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sábado, 29 de junho de 2013

Curso de Medicina no interior

UFRN cria curso de Medicina no interior para suprir carência de médicos na região

Para cada 10 mil norte-riograndenses há aproximadamente 14 médicos. Já na Região Sudeste, que possui a melhor distribuição de profissionais no Brasil, a proporção é de 26 para cada 10 mil habitantes.
Considerando a má distribuição de médicos nas diferentes regiões do País e a necessidade de fixar especialistas em saúde fora das capitais, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece, a partir de 2014, o curso de Medicina no interior do estado.
A nova graduação é uma proposta multicampi, o que significa que terá atividades desenvolvidas em mais de uma sede: no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), que tem campi situados nos municípios de Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), localizada em Santa Cruz.
“O desafio era criar um curso com modelo pedagógico em consonância com as demandas de saúde da população para formar profissionais que façam promoção, prevenção, recuperação e reabilitação”, explica a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.
“Além das necessidades médicas e estruturais, também levamos em consideração a posição geográfica dos municípios envolvidos”, esclarece a vice-reitora, que é também coordenadora da Comissão para Implantação do Curso de Medicina e seu Projeto Pedagógico.
Para Fátima Ximenes, o curso nasce com a preocupação de formar médicos com habilidades técnicas e que possam aprender convivendo com a comunidade. “Nossa missão é formar profissionais tão bons quanto os que estudam em Natal e que além das competências técnicas possam desenvolver atitudes ético-humanistas”, reforça.
Como o panorama da saúde no Trairi e no Seridó é diferente da realidade da capital, foi preciso criar um projeto pedagógico diferenciado, mas que obedecesse às Diretrizes Curriculares Nacionais. “É preciso respeitar as especificidades de cada local para entender as necessidades dos pacientes”, explica a vice-reitora.
Segundo o coordenador do curso de Medicina do CERES/FACISA, George Dantas, a nova graduação terá um método inovador. “O curso será organizado em cinco módulos por semestre com quatro semanas de duração cada”.
George explica que o projeto pedagógico será baseado no método PBL, sigla inglesa para Problem-Based Learning (aprendizagem baseada em problemas), metodologia que usa como ferramenta de ensino situações que precisam ser solucionadas pelos alunos. O objetivo é ter um programa com uma técnica constante de ensino e dar ao estudante a oportunidade de aprender e vivenciar, ao mesmo tempo, um assunto.
O professor diz ainda que o foco é integrar o conjunto de disciplinas iniciais, chamado de ciclo básico, com o ciclo clínico – componentes curriculares específicos como ginecologia, oftalmologia e cardiologia. “O aluno não vai estudar de forma isolada a Fisiologia do Coração, por exemplo. Ele terá contato com um paciente com problema de pressão arterial e estudará o que é preciso para tratá-lo”.
Outro diferencial é que a graduação terá forte vínculo com o Sistema Único de Saúde (SUS), pois desde os primeiros módulos os discentes estarão presentes nos hospitais da rede pública. “Nosso aluno vai aprender no cenário real. Ele vai estudar e trabalhar na comunidade”, enfatiza.

Trajetória
A preocupação de oferecer educação médica de qualidade em interação com a comunidade é histórica na UFRN. Criada em 1958 e transformada em universidade federal em 1960, a Instituição tem tradição na formação de profissionais na área da saúde: seus primeiros cursos foram Farmácia, Odontologia e Medicina.
Com o objetivo de interiorizar o ensino e a prática, em 1966 – durante a gestão do médico Onofre Lopes –, foi criado o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC). O projeto piloto foi instalado em Santa Cruz, cidade localizada na região Agreste Potiguar, e realizou experiências na atenção médico-social à população rural e serviu como modelo para outros estados.
Seguindo a política de expansão, recentemente posta em prática com o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foi possível investir na criação dos cursos de Gestão Hospitalar e de Gestão em Sistemas de Saúde, além da implantação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, em 2008, também em Santa Cruz, que hoje funciona com os cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia.
Em junho de 2012, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 1.615 vagas de Medicina no país, principalmente, para cidades do interior do Norte e Nordeste, devido à baixa relação entre o número de médicos por habitante e a distribuição geográfica dos cursos existentes.
Após a determinação do MEC, a UFRN instituiu a Comissão para Implantação do Curso de Medicina e seu Projeto Pedagógico, com a participação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e dos professores do curso de Medicina de Natal.
A comissão desencadeou uma série de reuniões e audiências públicas nas cidades de Caicó, Santa Cruz e Currais Novos, com o intuito de discutir a implantação do novo curso com gestores públicos, profissionais da saúde, estudantes, professores e a comunidade.
A nova graduação, que foi aprovada pelos Conselhos Superiores da UFRN e pelo MEC, tem previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2014, com a oferta de 40 vagas anuais e uma duração de seis anos. Inicialmente, a expectativa é abrir concurso para professores com 42 vagas. Para este ano, serão investidos R$ 14.016.483 em obras e equipamentos, R$ 8.292.870 em recursos humanos e R$ 4.918.320 em custeio do curso.
Os elementos que nortearam a concepção do curso foram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Plano de Gestão 2011-2015, e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Dados
De acordo com a Demografia Médica do Brasil, estudo organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), em 2011, a média nacional de médicos registrados por mil habitantes no Brasil é de 1,95. O Sudeste aparece com 2,61, sendo a melhor distribuição de profissionais entre as regiões brasileiras. Já o Nordeste está com 1,19, à frente apenas no Norte.
No mesmo ano, o Rio Grande do Norte registrou uma média de 1,39, sendo a unidade federativa que possui a segunda melhor distribuição na região, perdendo apenas para Pernambuco com 1,51. Porém, os potiguares estão em 13º lugar entre os 27 estados brasileiros.

Lei Geral dos Concursos Públicos

Senado aprova a Lei Geral dos Concursos Públicos

O Senado aprovou nesta quinta-feira (27), em turno suplementar, o substitutivo ao projeto (PLS 74/2010) que regulamenta a realização de concursos públicos para a Administração Pública Federal. Entre as novidades da proposta conhecida como Lei Geral dos Concursos Públicos está a proibição de certames exclusivamente para cadastro reserva. Pelo texto aprovado também ficam proibidos novos exames sem que os aprovados em provas anteriores tenham sido convocados.

Para responder às reclamações de que muitas provas tem prazo exíguo para inscrição, a proposta determina que o edital deverá ser publicado com antecedência mínima de 90 dias da realização da prova. O valor da taxa de inscrição cobrado dos candidatos também será limitado a 3% da remuneração inicial do cargo.

Nos casos de adiamento, anulação ou cancelamento do concurso, o projeto garante a devolução do valor relativo à inscrição. O projeto também prevê a responsabilização administrativa, civil e criminal da instituição organizadora em caso de quebra de sigilo das provas ou venda de gabaritos. O texto também assegura o acesso ao Poder Judiciário para impugnar totalmente ou em parte o edital do concurso.

Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, se não houver apresentação de recurso para apreciação no plenário da Casa, a matéria segue direto para análise da Câmara dos Deputados. A expectativa do relator da proposta, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é que as novas regras também sirvam de modelo para concursos nas esferas estadual e municipal.

Da Agência Brasil

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Concurso da SUDAM

Sudam abre 71 vagas de níveis médio e superior com salários de até 5 mil

Sudam abre 71 vagas de níveis médio e superior com salários de até 5 mil Profissionais de níveis médio e superior poderão participar do concurso público da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que será organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). São oferecidas 71 vagas com salários que variam de R$ 2.570,02 a R$ 5.081,18. Conheça as oportunidades:
  • Ensino Médio - (2 vagas) Agente Administrativo;
  • Ensino Superior - (17) Analista Técnico Administrativo, (2) Analista Técnico Administrativo na função de Analista em Tecnologia da Informação, (1) Biólogo, (3) Contador, (20) Economista, (13) Engenheiro Civil, (1) Engenheiro de Pesca, (3) Engenheiro de Produção, (2) Engenheiro Elétrico, (1) Engenheiro Mecânico, (1) Engenheiro-Agrônomo, (1) Estatístico, (1) Geógrafo, (2) Químico e (1) Zootecnista.
Os interessados devem se inscrever no período entre às 8h do dia 15 de julho até às 22h do dia 13 de agosto de 2013, pelo site www.iades.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 46,00 para o cargo de nível médio e de R$ 65,00 para os cargos de nível superior.
A seleção dos candidatos constará de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, com questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Legislação Aplicada à SUDAM, Atualidades, Microinformática e Conhecimentos Específicos. Também haverá prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior.
A prova discursiva terá o objetivo de avaliar os conhecimentos sobre o tema "Desenvolvimento Sustentável da Amazônia" e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
Para conhecer mais detalhes sobre o concurso como as atribuições dos cargos e conteúdo programático das provas, leia o edital completo disponível aqui em nosso site.

ProUni 2013

Terminam hoje as inscrições para o Prouni de inverno; prazo foi adiado

Termina hoje (27) às 23h59 as inscrições no Prouni (Programa Universidade para Todos). O prazo havia sido adiado na última terça-feira. O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior. As inscrições devem ser feitas no site do Prouni

O estudante que não tem o diploma de conclusão do curso superior também pode se inscrever no Prouni. É preciso, no entanto, que ele tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.
O último balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) registrou, até as 8h30 do dia 24, 192 mil candidatos inscritos e 369 mil inscrições. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Segundo o MEC, serão 90.010 bolsas no segundo semestre de 2013, entre bolsas integrais e parciais.

As bolsas integrais do Prouni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos, por pessoa.
O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet. Desse dia até 5 de julho, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.
O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O estudante terá de 15 a 19 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
Os candidatos não selecionados nessas etapas podem aderir à lista de espera do dia 26 a 29 de julho. Eles começarão a ser convocados a partir do dia 2 de agosto.

Calendário

  • Inscrições: de 21 de junho a 27 de junho
  • Resultado da 1ª chamada: 28 de junho 
  • Comprovação de informações na 1ª chamada: de 28 de junho a 5 de julho
  • Resultado da 2ª chamada: 13 de julho
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 15 de julho a 19 de julho

Educação no Brasil

Governo quer royalties do petróleo só para educação

 O governo indicou ontem que vai trabalhar para que o dinheiro dos royalties do petróleo seja destinado integralmente à educação, e não dividido com a saúde como determina projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de ontem. 

O projeto original enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso em maio previa que todo o dinheiro arrecadado em novos campos de petróleo e repassado ao governo federal, aos Estados e aos municípios passaria a ser aplicado em educação.

Uma emenda aprovada na Câmara estabeleceu que a educação ficará com 75% dos recursos e a saúde com 25%. O projeto agora será analisado pelo Senado, onde o governo pode tentar alterá-lo.
"Vamos aguardar [para ver] como o Senado vai se posicionar", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "O governo é favorável a 100% dos royalties [para a educação], mas respeitaremos a decisão do Congresso."

A proposta que muda o destino dos royalties, que hoje podem ser gastos como cada esfera de governo achar melhor, foi aprovada em meio ao esforço feito pelo Congresso para votar iniciativas de apelo popular, capazes de aplacar a insatisfação expressada pelos protestos nas ruas.

No ano passado, o governo federal distribuiu cerca de R$ 31 bilhões em royalties e participações especiais, outro tributo cobrado da exploração de campos de petróleo.
As novas regras, no entanto, seriam aplicadas apenas a campos que ainda não começaram a produzir petróleo, e que, portanto, ainda não arrecadam tributos. Por isso, a estimativa é que, se aprovada, a proposta renda em 2013 apenas R$ 290 milhões a mais para educação e saúde. O grosso do dinheiro começaria a entrar a partir de 2018.

A assessoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), relator da proposta, estima que a iniciativa poderá destinar para educação e saúde R$ 295 bilhões nos próximos dez anos, mas especialistas consultados pela Folha acham que a projeção é irreal.
"A estimativa é superestimada", afirma o consultor Adriano Pires. Para ele, as projeções feitas pela assessoria do deputado incluem previsões otimistas demais sobre o desempenho do campo de Libra, uma das áreas mais promissoras do pré-sal, e que ainda não está produzindo.

Juntos, governo federal, Estados e municípios deverão gastar neste ano cerca de R$ 250 bilhões com educação e R$ 200 bilhões com saúde, de acordo com o economista José Roberto Afonso, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio.
Isso significa que, no médio prazo, os benefícios da proposta em debate no Congresso serão "irrisórios", segundo o economista. "O projeto é bem intencionado, mas certamente não será a panaceia do setor e, na verdade, provocará mudanças irrisórias no médio prazo", diz.

Concurso da UFRN

COMPERVE divulga locais de prova do concurso público da UFRN


O Núcleo de Permanente de Concurso (COMPERVE) divulgou, na quarta-feira, 26, os locais de prova do concurso público para o provimento de cargos técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do edital nº 013/2013.

Cerca de 20 mil candidatos vão participar do concurso que oferece 47 vagas para o preenchimento de cargos do nível fundamental, médio e superior, como auxiliar em administração, editor de imagens e assistente social.

Os cargos com maior número de inscritos foram: auxiliar em administração (Natal/RN), com 13.209 inscritos, auxiliar de biblioteca (Natal/RN), com 1.063 e auxiliar de creche (Natal/RN), com 902 inscritos.

As provas serão aplicadas no dia 7 de julho de 2013, às 8h, em diversos locais do munícipio de Natal/RN. Os candidatos terão 4h30 para realizarem a prova.

Mais informações sobre o concurso e local de prova estão disponíveis no site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) , acessando o link “Concurso”.