Pesquisa no blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Plano de expansão da UFRN em Santa Cruz

UFRN tem moderno plano de expansão e pretende transformar Santa Cruz em um moderno centro de ensino de saúde

terrenodnerpronto1O Blog do Édipo Natan falou com exclusividade com o diretor do campus de Santa Cruz da UFRN, Ênio Walker, que apresentou o moderno plano de expansão que a universidade tem para Santa Cruz nos próximos anos.

O plano de expansão passa por duas frentes: ampliação do campus da UFRN, com um maior espaço físico para ampliação de cursos, e ampliação do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), para melhor atender os alunos do campus.
Para ampliar seu espaço físico, a UFRN já trabalha com a instalação de um bloco moderno no terreno localizado no bairro DNER, as margens da BR-226, que pertence à união e que seria sede do Fórum Municipal, Ministério Público, parte doada para Prefeitura de Santa Cruz, IBGE e INSS.

Como a união prioriza a educação, a UFRN saiu na frente e deve ficar com o terreno e abrigar um moderno bloco com estrutura para abrigar os cursos de Medicina, Educação física, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia. "Este terreno teria um moderno centro esportivo, para o curso de Educação Física, com campos de futebol, ginásio e pista de atletismo, e clínicas de Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, estes dois últimos cursos que já devem ser instalados até 2015", afirmou professor Ênio Walker.
Para dar suporte na aprendizagem destes novos alunos, a UFRN entende que tem que ampliar a estrutura do Hospital Universitário Ana Bezerra. A ideia é transformar o hospital, que hoje só trabalha com clínicas gineco-obstetrícia e pediatria, atenda também com clínicas médicas e cirúrgicas, deixando hospital modelo para ajudar no ensino destes alunos. O município ficaria, praticamente, apenas com a responsabilidade de dar melhor suporte no atendimento de urgência.

Para isto acontecer, a UFRN quer a doação do terreno da Escola Municipal Miguel Lula de Farias, para construir no local um novo hospital Ana Bezerra, com esta ampliação sendo feita.
miguellulaÉ aí que está o impasse de momento. A prefeitura já teria conseguido recursos para construir um novo Miguel Lula para doar o terreno onde funciona a escola atualmente a UFRN, mas construiria esta nova escola no terreno do DNER que seria doado a ela, mas que hoje, a UFRN tem preferência para construir a ampliação do campus. "Estamos conversando com a prefeitura para ver a possibilidade da administração conseguir a doação de outro terreno, pois precisamos de todo o terreno do DNER para construir nossa ampliação e também precisamos do terreno do Miguel Lula para ampliar o Ana Bezerra. Estamos confiantes nos avanços das conversas e na resolução do impasse", afirmou o diretor do campus de Santa Cruz.

O que se sabe é que esta ampliação seria um marco para o futuro de Santa Cruz, pois o município teria um grande centro de ensino na área da saúde e um novo hospital que serviria para atender melhor a população do município e da região.
As negociações entre UFRN e Prefeitura de Santa Cruz continuam na esperança do impasse ser resolvido e Santa Cruz conquistar estes importantes avanços, que trarão melhorias para a saúde da população a médio prazo.

Fonte: Blog do Édipo Natan

Nenhum comentário:

Postar um comentário