Pesquisa no blog

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Clínica Escola da FACISA

Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA realiza cerca de 300 atendimentos gratuitos por dia

 

Com apenas um semestre de funcionamento, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já atendeu 1.606 pessoas gratuitamente em diversas especialidades.
O espaço realiza cerca de 300 atendimentos por dia de pacientes encaminhados da rede pública de saúde e de moradores da região que procuram o serviço nas áreas de ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, angiologia cardiorrespiratória, saúde da criança, da mulher e da gestante.

A Clínica Escola funciona na sede da FACISA, no centro do município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. O local possui equipamentos de última geração, incluindo piscinas, e ambientes apropriados para a consulta das diversas especialidades.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da FACISA, Roberta de Oliveira Cacho, explica que a busca por atendimento é muito grande. “Somos muito procurados, mas infelizmente não acolhemos todos”, conta. Apesar da clínica oferecer o maior serviço fisioterapêutico na região, a extensa demanda impede que todas as pessoas que procuram os serviços possam ser atendidas.
Além de prestar um importante serviço à sociedade, a Clínica Escola é um espaço para a evolução dos futuros profissionais. São cerca de 200 alunos do curso de Fisioterapia da FACISA, que realizam o atendimento aos pacientes sob a supervisão de professores e técnicos.

O trabalho na clínica é semestral e as especialidades oferecidas para os pacientes variam de acordo com as disciplinas que são ofertadas no curso. Dessa forma, os estudantes aliam teoria e prática durante a graduação e dentro da própria Universidade.
Segundo a professora Karla Luciana Magnani, a experiência é de essencial relevância para os universitários. Os alunos podem não apenas colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula, como também passam a ter melhores condições de escolher o campo da Fisioterapia em que desejam trabalhar e se especializar. “É o exercício da profissão em si”, enfatiza Magnani.

Já para os pacientes, os benefícios são enormes. O tratamento fisioterapêutico tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. “Muitos voltam a realizar atividades simples do cotidiano que antes estavam impedidos de fazer, como caminhar, varrer a casa, brincar com os netos”, comenta Karla Magnani.

A moradora de Santa Cruz Francisca Nascimento de Lima é uma prova de que o atendimento da Clínica Escola melhorou a saúde da população local. Aos 62 anos de idade, com problemas cardiorrespiratórios e depressão, passou a fazer fisioterapia duas vezes por semana e notou uma mudança significativa em sua vida. “Antes eu ficava muito cansada com qualquer coisa que eu fizesse, mas agora me sinto bem. Até minha pressão está normalizada”, diz.
Feliz com o resultado, “dona” Francisca garante que vai se inscrever para mais um semestre de atividades. “O atendimento é ótimo e os estudantes são muito competentes. Quero continuar fazendo o tratamento até que eu fique 100% novamente”, afirma.

Mais informações sobre a Clínica Escola podem ser obtidas através do telefone 3291-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário