Pesquisa no blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dicas para os vestibulandos

Confira dicas para escolher o seu curso no Vestibular 2013 da UFRN

Na expectativa para o que promete ser o vestibular mais concorrido dos últimos anos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já que apenas 3.015 vagas serão ofertadas pela via vestibular, enquanto o restante será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ainda correm para realizar a inscrição no processo seletivo que se encerra na próxima segunda-feira, 27.

Em muitos casos a indecisão sobre qual carreira seguir, passa pelo mercado profissional, concorrência para as vagas e até a pressão externa de familiares. De acordo com o professor de Física e diretor do Overdose Colégio e Curso, Carlos André, “Muitos alunos fazem a escolha somente pelo lado financeiro, independente de uma satisfação profissional, ou ainda por tal curso ser mais fácil de entrar e no meio da faculdade desiste. Porém nesse momento é preciso saber em que área se identifica mais com seu perfil e mostrar dedicação independente de sua escolha”, disse o professor.

Para a estudante Adriana Vasconcelos, 31 anos, a decisão por tentar o ingresso no curso de Medicina na UFRN partiu pela sua vocação em trabalhar na área da saúde. “É a terceira vez que vou tentar o ingresso na universidade, me identifiquei com Medicina por ser uma profissão valorizada e ter vontade de trabalhar com o público salvando vidas”, disse a estudante.

Adriana também acredita que com uma boa preparação e perseverança é possível alcançar a aprovação no último vestibular realizado na UFRN. “Estou me dedicando bastante, renunciando muitas coisas para estudar, fazer simulados para conseguir a aprovação. Como no próximo ano será apenas pelo Enem, que ainda não é um processo com total credibilidade, prefiro a forma tradicional e confiável da UFRN”, disse a vestibulanda.

Apoio motivacional


O vestibulando Vitor Palácios deixou para realizar sua inscrição para o Vestibular somente na noite da última terça-feira. “Eu escolhi fazer Engenharia Civil por ter uma aptidão com essa área e as disciplinas. Deixei minha inscrição para última semana para fazer com um amigo que passa mais motivação e atenção na hora de preencher o formulário”, contou Vitor.

O estudante que vai encarar pela primeira vez o vestibular da UFRN espera que este seja o mais complicado dos últimos tempos. “Acredito que será mais difícil e concorrido por ser o último elaborado pela Comperve, mas estou estudando o ano todo para conseguir a glória”, afirmou.

Inscrições

As incrições terminam nesta segunda-feira, 27, através do site www.comperve.ufrn.br. A taxa é de R$ 110 e poderá ser paga até um dia após o final das inscrições, 28. Os candidatos podem escolher até dois cursos para se inscreverem, desde que eles pertençam a uma mesma área.
 
No dia 7 novembro serão publicados os locais de provas, que serão aplicadas entre os dias 25 e 27 seguintes nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Ao todo, os vestibulandos precisarão responder 116 questões.
 
No primeiro dia serão 60 perguntas objetivas sobre Física, Química, Biologia, Matemática e Língua Estrangeira. Já no segundo terá uma redação e mais 44 questões das disciplinas de Português, Literatura, História e Geografia. No terceiro e último dia serão aplicadas 12 perguntas discursivas sobre três matérias específicas ao curso escolhido.
 
A data de divulgação do resultado final não foi informada. Este é o último processo seletivo organizado pela instituição, que a partir do próximo ano adotará o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de maneira integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário