Pesquisa no blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Língua Portuguesa

As variações linguísticas do português

Conheça as diferenças entre a norma culta e as expressões coloquiais. Tema é recorrente em provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Você sabe bem a diferença entre língua que falamos no dia a dia e a norma culta? A variação linguística é o assunto desta quarta-feira (22), no Projeto Educação 2013, e um dos grandes temas da prova de português do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Explicar pelo telefone detalhes de contratos, procedimentos, anotar e passar reclamações. Esta, nem, sempre, é uma tarefa fácil. Em uma empresa de telemarketing, o atendente usa o português coloquial. Ele fala da forma mais simples possível; assim, o cliente entende tudo com mais facilidade.

A linguagem coloquial é a que usamos no dia a dia. Não é errada, mas existe uma forma correta de falar, que é a linguagem culta, aquela que segue as normas gramaticais. "No dia a dia, nós nos expressamos de maneira mais livre, coloquial. No entanto, na hora de escrever bem, de elaborar um texto mais complexo, na hora de falar da maneira correta, é preciso conhecer bem a norma culta, a norma padrão. Por exemplo, dizer 'eu lhe conheço' é coloquial. A forma correta é 'eu a conheço', porque conhecer é um verbo transitivo direto", explica o professor Vicente Santos.

No telemarketing, existem erros muito comuns.  "Eu entendo, porém o senhor sabe que a empresa 'lhe' considera muito", diz a atendente de telemarketing, Manu. "Esta expressão é coloquial, como todo mundo usa no dia a dia. No entanto, se ela quiser seguir a norma padrão, o correto é: '- senhor, a empresa o considera muito'. Como é um verbo transitivo direto, será usado um pronome 'o', e não um pronome 'lhe'", acrescenta o professor de português.
"'Teve' alguns problemas no seu contrato?", pergunta o atendente Tiago. "Ele também utilizou-se da coloquialidade. O verbo 'ter' não deve ser usado no sentido de existir. A rigor, seria: 'Houve alguns problemas no seu contrato?'".
E entre tantas regras, como ficam as declarações de amor? Formais ou coloquiais? "Quando alguém fala ' você sabe que te amo' comete um erro grave. Primeiro porque você não combina o 'tu' com o 'você'. Aí, há uma mistura de tratamento. O correto seria: 'você sabe que eu a amo?' Ou ainda: 'Sabes que eu te amo?'. Não se pode misturar o 'tu' com o 'você' na norma padrão", finaliza Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário