Pesquisa no blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

IFRN: ProITEC 2012

Resultado final do ProITEC é divulgado

Resultado final do ProITEC é divulgadoA Pró-reitoria de Ensino do IFRN, através da Coordenação de Acesso Discente, divulgou ontem (19) o resultado final do ProITEC – Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania, referente a 50% das vagas para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada e destinado exclusivamente a alunos da rede pública.
Devido à Lei de Cotas, foram publicadas quatro listas de aprovados – Lista 1; Lista 2; Lista 3 e Lista 4. Os alunos descritos nas listas 3 e 4, que declararam ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa, deverão apresentar os documentos comprobatórios da renda declarada no período de 7 a 11 de janeiro de 2013.
Devem comprovar a renda todos os alunos presentes na lista, tanto aprovados quanto habilitados. Caso não seja feita a comprovação, o aluno aprovado perderá sua vaga e o habilitado poderá ser convocado. Os documentos necessários para a comprovação da renda estão descritos neste documento. Para conferir o horário de atendimento dos câmpus, clique aqui.
O candidato com o status de habilitado está classificado, mas não foi aprovado dentro do número de vagas disponíveis para o curso. O status aprovado aparecerá para os candidatos que conseguiram se classificar dentro do número de vagas.
Para todos os aprovados, as matrículas serão realizadas dias 21 e 22 de fevereiro de 2013, nas Diretorias Acadêmicas dos cursos e nos horários previstos aqui. Para visualizar a lista de documentos necessários para o ato da matrícula, acesse aqui.

As listas de aprovados
“Devido à legislação de cotas, tivemos que fazer algumas alterações na forma como processamos e publicamos nossos resultados. No caso da edição do ProITEC, que é voltado apenas para alunos de escolas públicas, publicamos quatro Listas de Aprovados do ProITEC. Não publicamos uma Lista Geral, pois as vagas gerais, para as quais podem concorrer alunos de escolas públicas e privadas, são regidas pelo edital do Exame de Seleção. A primeira Lista de Aprovados corresponde aos candidatos de qualquer etnia e qualquer renda. A segunda lista será para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham declarado possuir qualquer renda familiar. A terceira, para candidatos de qualquer etnia e que possuam uma renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por pessoa. A quarta lista refere-se aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e que estejam na mesma faixa de renda”, explica Victor Varela, coordenador de Acesso Discente do IFRN. 
Todos os candidatos inscritos no ProITEC que realizaram as provas poderão conferir o extrato de desempenho. Basta acessar ingresso.ifrn.edu.br  e preencher os dados do campo “Buscar Inscrição”.
Para entender a aplicação da Lei de Cotas no IFRN, acesse:
Para os cursos com 40 vagas
Para os cursos com 20 vagas
Para os cursos com 18 vagas
Confira:
Lista de aprovados 1
Lista de aprovados 2
Lista de aprovados 3
Lista de aprovados 4 

Documentos necessários para comprovação de renda
Documentos necessários para realização da matrícula
Horário de atendimento dos câmpus para comprovação de renda e matrícula
Página do processo seletivo

Fonte: Portal IFRN

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IBGE: Censo 2010

Quase metade da população com 25 anos ou mais não tem o fundamental completo

O índice é mais alto em áreas rurais, onde 79,6% dos brasileiros nessa faixa etária não terminaram o ensino fundamental. Entre a população urbana, a taxa é de 44,2%.
Outras 16 milhões (14,65%) de pessoas com 25 anos ou mais concluíram o fundamental, mas não chegaram ao fim do ensino médio.  Nessa faixa etária, 35,8% da população concluiu, ao menos, o ensino médio – 11,26% têm nível superior completo.
Apesar do alto índice de habitantes que não terminaram o ensino fundamental, o índice demonstra avanço na escolaridade da população se comparada aos números do censo demográfico de 2000, quando 64% dos brasileiros não tinham concluído o fundamental.

Atraso

Um quarto da população entre 20 e 24 anos não concluiu o ensino fundamental, enquanto 22,57% dos brasileiros nessa faixa etária não concluíram o ensino médio – o que representa 3,9 milhões de habitantes.
Entre os jovens de 18 a 24 anos, 36,5% haviam abandonado o estudo antes de completar o ensino médio em 2010. Desses, a maioria (52,9%) deixou a escola antes de terminar o ensino fundamental, enquanto 21,2% abandonou o estudo logo após ingressar no ensino médio.

Confira a escolaridade da população acima dos 20 anos

  20 a 24 anos 25 anos ou mais
Sem instrução e fundamental incompleto 25,37% 49,25%
Fundamental completo e médio incompleto 22,57% 14,65%
Médio completo e superior incompleto 45,82% 24,56%
Superior completo 5,46% 11,27%
Não determinado 0,77% 0,27%
  • Censo 2010 - IBGE

Tempo de estudo

De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios)  2011, divulgados este ano pelo IBGE, o brasileiro com mais de 15 anos estudou em média durante 7,7 anos. O tempo médio de estudo não é suficiente para completar o ensino fundamental, que dura nove anos.
Se considerada a população acima dos 10 anos de idade, o tempo médio de estudo é de 7,3 anos. Os melhores resultados estão entre as pessoas entre 20 e 24 anos (9,8 anos de estudo) e aqueles entre 25 e 29 anos (9,7 anos). E os piores, entre a população com mais de 60 anos (4,4 anos) e de 10 a 14 anos (4,2 anos).
 Fonte: UOL Educação

IBGE: Dados Educacionais

Sete em dez pessoas sem fundamental completo têm renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa

Entre os brasileiros com 25 anos ou mais sem instrução ou com o fundamental incompleto, 71,6% não têm rendimento ou têm renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa. Esses são dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa aponta para a relação entre rendimento familiar e instrução. Apenas 1,1% das pessoas nessa faixa etária que não concluíram o ensino fundamental têm renda familiar acima de cinco salários-mínimos por pessoa. Já entre os que têm nível superior, três em cada dez têm rendimento domiciliar superior a cinco salários-mínimos por pessoa. 
Dos que completaram ao menos a graduação de nível superior, 10,7% tinham renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa; 16,2% participavam de casas com renda entre dois e três salários mínimos por pessoa; e 20,5% tinham renda domiciliar entre três e cinco salários-mínimos por pessoa.

Crianças e jovens

Quando olhadas as crianças entre 6 e 14 anos em lares com renda familiar menor ou igual a 1/4 de salário-mínimo por pessoa, 5,2% não frequentavam a escola em 2010. O índice baixa para 1,6% quando são olhadas as crianças em domicílios com renda domiciliar superior a três salários-mínimos por pessoa.
Já no grupo etário de 15 a 17 anos, 21,1% dos que estão no grupo de renda familiar de até 1/4 salário-mínimo por pessoa não estavam frequentando a escola. Entre os que estão em lares com rendimento superior a três salários-mínimos por pessoa, apenas 6,4% estavam fora da escola.

Ensino superior

Os brasileiros que frequentavam o nível superior -- graduação, especialização, mestrado e doutorado -- estão concentrados nas classes com maiores rendimentos do domiciliares por pessoas. 27% dos estudantes de ensino superior são de famílias com rendimento familiar superior a três salários-mínimos por pessoa.
Entre os alunos de mestrado, 36,7% estão em lares com rendimento familiar superior a cinco salários-mínimos por pessoa. O índice chega a 47,1% no caso de estudantes de doutorado.

Fonte: UOL Educação

Convocações

Câmara de Santa Cruz realiza convocação de aprovados no concurso público

A Câmara dos Vereadores convocou mais alguns dos aprovados no último concurso público realizado pela instituição. O convocado tem 30 dias para se apresentar a entidade.
O convocado deverá comparecer munido de documento originais e 01(uma) cópia xerográfica de: cédula de Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, comprovação de obrigações eleitorais, certificado de reservista (se for o caso), PIS/PASEP, carteira de trabalho, comprovação da escolaridade exigida (edital do concurso 001/2010), Atestado de Sanidade Mental e Comprovante de Residência. O candidato convocado deverá preencher, no ato do comparecimento, declaração de bens e declaração de acumulo de cargos (se for o Caso).
Os convocados foram os seguintes:
concurso_camara

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Curso de Medicina aprovado

CONSEPE aprova curso e projeto pedagógico de Medicina para o interior do RN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na manhã de terça-feira, 18, a proposta de criação do curso de Medicina no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado em Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), ou seja, um curso multicampi. A reunião aconteceu na Reitoria e também aprovou o projeto pedagógico proposto para a graduação.

Durante a assembleia, foi feita a apresentação do projeto pedagógico do curso, que será baseado no método PBL (Problem-Based Learning). A metodologia toma como ferramenta de ensino o uso de problemas a serem solucionados pelos alunos, além de utilizar módulos ou temas. Dessa forma, na graduação não haverá mais disciplinas.  

O professor George Dantas, membro da comissão da elaboração da proposta pedagógica do curso, explicou que o objetivo é ter um programa com uma metodologia constante de ensino. “No modelo tradicional, o aluno estuda determinado assunto em uma disciplina, e com o PBL, ele terá a oportunidade de estudar e vivenciar o mesmo assunto durante todo o curso.”

George Dantas também apresentou como vantagem do projeto a diminuição das disparidades regionais, já que a média nacional de distribuição de médicos no Rio Grande do Norte é de 1,39 e a média nacional é de 1,95, com estados brasileiros apresentando um número maior. “É preciso formar médicos na rede de saúde do interior do estado, e com forte vinculação à realidade da população daquela localidade”.

A vice-reitora da UFRN e coordenadora do projeto pedagógico da graduação, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, falou que a criação do curso é um avanço e que o projeto passará por adequações constantemente. “Pode demorar 20 anos, mas aos poucos iremos adequar o curso e formaremos médicos que serão grandes generalistas”, disse ao se referir à falta de profissionais que atuem na rede básica de saúde.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, conduziu a reunião e ressaltou que essa é uma ação que visa incentivar a interiorização da Universidade e a inclusão social. “Os estudantes de nível médio do interior do estado terão agora a oportunidade de fazer Medicina da UFRN em Currais Novos, Caicó e Santa Cruz”.

Processo Seletivo para Professor Substituto

Edital abre 18 vagas para professor IFRN

Edital abre 18 vagas para professor
O IFRN Santa Cruz abriu novo edital de Processo Seletivo Simplificado para seleção de servidores ativos, professores substitutos/temporários, aposentados/inativos do IFRN, assim como não servidores, para atuar como professores nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Estão sendo oferecidas 18 vagas para disciplinas dos cursos de Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Doméstica, Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais e Ajustador Mecânico.

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente no período entre 17 e 20 de dezembro de 2012, na Coordenação de Extensão do Câmpus Santa Cruz, no horário das 8h às 20h.
Confira os arquivos referentes a esta seleção:
Anexos II a VI (formulários em versão .docx - Word)

Fonte: Portal IFRN

Ensino Superior

MEC suspende vestibulares de 207 cursos superiores de baixa qualidade

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira a suspensão de novos vestibulares de 207 cursos das áreas de engenharia, exatas, tecnologia e licenciatura (formação de professores), oferecidos por instituições particulares e federais. A medida faz parte de novas regras criadas pelo Ministério da Educação (MEC) para coibir o funcionamento de faculdades de baixa qualidade. Mercadante anunciou também restrições para o ingresso de estudantes em 185 instituições de ensino superior que tiveram mau desempenho em avaliações do MEC.- Nós seremos cada vez mais rigorosos com a qualidade. Não basta expandir, tem que expandir com qualidade - disse Mercadante.

Os 207 cursos foram reprovados duas vezes consecutivas, com notas 1 ou 2, na escala até 5, no chamado Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que considera os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores. A lista dos cursos só será divulgada no Diário Oficial de amanhã.

Ao todo, 672 cursos foram reprovados e serão obrigados a firmar protocolo com o MEC, assumindo o compromisso de sanar as deficiências apontadas na avaliação. Eles atendem 129 mil estudantes e representam 1,95% do universo de matrículas nos 6.083 cursos mantidos por instituições particulares e federais - as estaduais e municipais não são sujeitas à fiscalização do MEC.

Desse total de 672 cursos com nota baixa, 465 foram reprovados pela primeira vez. Eles estão liberados para realizar vestibulares, mas ficarão proibidos de aumentar o número de vagas em 2013, até que uma fiscalização in loco constate melhorias.

A proibição de matricular novos alunos atinge 207 cursos reprovados duas vezes - em 2008 e 2011. Dentre eles, 90 cursos apresentaram piora na avaliação de 2008 para 2011, caindo do conceito 2 para o conceito 1 no CPC. Eles poderão continuar funcionando, mas sem fazer vestibular nem matricular novos alunos em 2013.

Segundo o MEC, as medidas não valerão para novos alunos que, por ventura, já tenham feito matrícula no primeiro semestre de 2013 num desses cursos. Quem não tiver efetivado a matrícula, porém, não poderá ingressar, mesmo que já aprovado no vestibular.

Mercadante destacou que o objetivo do ministério é induzir a melhoria do ensino superior no país. Com as novas regras, o MEC estabelece que duas reprovações seguidas no CPC levam à suspensão cautelar imediata do vestibular. Antes, segundo ele, o ministério cortava o número de novas vagas em ações pontuais, após a conclusão de processos administrativos.

- As medidas que nós tínhamos não foram suficientes. Não basta reduzir o número de vagas - afirmou Mercadante.

Os demais 117 duplamente reprovados tiveram melhora de 1 para 2, na escala do CPC. Assim, embora reprovados, terão a chance de recuperar o direito de promover vestibulares no ano que vem, caso cumpram as medidas nos prazos determinados pelo MEC.

Deficiências no corpo docente deverão ser solucionadas em até 60 dias. É o caso de cursos sem nenhum professor contratado em regime de tempo integral ou sem o número mínimo de docentes com titulação de mestre ou doutor. Falhas de infraestrutura e projeto pedagógico deverão ser corrigidas em 180 dias. De acordo com o MEC, os prazos valem para todos os 672 cursos. Mas, no caso dos 117 - cujo conceito subiu de 1 para 2 -, o cumprimento das exigências terá o efeito de liberar a realização de vestibulares já em 2013, tão logo isso seja constatado por uma comissão de avaliação in loco.

Ao todo, 551 instituições de ensino superior privadas (549) e federais (2) receberam nota baixa - conceitos 1 ou 2 - no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia universidades, centros universitários e faculdades no país. Instituições estaduais e municipais também são avaliadas, mas não estão sujeitas à supervisão do MEC.

Dentre essas 551 instituições, 185 foram reprovadas tanto no IGC de 2008 quanto no de 2011, o que acarretará em restrições imediatas mais severas. Elas deverão reduzir o número de ingressantes a partir de 2013. No caso das 86 instituições cujo IGC piorou no período de 2008 a 2011, o número de ingressantes matriculados no ano que vem não poderá superar o total registrado em 2008. No caso das 99 instituições que apresentaram melhora de 1 para 2 no IGC, no mesmo período, o teto de matrículas de ingressantes não poderá ultrapassar o do ano passado. Todas as 551 instituições reprovadas passarão por recredenciamento.

O MEC enviará às respectivas Secretarias de Educação, nos estados, a lista de instituições de ensino e cursos de graduação estaduais e municipais reprovados no IGC e no CPC. no caso delas, cabe aos sistemas estaduais de ensino tomar providências de supervisão e fiscalização.

Caso as medidas saneadoras não sejam tomadas, o MEC abrirá processo administrativo que, em tese, pode levar ao fechamento dos cursos.


Fonte: Agência O Globo

Concurso Aberto

Concurso do BNDES oferece oportunidades para os níveis médio e superior

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou edital de concurso público para cadastro de reserva em cargos de diversas áreas de formação. As oportunidades são para os cargos de profissional básico (nível superior), com remuneração inicial de R$ 9.182,01, e técnico administrativo (nível médio), cuja oferta salarial é de R$ 2.925,39.
Requisitos
Para concorrer a uma vaga de Profissional Básico do BNDES o candidato precisa ter formação superior nas áreas de Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia ou Psicologia.
Lotação
Prioritariamente, os futuros funcionários do BNDES serão lotados no município do Rio de Janeiro, mas, de acordo com as necessidades de serviço e com o interesse da Administração, servidores poderão ser lotados em outra Unidade, de qualquer cidade onde o Banco esteja estabelecido. As relações de trabalho serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Benefícios
Além da remuneração básica, todos terão direito a benefícios como assistências médica, hospitalar e dentária, extensivas aos dependentes; Programa de Assistência Educacional e previdência complementar através da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES. Todos os efetivados cumprirão jornada semanal de 35 horas.
Inscrição
As inscrições devem ser feitas entre os dias 03 e 27 de janeiro de 2013 pelo site da Cesgranrio. A taxa de inscrição para o cargo de profissional básico é de R$ 64 e para técnico administrativo, R$ 35.  O Cartão de Confirmação de Inscrição será enviado por via postal (Correios), até o dia 27 de fevereiro de 2013.
Serão reservadas às pessoas com deficiência no mínimo 5% das vagas de cada cargo/formação que vier a existir durante o prazo de validade da Seleção Pública.
Seleção
A seleção do BNDES será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Fase) e discursiva (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. O edital prevê que após a 1ª Fase, os candidatos serão classificados a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% da pontuação do conjunto das provas objetivas, ou obtiver zero em qualquer das provas.
A 2ª Fase – prova de redação – valerá 40,0 pontos, sendo também eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação da prova de redação.
Tanto as provas objetivas quanto a de redação deverão ser realizadas no dia 03 de março de 2013 nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
Validade
O prazo de validade da Seleção Pública será de 12 meses, contado após a homologação final, prorrogável por igual período.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Concurso em Breve

Edital do concurso do BNDES será publicado nesta terça-feira


O edital para o concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será divulgado na terça-feira, dia 18 de dezembro. A seleção, que ocorrerá em 2013, terá vagas para cargos de nível médio e superior.

No nível médio, serão selecionados profissionais para o cargo de técnico administrativo. No nível superior, a seleção para profissional básico abrangerá as seguintes formações: administração, analista de sistemas (desenvolvimento), analista de sistemas (suporte), arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, contabilidade, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia.

As inscrições serão realizadas em janeiro. A expectativa de salário para os cargos de nível médio gira em torno de R$ 4 mil e, para os cargos de nível superior, em torno de R$ 10 mil.

O último concurso do BNDES foi realizado em 2011.