Pesquisa no blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Expansão da FACISA

UFRN discute com Prefeitura de Santa Cruz doação de terreno para expansão da FACISA

Clique para ampliar a imagem
Foto: Ascom/Cícero Oliveira

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ângela Paiva Cruz recebeu visita na manhã desta terça-feira, 2,  da prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa Bezerra, para discutir sobre a possibilidade de doação de um terreno para expansão da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) e do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB).

A implantação de um curso de Medicina, modelo multicampi, que irá beneficiar o município de Santa Cruz foi um dos temas abordados pela reitora da UFRN, que informou sobre a abertura de concurso para contratação de professor dessa área, já em curso. Ela falou também da participação da UFRN no programa do governo federal que pretende chamar 4 mil médicos brasileiros para suprir as deficiências, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, esclarecendo que somente serão chamados os médicos estrangeiros (portugueses e espanhóis), caso os brasileiros não atendam ao chamado.

A UFRN, frisou Ângela Paiva, irá participar do programa de expansão de vagas de Medicina e o campus de Santa Cruz participará desse processo. Segundo afirmou, o governo federal deverá autorizar o aumento de vagas nos cursos de medicina da UFRN, com possibilidade de mais 20 vagas em Natal e mais 40 no interior.

A recomendação do Ministério da Educação é que os campi do interior que trabalham com a saúde tenham, pelo menos, cinco cursos da área e para trabalhar com essa expansão, afirmou ainda a reitora da UFRN, “precisamos de mais espaço para abrigar  os novos cursos propostos pela FACISA, que são Psicologia e Terapia Ocupacional”.

A prefeita Fernanda Costa disse que queria ouvir o pleito da UFRN  e que tem todo o interesse em ser parceira, estando aberta para contribuir no que for possível.

Ficou definido na reunião que a direção da FACISA, juntamente com a prefeitura de Santa Cruz, iria fazer contatos com a Paróquia da cidade, para ver, também, a possibilidade de doação de terreno para atendimento dessa demanda. Com o superintendente de Infraestrutura da UFRN, Gustavo Rosado Coêlho ficou acertado que ele teria uma cópia do Plano Diretor da cidade para estudar a disponibilidade de terrenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário