Pesquisa no blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ENEM 2012

 



Dicas para as provas de língua estrangeira do Enem


Muita gente acha que a prova de língua estrangeira é um bicho de sete cabeças, mas professores adiantam que o teste do Enem não é dos mais complicados. A prova de idiomas faz parte da área de Linguagens, Códigos e suas Técnologias, junto com língua portuguesa, e é aplicada no segundo dia de exame. Independentemente da opção por espanhol ou inglês, os especialistas no assunto concordam que a leitura é fundamental para se dar bem. E para quem não é muito chegado à disciplina, a boa notícia é que o estudo pode ser aliado a assuntos de interesse pessoal.

Para o professor de inglês João Lucas Rodrigues Angelo, do Instituto São João Baptista e da Escola Nelson Amado, a prova do Enem tem um formato ideal. O conteúdo se propõe a testar o conhecimento em língua inglesa dos candidatos, em vez da simples memorização de regras.

- A ideia é medir a capacidade do estudante em ler e interpretar textos. Para isso, são usados termos simples, muitas vezes, parecidos com palavras em português, aliados a imagens ilustrativas – analisa Angelo, acrescentando que não é comum haver “pegadinhas” nas questões.

Para quem quer fazer bonito, a dica de João é simples e pode ser divertida: muita leitura. A boa pedida é cada aluno buscar textos e artigos que estejam dentro dos seus interesses. Para isso, podem ser usadas histórias em quadrinhos e notícias da internet sobre os mais diversos assuntos. Seriados também são bem-vindos. O importante é estar sempre com um dicionário aberto para compreender o sentido de termos desconhecidos.

- O inglês passa a ser dominado quando é um meio para alcançar algo que gostamos e não simplesmente decorar palavras – define.

Espanhol

A leitura de conteúdos diversos também é recomendada a quem vai fazer a prova de espanhol. Segundo a professora Taís Mesquita, da escola Edem, textos jornalísticos e publicitários são ótimas opções, nesse caso.

- Quanto mais leitura, mais chances de não ter problemas com o vocabulário. Pelo que pude notar nos dois últimos exames, o foco está na compreensão e interpretação de textos. Por isso, na hora da prova, é preciso ler com calma e atenção.

Taís também sugere aos candidatos que eliminem as respostas que possam ser descartadas e, no caso de incompreensão de uma palavra, tentem chegar ao significado por meio do contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário