Pesquisa no blog

sábado, 21 de julho de 2012

Processo Seletivo IFRN 2012

Inscrições para cursos superiores acabam este domingo (22)

Terminam este domingo (22) as inscrições de processos seletivos para cursos superiores do IFRN. No total, são oferecidas 192 vagas com ingresso ainda em 2012, na modalidade presencial. São 192 vagas para licenciaturas e tecnólogo em alimentos, com seleção através da nota do ENEM Os candidatos interessadosdevem se inscrever exclusivamente através do site ingresso.ifrn.edu.br.

Edital 16/2012 oferece 138 vagas para os cursos superiores de licenciatura em Matemática (Câmpus Mossoró); Espanhol (Natal-Central); Informática (Natal-Zona Norte) e em Física (Santa Cruz). São disponibilizadas ainda 40 vagas para o Técnólogo em Alimentos (também superior, no Câmpus Currais Novos).
Para este edital, não é cobrada taxa de inscrição. A seleção vai ser feita através das notas do ENEM 2010 ou 2011.

Já o Edital 20/2012 é voltado especificamente para o Curso Superior de Licenciatura em Espanhol, com número de vagas reservadas para convênios. São quatro vagas para os associados da APELE – Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Estado do Rio Grande do Norte – e 10 para os professores em exercício efetivo na educação básica pública para o âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação.

Para o Edital 20/2012, a taxa de inscrição é no valor de R$ 20 e deverá ser paga até 23 de julho. Pode requerer isenção da taxa de inscrição o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que seja membro de família de baixa renda. Para formalizar a inscrição, o candidato deve apresentar a documentação especificada no item 13 do Edital, no período de 30 de julho a 3 de agosto de 2012,  na Diretoria Acadêmica de Ciências do Câmpus Natal – Central do IFRN.

A seleção para o processo seletivo Edital 20/2012 vai ser através de análise do curriculum vitae (que deverá ser entregue junto á documentação exigida). O resultado final será divulgado dia 22 de agosto. Já para o edital 16/2012, a lista dos aprovados será publicada dia 1º de agosto.

O Câmpus Natal-Central do IFRN, onde estão localizados o Câmpus de Educação à Distância e a Diretoria de Ciências citada na notícia, fica na Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol (em frente ao Shopping Midway Mall).

Seleção de professores supervisores do IFRN

Abertas inscrições para seleção de professores supervisores

Abertas inscrições para seleção de professores supervisoresA Pró-Reitoria de pesquisa e Inovação do IFRN divulgou nesta sexta-feira (20) o edital 15/2012 referente a seleção de professores supervisores para os subprojetos de espanhol, física, geografia, informática e matemática das escolas públicas participantes do PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência) - edital MEC/CAPES/DEB 11/2012.

São oferecidas, no total, 31 vagas, distribuídas entre as escolas estaduais de educação básica participantes do Projeto do IFRN, conforme tabela constante no anexo I do Edital.

Para pleitear a bolsa de Supervisor, o candidato deverá atender às seguintes condições:
  • Ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo;
  • Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja selecionado;
  • Ser profissional do magistério da educação básica, em efetivo exercício, na escola pública conveniada;
  • Estar em exercício há pelo menos dois anos na escola conveniada ao projeto PIBID em que a vaga é pleiteada;
  • Estar em prática efetiva de sala de aula;
  • Estar atuando na área em que a vaga é pleiteada (exceto para a área de Informática).
O valor da bolsa para o professor supervisor, com duração de 12 meses, está fixado em R$ 765,00 mensais, a ser concedida diretamente aos beneficiários em conta-corrente, pela CAPES, durante a execução do Projeto.
Os candidatos interessados têm até dia 24 de julho (terça-feira) para realizar a inscrição. As inscrições podem ser feitas de duas maneiras:

Inscrição Presencial:
No interior do Estado: O candidato à bolsa deverá entregar a documentação necessária na Diretoria de Educação e Tecnologia do campus do IFRN ao qual a Escola Estadual em que trabalha esteja vinculada (ver  anexo I do Edital ). No caso das Escolas Estaduais situadas em Marcelino Vieira, Caraúbas e Parnamirim, a entrega deve ser feita nos Polos de Ensino à Distância (EaD) que o IFRN mantém nessas cidades;
Na Zona Norte de Natal: Os candidatos às bolsas das Escolas Estaduais Ana Júlia Mousinho e Walter Duarte Pereira, situadas na Zona Norte de Natal, devem entregar a documentação necessária na Diretoria de Educação e Tecnologia do Câmpus IFRN – Zona Norte;
No município de Natal, exceto Zona Norte: Os candidatos das Escolas Estaduais localizadas no município de Natal, exceto Zona Norte, devem entregar a documentação necessária no Câmpus do IFRN Natal – Central (Av. Senador Salgado Filho), DIAC, na sala dos professores de física, aos cuidados de Edemerson Solano Batista de Morais, Coordenador Institucional do PIBID IFRN/2011.

Inscrição via e-mail
Os candidatos de quaisquer escolas conveniadas listadas no  anexo I podem se inscrever via e-mail. A documentação necessária deve ser enviada para edemerson.morais@ifrn.edu.br. No campo “Assunto” o candidato deve escrever o nome da Escola Estadual onde trabalha e a área a que está se candidatando (exemplo: “E. E. Cesar Lattes, Física”).

Confira:

Projeto

Projeto pune com prisão fraudador de concurso e de vestibular

Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou projeto de lei que criminaliza as fraudes em concursos públicos (PLS 229/12). De acordo com o texto, ficam sujeitas a pena de reclusão de 1 a 5 anos e a pagamento de multa as pessoas que usarem poder político ou acesso a informação privilegiada para favorecer a aprovação de algum candidato.
 
As medidas aplicam-se também aos vestibulares e aos exames de avaliação realizados pelo Ministério da Educação. A proposta será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda relator.

A finalidade do projeto é coibir a prática de favorecimentos que resultem na anulação de etapas e até no cancelamento de concursos. O senador argumenta que as fraudes provocam “prejuízos financeiros e emocionais” aos candidatos.

Segundo Cyro, o pior de tudo é não existir na legislação mecanismos claros que tipifiquem e criminalizem as fraudes em concurso público, tanto de quem as comete quanto de quem se beneficia delas.

O autor do projeto chama a atenção para a necessidade de haver punições severas às fraudes cometidas por “verdadeiras quadrilhas especializadas”.

Prouni 2012


MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Selecionados têm de fazer matrícula até o dia 26 de julho. Declaração de interesse pela lista de espera ocorre entre 2 e 4 de agosto.

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (20) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior.

O candidato selecionado tem entre esta sexta-feira até o dia 26 de julho para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar e apresentar a documentação e providenciar a matrícula.
Candidatos podem conferir resultado da segunda chamada do Prouni (Foto: Reprodução)Candidatos podem conferir resultado da segunda chamada do Prouni

Os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Nesta edição, o Prouni registrou a participação de 456.973 candidatos e 874.273 inscrições — cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos. Eles concorrem a 90.311 bolsas de estudos de graduação em 1.316 instituições particulares de educação superior de todo o país. O número de cursos chega a 322.

Correios convocam aprovados

Correios chamam 3,3 mil aprovados em cadastro de reserva

Convocados são do último concurso, que ofereceu 9.190 vagas. A maioria das vagas (73%) é destinada para a área operacional.


Os Correios iniciaram nesta semana a convocação de 3.302 candidatos aprovados no concurso público realizado no ano passado que estavam em cadastro de reserva. A maioria das vagas (73%) é destinada para a área operacional, nos cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Todos os estados foram contemplados.
  
As novas vagas, autorizadas pelo Ministério do Planejamento no final de junho, integram o quantitativo total de 9.904. As outras convocações ocorrerão a partir de janeiro e abril de 2013, de acordo com os Correios.

Antes da contratação, os novos empregados passarão por exames médicos e, em seguida, por treinamento que varia conforme o cargo. A expectativa da empresa é de que os profissionais já estejam em seus locais de trabalho até a segunda quinzena de agosto. Das 3.302 vagas, 2.004 são de carteiros, 429 de operadores de triagem e transbordo, 699 de atendentes comerciais e 170 de administradores (nível superior).
Mulher em teste físico dos Correios (Foto: Adriana Manfredini/Correios)
A empresa pública informou que possui sistemas de dimensionamento da força de trabalho que indicam a necessidade de pessoal para cada uma de suas unidades. Por isso, o número de vagas disponibilizadas visam atender às demandas levantadas por esses sistemas, seja para a reposição dos quadros face às vacâncias que ocorreram no período, seja para ampliação do quadro pelo crescimento da necessidade de pessoal.

A ECT esclarece que não há terceirização ilegal na empresa, que diz cumprir a legislação vigente (Lei 6.019/74) que respalda a contratação de mão de obra terceirizada para “atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços”, sempre em caráter provisório.

O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio de 2011, ofereceu o total de 9.190 vagas, em 39 cargos, sendo 34 de nível superior e 5 de nível médio. Foram mais de 1 milhão de inscritos. De acordo com os Correios, o número de contratações do concurso superaram o número de vagas.
 
Foram oferecidas 8.346 vagas de agente dos Correios - 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo -, e 829 vagas de nível superior (analistas) e 15 de nível médio técnico (auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho).

sexta-feira, 20 de julho de 2012

UFRN

UFRN irá atender alunos da rede pública em consultórios itinerantes

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe quatro consultórios móveis para atendimento odontológico e oftalmológico. A iniciativa faz parte do projeto Consultórios Itinerantes, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Saúde.

O projeto consiste na utilização de caminhões como consultórios para atendimento de alunos da rede pública de ensino, promovendo a saúde bucal e identificando patologias da visão.

Segundo a diretora do Hospital de Pediatria (HOSPED) da UFRN, Jozana do Rosário Moura Caetano, os consultórios estão vinculados aos hospitais universitários e são totalmente equipados e modernos.

Ao todo são 37 veículos distribuídos em todo o território brasileiro. Inicialmente, os veículos devem permanecer no município onde se localizam os hospitais universitários para posteriormente se dirigirem a todos os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal.

Ainda segundo a professora Jozana Moura, a UFRN deve contatar as secretarias estaduais e municipais de educação e saúde para firmar acordo quanto à manutenção, segurança e cadastro de alunos a serem atendidos.

Os caminhões devem chegar à UFRN no terceiro trimestre deste ano, ou seja, entre julho e setembro. São dois consultórios odontológicos destinados ao Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz; um oftalmológico para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL); e um odontológico para o HOSPED.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

1ª Avaliação do Proitec 2012

Primeira avaliação do Proitec 2012 acontece este domingo (22)

Primeira avaliação acontece este domingo (22)A primeira prova do ProITEC – Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – acontece este domingo (22), das 13h às 17h, no local indicado no cartão de inscrição do candidato.O recomendável é que os alunos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência
Aqueles que ainda não estão com o cartão devem imprimi-lo o mais rápido possível, acessando o espaço do candidato – proitec.ifrn.edu.br, onde devem ser preenchidos os campos do quadro “Buscar Inscrição”.

A recomendação é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência aos locais de prova, já que os portões serão fechados às 12h45. Quem chegar após esse horário não poderá realizar as provas. Para ter acesso ao local de prova, o aluno deverá apresentar o documento de identificação informado no ato da inscrição, além do cartão de inscrição.

Na primeira avaliação do ProITEC, os candidatos vão responder uma prova escrita com 40 questões de múltipla escolha. As questões são referentes ao conteúdo das unidades 1 a 5 do livro texto. O gabarito preliminar será disponibilizado neste site, no mínimo uma hora após o encerramento da aplicação das provas.

A segunda avaliação do ProITEC acontece dia 30 de setembro. O Programa tem o objetivo de reforçar o aprendizado dos alunos do ensino fundamental da rede pública de educação. Os resultados obtidos por eles são utilizados como seleção para os cursos técnicos na forma integrada do IFRN. 
Acesse a página do ProITEC.

Educação

Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira lei que prevê o abatimento da dívida de instituições de ensino superior por meio da oferta de bolsas integrais do Prouni (Programa Universidade para Todos), destinada a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa.
A medida, incluída em lei que trata de temas variados --como a extensão do RDC (Regime Diferenciado de Contratações para obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento),-- recebeu seis vetos, sugeridos pelos ministérios da Educação, Fazenda e Planejamento.
Entre os pontos vetados, está o item que previa um desconto de 60% no valor de multas aplicadas às instituições sem fins lucrativos, decorrente do atraso do pagamento da dívida com o Estado. "O veto (...) garante o mesmo tratamento a todas as instituições participantes do Proies", afirma a justificativa publicada no "Diário Oficial" da União de hoje.
Foi mantido, no entanto, o artigo seguinte, que prevê desconto de 40% nas multas --ou seja, todas as instituições que aderirem à medida poderão ter esse abatimento.
O Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) foi o nome dado ao benefício concedido às instituições de ensino superior. Um dos objetivos da proposta, diz o texto, é "a recuperação dos créditos tributários da União".
As instituições interessadas em aderir ao programa poderão converter até 90% da sua dívida em bolsas do Prouni. Os outros 10% poderão ser parcelados num prazo de 15 anos. Em contrapartida, elas deverão atender alguns requisitos, como a "demonstração periódica da capacidade de autofinanciamento e da melhoria da gestão".

Dicas de aprovados em concursos

Primeiros colocados em concursos públicos dão dicas




Passar em um concurso público tem sido o objetivo de muitos profissionais. A estabilidade e os salários atraentes são algumas das razões que fazem destes processos seletivos uma verdadeira batalha. Se conquistar uma vaga é difícil, alcançar a primeira colocação é mais ainda. Porém, há aqueles que vencem todos os outros candidatos e chegam lá. Será que existe o tal segredo da vitória?

— Geralmente, os que chegam nas primeiras colocações são candidatos experientes. Eles sabem como estudar e buscam formas eficientes de se preparar. Um dos grandes problemas é a pressa. Eles simplesmente param tudo e estudam de forma obsessiva. Terminam ficando desgastados emocionalmente e sacrificam a própria vida. Muitos, inclusive, desistem — afirma Alexandre Maia, psicólogo especializado em concursos.

Felipe Loureiro, de 25 anos, passou em seu primeiro concurso aos 16, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Ele abandonou a vida militar e, quando prestou vestibular para administração, foi bem-sucedido em todas as instituições públicas, optando pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele, que ainda está na faculdade, passou em primeiro lugar no concurso do BNDES, para o cargo de técnico de arquivo. No concurso da Eletronuclear, onde trabalha atualmente, passou em quarto lugar, para a mesma ocupação. Tantos resultados positivos são, segundo Loureiro, graças ao controle emocional e a muita dedicação.

— Concurso é perseverança, não há fórmulas de sucesso. Eu me preparei conciliando faculdade e trabalho, dedicando quatro horas diárias aos estudos, durante a madrugada. Foi bastante cansativo, mas a motivação é estimulante. Conhecer bem a banca examinadora é essencial, por isso sempre estudo baseado em provas anteriores. Além disso, a minha tranquilidade me fez não perder o foco e manter a calma durante as provas — analisa Loureiro, que já está se preparando para concorrer ao cargo de agente da Polícia Federal.

Criar uma rotina de estudo é uma atitude defendida por Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso. Ele destaca a importância de não começar se exigindo muito e ir aumentando a carga de estudo aos poucos:

— O candidato deve construir o hábito de estudo, e esse é um processo gradual. No inicio, ele vai dedicar duas ou três horas por dia, e vai aumentando lentamente. Quando tiver efetivamente conseguido avançar em algumas disciplinas, pode abrir espaço para outras. Não há nada pior do que se propor a estudar muitas horas por dia e acabar não conseguindo cumprir o compromisso e ter um desempenho abaixo do esperado.

Flávia Picanço, que passou em primeiro lugar no primeiro concurso que tentou, para o cargo de técnico no Ministério Público da União (MPU), afirma que reservar alguns momentos para o descanso foi importante na sua trajetória.

— Aproveitei que estava desempregada e tinha tempo para me dedicar bastante, mas em alguns momentos do dia e aos domingos tentava esquecer um pouco os livros e me distrair. Eu fiz um cronograma e dediquei cada etapas do dia (manhã, tarde e noite) para diferentes matérias. Saber me organizar e manter o foco foram essenciais na minha trajetória — afirma a jovem de 30 anos, formada em engenharia, mas que pretende se manter no serviço público e tentará agora o certame da Receita Federal.

A ansiedade pode ser uma adversária dos candidatos no momento do tudo ou nada. Muitos querem estudar até o último momento e podem acabar se prejudicando. Juarez Lopes, diretor do Instituto de Otimização da Mente (IOM), critica o estudo até o último segundo:

— Acredito que quem realmente se preparou deve dedicar o dia anterior ao exame a alguma atividade de lazer. É preciso mudar a rotina, além de procurar dormir cedo. Estudar até a hora da prova pode provocar o tão temido “branco”, quando o candidato esquece de boa parte do que estudou.

Da Agência O Globo

Direito do empregado ao prestar um concurso

Projeto autoriza ausência de empregado que presta concurso




Proposta em tramitação na Câmara concede ao empregado o direto de faltar ao trabalho por até 8 horas a cada período de 30 dias para fazer provas de concurso público. De acordo com o texto, a ausência será concedida em horas consecutivas ou não, sem prejuízo do salário.

O Projeto de Lei 3662/12, de autoria do senador Itamar Franco, morto em 2011, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT-Decreto-Lei 5.452/43).

Hoje, o empregado já pode faltar ao serviço sem prejuízo do salário para prestar vestibular; doar sangue; tirar título eleitoral; em caso de falecimento do cônjuge, pais, filhos ou irmãos; em virtude de casamento e nascimento de filho e pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.


Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo , será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Educação

MEC quer novos critérios para carreira de professores de institutos

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vão formar um grupo de trabalho para formular uma nova proposta de ascensão para a carreira dos professores dos institutos federais. A categoria está em greve há um mês, junto com os professores das universidades federais.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, que se reuniu na tarde desta quarta-feira com os reitores dos institutos federais, os docentes dessas instituições têm um perfil de formação diferenciado. Ao contrário do corpo docente das universidades federais, em que pelo menos dois terços têm doutorado, nos institutos os profissionais têm uma formação mais técnica. Por isso o grupo de trabalho vai definir quais serão os critérios para progressão na carreira que não levem em conta apenas os títulos.

"Uma parcela importante do corpo docente dos institutos tem especialização ou um profundo conhecimento tecnológico não associado à titulação. Essas especificidades precisam ser observadas", disse o ministro. A proposta deverá ser apresentada no prazo de 60 dias.

A reestruturação da carreira é uma das reivindicações dos profissionais em greve. Além disso, a categoria quer a criação de um piso para os professores de R$ 2,4 mil e a promoção imediata de concurso público para acompanhar a expansão da rede federal de educação profissional.

Educação em Campo Redondo

Movimento de Greve

Ato Público em Campo Redondo


Vestibular 2013 da UFRN

Inscrições para Vestibular 2013 da UFRN começam na segunda-feira

 
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), abre na próxima segunda-feira, 23 de julho, o período de inscrições para o Vestibular 2013, que será feito, exclusivamente, via internet. As inscrições continuarão até o dia 27 de agosto.

Para concorrer a uma das 3.015 vagas ofertadas este ano, o candidato necessita de um documento de identificação, conforme o item 14 do edital, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher todos os campos do formulário de inscrição, e enviar, eletronicamente, uma foto no tamanho 3x4 no formato jpeg.

O formulário e o edital do vestibular estão disponíveis no site da COMPERVE, que pode ser acessado através do link www.comperve.ufrn.br, na área do Vestibular 2013.

Após o envio do formulário com foto, o candidato não contemplado pela isenção deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00. Esse pagamento deve ser realizado até o dia 28 de agosto. Os candidatos isentos devem imprimir o comprovante de inscrição.

É importante que o candidato verifique, a partir de 14 de setembro, a validação de sua inscrição. Caso não tenha sido validada, ele deverá entregar, na sede da COMPERVE, no período de 17 a 28 de setembro de 2012, no horário das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, cópia do Comprovante de Pagamento (para o candidato pagante) ou do Comprovante de Inscrição (para o candidato isento), ou ainda enviar via fax (0XX84 3211-9202) ou pelo e-mail comperve@comperve.ufrn.br.

Se o problema constatado for com a foto, o candidato deve encaminhar, eletronicamente, por meio de formulário específico uma nova foto.

As provas serão aplicadas de 25 a 27 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os locais das provas serão divulgados também no site da COMPERVE, dia 7 de novembro.

Este é o ultimo vestibular realizado pela UFRN. A partir de 2014, a Instituição adotará de forma integral o ENEM/SiSU, como forma de acesso aos seus cursos de graduação.

Processo Seletivo para Física no IFRN

Inscrições para Licenciatura em Física vão até domingo (22)

Curso oferece 36 vagas para ingresso em 2012.2 
 
Estão abertas até domingo (22) as inscrições para o processo seletivo destinado ao ingresso no curso de Licenciatura em Física (noturno - 2012.2) do Câmpus Santa Cruz. Estão sendo oferecidas 36 vagas através do Edital 16/2012, que também contempla outros quatro cursos superiores do IFRN. A seleção utilizará como critério exclusivo para classificação dos candidatos as notas obtidas nas edições 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico http://ingresso.ifrn.edu.br/ até as 22h do próximo dia 22 de julho.

Vagas de Estágio nos Correios

Correios RN - 49 vagas abertas no Programa de Estágio 


         Com o objetivo de preencher 49 vagas e formar cadastro de reservas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por meio da Diretoria Regional do Rio Grande do Norte, informou que realizará processo seletivo para Estagiários de nível Superior.Segundo o edital de abertura, são oferecidas vagas em Natal para estudantes dos cursos de Direito, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Ciências Contábeis, Serviço Social, Psicologia e Engenharia da Computação, em Mossoró e Currais Novos para alunos de Administração e em Mossoró para universitários do curso de Ciências Contábeis. 
 
Benefícios:  Os Estagiários receberão a bolsa de R$ 399,95 por mês, além de auxílio transporte de R$ 75,79 mensal, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado a ser usufruído nos últimos 15 dias que antecedem o término do Termo de Compromisso, no caso do estágio ter duração de seis meses.
 
Como se inscrever: Para concorrer, o interessado deverá estar matriculado com frequência efetiva em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas com a ECT, ter obtido média mínima de 6,0 nas disciplinas cursadas no último semestre ou no último ano, ter concluído pelo menos o primeiro ano no sistema anual ou estar cursando o 3º semestre no sistema semestral e para o curso de Direito o estudante deverá ter concluído 50% das disciplinas.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida no período de 23 de julho a 7 de agosto pelo site www.correios.com.br/institucional/concursos/correios e enviada para o e-mail gerec-seco-captacao-rn@correios.com.br ou entregue pessoalmente na rua Padre João Damasceno, nº. 1900, Anexo A, Lagoa Nova, Natal, juntamente com a cópia do histórico escolar, declaração de escolaridade e cópia legível dos documentos que comprovem as atividades extracurriculares.
 Este processo seletivo será composto análise curricular e análise de documentos e terá a validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pronatec 2012

Secretaria de Educação prorroga inscrições do Pronatec até sexta-feira


As inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec 2012.2 foram prorrogadas. Estudantes da rede estadual de ensino, que estejam cursando o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período, podem se inscrever no site www.pronatec.rn.gov.br até a próxima sexta-feira (20). Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Neste segundo semestre estão sendo oferecidas oito mil vagas para cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada, distribuídas em 16 municípios pólos. Os resultados da primeira chamada para esses cursos serão divulgados no dia 23 de julho. Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 1º de agosto para os cursos FIC. Para os cursos tecnológicos, com carga horária superior, as inscrições foram encerradas e as matrículas já estão ocorrendo. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.

Sisu 2012

Matrículas dos aprovados na 2ª chamada do Sisu começam hoje


Os estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm hoje (17) e amanhã (18) para comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados e fazer a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.
A recomendação é que os candidatos entrem em contato com a instituição para saber o local, o horário e os documentos necessários para fazer a matrícula. Os estudantes que não foram aprovados nem na primeira nem na segunda chamada ainda poderão participar de uma lista de espera que será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas remanescentes. Os candidatos deverão manifestar o interesse em participar dessa lista pelo próprio site do Sisu, até quinta-feira (19).

O sistema foi criado para unificar a oferta de vagas em universidades públicas e institutos federais de educação profissional, em substituição aos vestibulares. As vagas são preenchidas de acordo com a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).