Pesquisa no blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Programa Ciência sem Fronteiras

Governo federal lança programa Ciência sem Fronteiras Espacial

O governo federal anunciou ontem (24) o Programa Ciência sem Fronteiras Espacial, voltado para o intercâmbio de alunos e especialistas em questões espaciais nas áreas de engenharia, pesquisa e indústria. A previsão inicial é conceder 300 bolsas de estudos em graduação, doutorado, pós-doutorado e desenvolvimento de pesquisas. Além de estudantes brasileiros, o programa dará a 150 pesquisadores visitantes oportunidade de atuar no país.

Ciência sem Fronteiras

A iniciativa é uma parceria do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento e Científico e Tecnológico) e da AEB (Agência Espacial Brasileira) para ampliar a formação de estudantes na área espacial, pouco atrativa para os profissionais brasileiros.

"A medida é fruto de uma necessidade de integração, de formação de recursos humanos. O número de pessoas que atuam nessa área é muito pequeno", disse o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho. "Não nos preocupamos somente em mandar o estudante para fora, mas para lugares adequados, em que eles passem pela universidade e também pela indústria [espacial]", completou.

O programa foi lançado durante a 65ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que está sendo realizada na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Antes do anúncio, ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras relataram suas experiências no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário