Pesquisa no blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Enem 2012

5,7 milhões farão o Enem, que acontece nos dias 03 e 04 de novembro

Candidatos no Enem 2012 (Foto: Divulgação) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente desde 1998, ganhou novo formato em 2009: passou ser realizado em dois dias, em um total de 10 horas de prova. Com 180 questões e uma redação, o exame é divido em quatro grupos de conteúdo, cada um com 45 questões: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática.

Além do maior número de questões, o Enem passou a ser utilizado como prova de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras; e para a o recebimento de bolsas de estudo em universidades particulares, através do ProUni. O exame também pode ser usado para obtenção de financiamentos através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

O Enem, que só aceita inscrições pela internet, recebeu mais de 6,4 milhões de pré-inscrições, entre 28 de maio e 15 de junho. Para confirmar a inscrição, os pré-inscritos precisaram pagar uma taxa de R$ 35,00 (mesmo valor dos últimos anos) ou então pedir isenção da taxa. Os alunos que cursaram o último ano do Ensino Médio em escola pública ou informaram não ter condições de arcar com o valor, podem ter sua isenção deferida pelo Inep, e ficam dispensados do pagamento da taxa. Após o encerramento do prazo de pagamento, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que organiza o Enem, contabilizou cerca de 5,7 milhões de inscritos na prova de 2012.

Candidato fazendo prova anterior do Enem (Foto: Divulgação)
Um cartão de confirmação contendo local, data e horário da prova, além da opção de língua estrangeira, chegará no endereço de cada candidato até o dia 26 de outubro. O exame acontece nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o território nacional. Às 13h do sábado, dia 3, serão realizadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física), com 90 questões. No domingo, às 13h, serão realizadas a Redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para a realização da prova e a marcação do  cartão resposta e no segundo, cinco horas e meia.

É importante ficar atento à redação, que deve ser de tipo dissertativo-argumentativo. A nota da redação, assim como as quatro outras provas do Enem, varia de zero a mil pontos. O Inep preparou um manual de redação para os candidatos. "A redação no Enem 2012 – Guia do participante” é um documento que explica a nova forma de correção da prova e dá exemplos de redações comentadas. Os textos presentes no manual  tiveram nota máxima no Enem 2011.

Segundo o calendário do Enem divulgado pelo Inep, o gabarito será divulgado no site do exame no dia 7 de novembro e o resultado final, no dia 28 de dezembro. Com o resultado do exame, os alunos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde poderão concorrer a uma vaga em universidades públicas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário