Pesquisa no blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Enem 2012

Inep apresenta mudanças no Enem a secretários de Educação

O novo sistema de segurança do Enem e as alterações aplicadas na formulação das questões e na avaliação do exame foram apresentados nesta quinta-feira pelo presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, na abertura da reunião ordinária do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) em Palmas (TO).

Luiz Cláudio Costa destacou os procedimentos para garantir a máxima segurança possível ao exame, incluindo precauções que vão desde a preparação das questões que serão escolhidas por especialistas até a impressão e distribuição das provas. O exame bateu recorde de inscrições este ano, com quase 5,8 milhões de candidatos. Luiz Cláudio esclareceu que depois da criação de um Comitê de Governança, responsável por definir as principais questões relativas ao Enem, o edital ficou mais completo e este ano, pela primeira vez, não houve contestação jurídica e houve uma reavaliação sobre as redações do Enem e as formas de correção. “É preciso que o estudante tenha confiança no Enem”.

Em julho, anunciou o presidente do Inep, será divulgado o Guia do Estudante, com orientações de como acontecem as avaliações, as correções, como solucionar as dúvidas etc. As provas no Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e o INEP vai investir 2 milhões em editais para promover estudos e discussões sobre correção de textos.

Pelo menos duas das modificações apresentadas pelo presidente do Inep foram debatidas internamente no Consed, ambas relacionadas à concessão de certificações de ensino médio. O Inep tornou mais rigorosa a concessão ao subir para 450 a pontuação mínima dos candidatos maiores de 18 anos que não concluíram os estudos e também impediu que os estudantes regulares sem conclusão do ensino médio conseguissem se inscrever para obter a certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário