê lei municipal. Os recursos federais são transferidos direto para a secretaria, mas os recursos municipais, que deveriam ser repassados pela Secretaria de Planejamento a cada 1º, 10º e 20º dias útil não tem sido repassado na totalidade. Não sei precisar o déficit, mas posso dizer que nos últimos 20 meses não tivemos transferências normalizadas”, afirmou .
Fonseca ainda afirmou que espera que a situação seja resolvida ainda nesta sexta-feira à tarde, quando se reunirá com o prefeito em exercício Paulinho Freire (PP). “Sei que a situação é complicada pelo déficit financeiro que educação passa. O valor acumulando é alto, mas o prefeito ficou de dar uma posição após a viagem que está fazendo (para assistir ao sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no Rio), para tentarmos uma solução que venha a abortar essa paralisação. Espero que segunda-feira (3) possamos voltar à normalidade.”

Afastamento

A prefeitura de Natal passa por problemas de ordem administrativa. Acusada de participação em um esquema de desvio de recursos na área da saúde, a prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), está afastada do poder desde o dia 31 de outubro.
Além do afastamento, a prefeita tem a avaliação de popularidade mais baixa entre todos os prefeitos de capitais brasileiras, com 92% de rejeição. Por conta disso, sequer tentou se candidatar à reeleição, como tinha direito. A baixa popularidade fez com que nenhum dos candidatos a prefeito aceitasse o apoio de Sousa durante a campanha.

TJRN: Seleção para Juiz Substituto

TJRN abrirá concurso para 40 vagas de juiz substituto


O Tribunal de Justiça do RN vai abrir Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto com 40 vagas. A divulgação do edital está prevista para sair no Diário da Justiça Eletrônica desta sexta-feira (30). 

O concurso será coordenado e executado pela Comissão que tem como presidente o desembargador Expedito Ferreira, Vice-Presidente do TJ e, relativamente à segunda etapa, executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
Fonte: TJRN

Convocação de Professores do Estado

Governo convocará em janeiro 1.162 professores aprovados em concurso

A Secretaria de Estado da Educação anunciou hoje (30) que haverá convocação dos professores aprovados em concurso público. A terceira convocação ocorrerá no dia 3 de janeiro, com o chamamento de 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. De acordo com o Governo do Estado, os professores já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.
Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Posse dos gestores escolares do RN

Educação empossa 275 gestores de escolas do RN nesta quinta

A Educação do Estado empossa nesta quinta-feira (29), os gestores escolares eleitos para o biênio 2013-2014. A cerimônia de posse está marcada para as 14h30, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, e vai contar com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. Serão empossados 275 gestores, que irão desenvolver atividades como articulação na comunidade escolar, gerenciamento de recursos financeiros e responderão por todos os atos administrativos da escola.

Desde a quarta-feira (28), os diretores eleitos em todas as regiões do Estado participam de palestras sobre gestão escolar, Conselho Escolar, relações humanas no trabalho, gestão pública, planejamento estratégico e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o Processo de Gestão Democrática na Rede Pública Estadual.  “Nesse sentido, acreditamos que a formação e a qualificação dos gestores têm contribuído para uma melhor organização do trabalho pedagógico. O papel do diretor é decisivo, por isso temos investido tanto nessas formações”, ressaltou a secretária.

A coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, da SEEC, professora Elizabeth Jácome, lembra que a formação dos gestores é continuada e que, pela primeira vez, foi realizada uma capacitação antes mesmo das eleições. “Apenas quem participou dessa capacitação teve o registro da candidatura deferido. Com isso, qualificamos o perfil dos nossos gestores e estimulamos uma cultura positiva em relação ao trabalho, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação do processo de Ensino/Aprendizagem.”

Concurso na Paraíba

Abertas 91 oportunidades na Codata - PB

Abertas 91 oportunidades na Codata - PB
A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) informa que foram abertas 91 vagas em seu quadro de servidores e que fará realizar concurso público destinado a profissionais de nível médio e superior.

Entre as vantagens apresentadas está o salário inicial que pode variar de R$ 622,00 a R$ 2.029,09 e a jornada mensal de 220h.
Todas as oportunidades serão para a área de informática, como por exemplo, as funções de Assistente de Informática - Programador e Analista de Informática - Redes.

Aos interessados as inscrições serão abertas no período de 3 de dezembro de 2012 a 2 de janeiro de 2013 pelo site ww5.funcab.org, com taxas de R$ 60,00 e R$ 70,00.
De acordo com a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), responsável pelo concurso, os inscritos farão prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório no dia 3 de março de 2013; e prova de títulos, apenas de caráter classificatório, com entrega de documentação nos dias 26, 27 e 28 de março do mesmo ano.
Cargos ofertados
  • Médio - Assistente de Administração e Finanças, Assistente de Informática - Programador, Auxiliar de Administração e Finanças e Auxiliar de Informática - Apoio ao Usuário;
  • Superior - Analista de Informática - Desenvolvimento de Sistemas, Analista de Informática - Banco de Dados, Analista de Informática - Redes, Analista de Informática - Segurança da Informação, Analista de Informática - Projetos e Técnico de Administração - Finanças.

Transporte Escolar no RN

Governo do Estado reforça transporte escolar com 146 novos ônibus

Qualificar o transporte escolar, ajudando às prefeituras a prestar o serviço em regime de colaboração é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação, que adquiriu 146 novos ônibus para reforçar a frota. Serão contemplados agora municípios que não foram beneficiados no primeiro semestre de 2012, quando foram entregues 120 ônibus escolares, como também aqueles municípios que transportam maior número de estudantes.

As empresas vencedoras da licitação estão concluindo a entrega dos novos ônibus, que permanecerão estacionados no Centro Administrativo do Estado, aguardando a posse dos novos prefeitos eleitos, para que esses possam assinar o termo de cooperação entre município e Estado e receber os ônibus. Até o próximo dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo de 2013, todos os ônibus já estarão à disposição dos estudantes.

Com a nova frota, a rede estadual de ensino terá um total de 266 novos ônibus adquiridos somente em 2012, renovando seus veículos e levando transporte escolar de qualidade para todas as regiões do Estado. A ferramenta é decisiva para muitos alunos que vivem em zonas rurais distantes das escolas.

Os recursos que garantiram a compra dos 146 novos ônibus, da ordem de R$ 28.479.200,00, são da emenda parlamentar Nº 71210009, do senador José Agripino. São 80 ônibus de 50 lugares e 66 micro-ônibus de 30 lugares, dos quais 36 possuem tração 4x4, para que não haja restrição de acesso a regiões serranas.

De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação, celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.
Assessoria Seec

Nomeações

UFRN publica no D.O.U. a nomeação de candidatos habilitados em concurso público

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN nomeou nos dias 27 e 28 de Novembro, 44 novos candidatos aprovados em Concurso Público para cargos na Instituição. 

Os candidatos terão um prazo máximo de 30 dias para tomar posse, a contar da data da nomeação em DOU, desde que sejam atendidas as condições constitucionais e legais, como a apresentação dos documentos listados em Edital e a aprovação do candidato em inspeção médica a ser realizada pela Perícia Médica da UFRN ou de outro órgão público federal. A entrada do servidor em exercício efetivo ocorrerá em até 15 dias. 

Já a solenidade de Posse dos novos servidores acontecerá no dia 19 de Dezembro, às 10h.

A Nomeação está disponível: http://www.in.gov.br/visualiza/index. jsp?data=27/11/2012&jornal=2&pagina=22&totalArquivos=48, http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=28/11/2012&jornal=2&pagina=22&totalArquivos=76

Enade 2012

Divulgado o gabarito da Enade 2012 
 O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (28) o gabarito oficial do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas foram realizadas no último domingo (25). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.

Neste ano, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Dos 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade de 2012, 20,1% não compareceram ao exame (118.056). Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

Em portaria divulgada hoje, o Inep estabeleceu que os estudantes têm até 11 de janeiro de 2013 para apresentar o pedido de dispensa da prova, que é obrigatória para obtenção do diploma. Na primeira ocasião, o estudante faz a justificativa diretamente em sua instituição de ensino. Caso seu recurso seja negado, poderá recorrer ao Inep de 12 a 31 de janeiro do próximo ano.

O exame é um instrumento do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país.

Confira:


Curso
Provas Gabarito
Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comunicação Social - Jornalismo
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Design
Direito
Psicologia
Relações Internacionais
Secretariado Executivo
Turismo
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Curso Superior de Tecnologia em Marketing
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

IBGE: Educação

Metade dos jovens entre 15 e 17 anos está atrasada na escola

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apontam para defasagem idade-série dos adolescentes brasileiros. Embora 83,7% dos estudantes entre 15 e 17 anos frequentavam a escola em 2011, apenas metade deles (51,6%) cursavam o ensino médio. A outra metade estava atrasada nos estudos. 

Esse valor, mesmo que insuficiente, representou um avanço significativo de 40% em comparação ao ano de 2001. A região Nordeste foi a que registrou a maior taxa de crescimento, mais que dobrando a frequência dos jovens no ensino médio em idade adequada.
População Brasileira

Os jovens de cor preta ou parda e aqueles pertencentes à camada mais pobre da população também tiveram a sua relação idade-série melhorada nos últimos 10 anos. O número de pretos e pardos com frequência no ensino médio em idade adequada passou de 24,4% para 45,3%.
De acordo com o IBGE, como consequência do atraso escolar, metade dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos, que já deveriam ter completado o ensino médio e ingressado na universidade, não cursavam o ensino superior. Cerca de 8% ainda estavam no ensino fundamental e 34,2% no ensino médio.
No entanto, se comparado com os dados de 2001, houve avanço no indicador. Há 10 anos, 21% dos jovens entre 18 e 24 anos ainda estavam no ensino fundamental. A frequência dos estudantes que conseguiram entrar na faculdade também evoluiu, aumentando de 27% para 51% no período.

Enade 2012


Universitários que faltaram ao Enade 2012 têm até janeiro para pedir dispensa do exame

Os estudantes que não compareceram ao Enade ((Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2012, que aconteceu no último domingo (25), têm até janeiro de 2013 para pedir dispensa do Exame.
O estudante deverá apresentar o pedido de dispensa com a justificativa da falta à instituição de ensino em que está matriculado. É a instituição que deverá analisar os pedidos e fazer a inscrição junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) até 11 de janeiro de 2013 pelo portal do Inep.
Os prazos e regras foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28). Confira a íntegra do texto a partir da página 12 do D.O.
O aluno que tiver o pedido negado pela instituição de ensino poderá solicitar a licença, pelo site do Inep, entre os dias 12 e 31 de janeiro.
Ainda não foi definida a data de divulgação da lista com o nome dos estudantes dispensados do exame.

Abstenção

O Enade registrou abstenção de 20,1%. Dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas instituições de educação superior, 118.056 não compareceram ao exame. 
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), psicologia foi a área que registrou o menor índice de abstenção (11,2%). A seguir, apareceram direito e secretariado executivo, 15,4% de ausentes. Já o curso com maior número de faltosos foi o de tecnologia em marketing, com 31% de abstenção.
Segundo nota publicada no site do Inep, serão divulgados nesta quarta-feira os cadernos de prova e os gabaritos. Até 25 de dezembro, será disponibilizado o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012.

Obrigatoriedade

Foram avaliados pelo Enade este ano alunos concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel em:
  • Administração;
  • Ciências contábeis;
  • Ciências econômicas;
  • Comunicação social;
  • Design;
  • Direito;
  • Psicologia;
  • Relações internacionais;
  • Secretariado executivo e;
  • Turismo.
Também foram avaliados estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em:
  • Gestão comercial;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão financeira;
  • Logística;
  • Marketing e;
  • Processos gerenciais.
São considerados concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. A inscrição do aluno era de responsabilidade da instituição de ensino. 
O exame não é amostral: caso o estudante se encaixe na categoria concluinte e a instituição onde ele estuda não tenha feito a inscrição, ele também fica impedido de colar grau e terá que regularizar sua situação junto ao MEC.

Reaberta Inscrições do concurso da ANP

ANP reabre inscrições para 152 vagas de nível superior

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) reabriu o prazo de inscrições para certame com 152 vagas nesta terça-feira (28/11). Os salários variam entre R$ 9.623,20 e R$ 11.374,00. Do total de chances, 15 são voltadas a especialistas em geologia e geofísica (com formação específica), 22 para diversas áreas de analista administrativo (para qualquer área de graduação) e 115 para especialista em regulação de petróleo e derivados, álcool e combustível (também com formação específica).
As inscrições se vão até 4 de dezembro pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), organizadora do concurso. As taxas variam de R$ 80 a R$ 100. As informações estão na página 181 da terceira seção.

As provas objetivas e discursivas continuam com aplicação prevista para o dia 13 de janeiro do próximo ano. O certame terá avaliação de títulos e curso de formação profissional para os cargos especificados em edital. Os aprovados serão lotados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.