Pesquisa no blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UFRN em 2012

Balanço da UFRN revela evolução e crescimento com qualidade em 2012

A conquista da primeira colocação entre as universidades federais do Norte-Nordeste, conforme avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), baseada no Índice Geral de Cursos (IGC), no início de dezembro, mostrou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte cresceu com qualidade.
Aliado a esse resultado, a avaliação externa atestou ainda a qualidade do ensino na UFRN, com o reconhecimento de 22 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, no campus central e nos campi do interior, cujos conceitos demonstraram um bom padrão de qualidade, alguns dos quais com conceitos 4 e 5. Como exemplo, cita-se o conceito 5 do Curso de História do CERES/Caicó.

Com 122 cursos, a graduação presencial teve um crescimento de 8,75%, e o número de alunos saltou de 26.368 para 28.674, enquanto a graduação a distância cresceu em 42,86%, e o número de alunos, 58,27%.

Na pós-graduação, o número de matrículas avançou em 26,27% e o número de cursos stricto sensu cresceu 9,4%. Foram, ainda, aprovados oito novos cursos para funcionar a partir de 2013, quais sejam: mestrados profissionais em Energia Elétrica, Ensino em Saúde, Gestão de Processos Institucionais e em Letras, o mestrado em Música e os doutorados em Fisioterapia, Geografia e Sistemática e Evolução.

A mobilidade acadêmica tem sido incentivada e, no âmbito nacional, a UFRN recebeu 23 estudantes e encaminhou 25 a outras instituições de ensino superior do País. No âmbito internacional, 52 acordos foram firmados neste ano de 2012, resultando no intercâmbio de mais de 200 alunos. Foram recebidos 23 estudantes pela UFRN e 197 foram encaminhados para instituições do exterior, através dos acordos de cooperação internacional firmados com 124 instituições internacionais.

Atuando com 278 grupos de pesquisas, que trabalham com cerca de 1.630 projetos, a UFRN obteve um bom desempenho na área da pesquisa, registrando 4.806 pesquisas publicadas somente este ano, oportunizando captação de recursos e contratação/formação de recursos humanos e de políticas institucionais arrojadas. Há destaque, também, para o aumento das Empresas Juniores (mais 10) além de o número de registro de patentes ter dobrado em relação a 2011, chegando a mais de 50 registros neste mês de dezembro, desde a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em 2007.

Convém, ainda, destacar algumas premiações que contemplaram pesquisadores da UFRN, como o Prêmio Finep de Inovação Nordeste 2012, que premiou professores do Departamento de Computação e Automação e da Escola de Ciência e Tecnologia, e o Prêmio Desafio Sebrae 2012, etapa estadual, que premiou uma equipe de estudantes de diversos cursos da UFRN que desenvolveram uma empresa de polpa de fruta.

As 1.368 ações de extensão desenvolvidas em 2012 tiveram o objetivo de consolidar as proposições contidas no Plano de Gestão 2011/2015, referenciadas no PDI 2010/2019, que apontaram para a continuidade e o aprimoramento das ações em andamento. Com isso, houve um crescimento em relação a 2011 de 14,29%, entre projetos, eventos e cursos realizados.

Uma das prioridades da atual gestão é a assistência aos estudantes, que se materializou por meio de apoio pedagógico e de ações de permanência, especialmente aos 655 residentes, além da criação de auxílios atleta (8), óculos (85) e creche (31) e da ampliação de outros auxílios como moradia, alimentação e transporte. Aliado a isso, foram realizados seis eventos culturais, com participação de seis mil estudantes e 22 atividades esportivas, envolvendo cerca de 2.500 estudantes.

Os estudantes também foram premiados na área de esportes. Entre essas premiações destacam-se a I Copa de Voleibol das Universidades Federais do Nordeste, quando a equipe feminina sagrou-se campeã, e o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, realizado em João Pessoa, que deu a medalha de ouro a uma aluna da UFRN.

No campo administrativo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desenvolveu um conjunto de ações com o objetivo de proporcionar oportunidades de realização profissional, fomentando a cultura de responsabilidade pública e a postura ética, contribuindo para que a Instituição atingisse suas metas. Entre outras ações, foram implantados e implementados o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento e o Programa Qualidade de Vida, bem como foi lançado e viabilizado o Programa de Capacitação Permanente para Gestores.

Paralela ao crescimento acadêmico e de pesquisa, continuou a expansão da estrutura física da UFRN, com 55 obras em andamento e 45 concluídas. Outras obras foram contratadas, algumas iniciadas no final de 2012 e outras para janeiro de 2013, como o Projeto de Modernização do Parque Poliesportivo da UFRN, no valor de R$ 8 milhões, que garantirá a reestruturação do Sistema Elétrico e a construção da pista de atletismo e do campo de futebol oficial para que seja suporte da Copa 2014.

“Esses dados demonstram que cada meta alcançada pelos diversos setores e unidades acadêmicos contribuiu para o crescimento com qualidade, prioritário para a UFRN”, afirmou a reitora Ângela Paiva Cruz. Ela acrescentou, ainda, que “esse é o resultado do esforço coletivo – docentes, discentes e técnicos-administrativos, que incorporaram e trabalharam arduamente junto à administração central para essa conquista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário