Pesquisa no blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Educação: Percentual do PIB

Em 2011, governo investiu 5,3% do PIB em educação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira que o governo federal investiu 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação em 2011, representando um total de R$ 219,5 bilhões. O dado foi divulgado durante audiência pública no Senado para debater o PNE (Plano Nacional de Educação).

O valor significa um aumento de 0,2 ponto percentual em relação a 2010 e corresponde a recursos federais, estaduais e municipais destinados a ações como construção e manutenção dos estabelecimentos de ensino, remuneração dos profissionais, recursos para assistência estudantil, alimentação, transporte, material didático e formação de professores.

Se levados em contas outros gastos no setor, considerados investimentos pelo governo - como o pagamento de bolsas de estudos, financiamento estudantil, transferências para entidades privadas, como o Sistema "S" - o montante sobe para 6,1% do PIB.

Durante a audiência pública, Mercadante criticou o texto do PNE aprovado pela Câmara, que obriga o governo a aplicar 10% do PIB no setor até 2022 sem apontar uma nova fonte de recursos. "Acho ótimo que a gente possa criar esse compromisso, mas não vejo viabilidade nisso. O Congresso tem que dizer de onde vai tirar e não só dizer onde nós vamos chegar sem dizer como nós vamos chegar", disse.

Para o ministro, uma solução "radical", porém "realista", seria destinar todos os recursos provenientes dos royalties da exploração do petróleo. "A posição do MEC é o defendido pela presidente da República, que a gente vincule 100% dos royalties do petróleo nas três esferas, federal, estadual e municipal", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário