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terça-feira, 7 de agosto de 2012

Previsão de concurso do Banco do Brasil

Banco do Brasil prevê lançamento de mais um concurso ainda este ano

Quem perdeu o concurso público realizado no começo de 2012 para escriturários do Banco do Brasil (BB) tem agora nova chance de se candidatar. A assessoria do órgão confirmou que ainda este ano lançará nova seleção para o cargo. Novamente as vagas serão para cadastro reserva. Poderão participar pessoas com nível médio completo.

Ao total, serão quinze estados contemplados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Santa Catarina. A remuneração inicial atual do cargo é de R$ 1.408 para jornada de trabalho de 30 horas semanais; mas o valor pode chegar a R$ 2.470 se adicionados os benefícios como gratificação semestral e auxílio-alimentação.

Na última seleção pública, foram contabilizados 533.788 candidatos inscritos. Os escriturários atuam com atendimento ao público, contato com clientes, prestação de informações aos usuários, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Educação Infantil: Brasil Carinhoso

Gestores municipais já podem pedir recursos do Brasil Carinhoso para creches

Municípios já podem solicitar, desde segunda-feira (6), recursos para a manutenção de crianças de até 4 anos em creches públicas ou conveniadas. A verba destinada à educação de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Escola será repassada pelo  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A medida visa estimular o acesso e permanência dessa faixa etária na educação e faz parte da ação Brasil Carinhoso do Plano Brasil Sem Miséria.

O cadastramento dos dados relativos às matrículas de 2011 tem de ser feito até 31 de outubro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação. O MDS repassará R$ 238,4 milhões, este ano, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela transferência aos municípios e ao Distrito Federal.

Hoje, a taxa de cobertura de crianças da educação infantil é considerada baixa – em torno de 20%. “Sabemos que entre os beneficiários do Bolsa Família é menor ainda. Com esta ação, queremos que a cobertura se eleve”, diz o diretor substituto de Gestão e Acompanhamento do MDS, Marcelo Cabral.

De acordo com Cabral, os gestores municipais e estaduais devem informar no Simec quantas crianças beneficiárias do Bolsa Família, na faixa etária de 0 a 48 meses, estão em creches públicas ou conveniadas com o poder público e qual o regime escolar – parcial ou integral.

Atualmente, o valor-aluno mínimo nacional para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) varia de R$ 1.677,35 (período parcial) a R$ 2.725,69 (período integral). O MDS vai pagar adicionalmente 25% deste valor este ano e 50%, a partir de 2013, para cada matrícula informada.

As informações das matrículas relativas a 2012 deverão ser informadas até 31 de maio do ano que vem. Os recursos poderão ser usados para despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil, para o cuidado integral e para alimentação. O cadastramento no Simec permite também que o município ou o Distrito Federal solicite recursos para manutenção de novas turmas de educação infantil.

Outras ações – O Brasil Carinhoso articula ações voltadas à primeira infância nas áreas social, com a complementação do Bolsa Família para famílias em extrema pobreza; de educação, com o aumento da oferta de vagas em creches; e de saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro, medicação gratuita contra asma e expansão do Programa Saúde na Escola.

Com a complementação financeira, o Brasil Carinhoso garante uma renda de R$ 70 mensal por pessoa para as famílias que tenham filhos de até 6 anos. A previsão de investimento da ação do Brasil Sem Miséria é de R$ 10 bilhões entre 2012 e 2014.

Fonte: Ascom/MDS

UFRN oferece curso de canto popular

Escola de Música da UFRN abre inscrições para curso de canto popular

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) oferece 40 vagas para a formação de novas turmas do curso de extensão em canto popular. As inscrições ocorrem de 6 a 10 de agosto na secretaria de extensão da própria instituição. A inscrição pode ser realizada pela manhã das 8h às 12h ou no período da tarde das 14h às 17h.

As 40 vagas oferecidas serão distribuídas para 20 alunos iniciantes e 20 para alunos que participaram da turma I do primeiro semestre letivo deste ano.
De acordo com a professora e coordenadora do curso, Maria Nazaré, o curso é destinado para o público em geral: aluno ou não aluno da UFRN. Não haverá seleção para o preenchimento das vagas: a formação será feita de acordo com a ordem de chegada.

O valor do investimento é de R$ 150 para aluno da turma iniciante e R$ 200 para aluno da turma avançada. Segundo Maria Nazaré, o curso será dirigido em módulos nos quais os iniciantes terão o primeiro com 20 horas/aula e os avançados do segundo com 30 horas/aula. Ao término do curso, ambas as turmas terão direito ao certificado de participação.
As inscrições são presenciais e as aulas serão ministradas no período de 17 de agosto a 9 de setembro para os alunos iniciantes com aulas continuamente, às sextas-feiras, das 16h às 18h.

Para os alunos veteranos as aulas serão aos sábados, das 10h às 12h, no período de 11 de agosto a 17 de novembro. Mais informações pelo telefone 3215-3605. A Escola de Música está localizada no Campus Central da UFRN.

Movimento Estudantil

Estudantes se reúnem para discutir melhorias na educação


Estudantes de diversas escolas de Santa Cruz estiveram reunidos na última quarta-feira (01) à tarde no 1° Congresso do Movimento Estudantil, realizado na Vila de Todos. Durante o evento foram discutidas melhorias na área de educação e apresentadas algumas ações que serão desenvolvidas pelos estudantes, com a criação do Movimento Estudantil de Santa Cruz.

Ao todo cerca de 100 estudantes, líderes estudantis e professores participaram do congresso, entre eles, representantes da comissão que formará o grêmio da Escola Isabel Oscalina Marques, e dos grêmios do IFRN, das escolas estaduais José Bezerra (Pedagógico) e  Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro.

Ficou definido que neste sábado (04), haverá votação do estatuto do Movimento Estudantil de Santa Cruz (MESC), na Câmara Municipal, no domingo (05), uma marcha contra a corrupção em frente ao IFRN e posteriormente em uma data a ser definida, será realizado um movimento a favor do curso de medicina.
Segundo o presidente da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), Pedro Sérgio houve uma estagnação no trabalho do movimento estudantil no estado, mas agora o está ressurgindo. “A estagnação do movimento estudantil causa muitos problemas para sociedade, pois o jovem tem muita energia para gastar e se ele não tem nada para fazer, vai procurar coisas erradas”, explicou.

Seis escolas de Natal irão realizar um trabalho denominado Agosto da Educação que irá fazer um dossiê das unidades que será levado às autoridades. Posteriormente o projeto também será estendido para o interior do estado. Também será desenvolvido o projeto Aula na Avenida, onde os estudantes terão aula na rua para mostrar que a falta de estrutura nas salas da aula é a mesma.

Além de problemas graves na infraestrutura das escolas, no ano passado 300 escolas estaduais foram fechadas com a justificativa pela governadora Rosalba Ciarlini de que não tinha aluno suficiente. O presidente da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES) atribui o baixo índice de estudantes nas escolas, à falta de incentivo para que eles permaneçam na sala de aula.

UFRN inicia semestre 2012.2

UFRN inicia semestre 2012.2 com 40 novos alunos em Santa Cruz

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou nesta segunda-feira (06) o semestre 2012.2. Novos alunos serão acolhidos em todos os campi da instituição, com aulas previstas para terminar na terceira semana de dezembro.

Na Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA) em Santa Cruz, 40 novos estudantes ingressarão da instituição a partir da segunda, no curso de Enfermagem. É a última vez que os alunos ingressam através do vestibular. No semestre 2013.2, os alunos ingressantes serão pelo SISU.
Uma programação especial com palestras será desenvolvida na primeira semana de aula, com a participação da direção, coordenadores de curso, professores e técnicos administrativos do campus. Na oportunidade será mostrado o funcionamento da universidade, as formas de acessos a cada departamento e da participação em projetos.

As palestras serão oferecidas em paralelo com as aulas que acontecerão normalmente na primeira semana.
Para o campus de Santa Cruz, o semestre será de expectativas para entrega de obras. A principal delas é o anexo do Bloco I, prédio que fica em frente à agência dos Correios que já foi concluído. A obra deve ser inaugurada até setembro.

Além do bloco I, até o fim do ano o restante da estrutura, que conta com o bloco II, restaurante e residência universitária, deverá ser entregue e a comunidade acadêmica poderá usufruir da unidade.
Nesta primeira semana, a grande preocupação da universidade é com relação aos trotes violentos. Na última terça-feira, a UFRN publicou resolução uma Resolução que proíbe o trote entre estudantes, cujas atividades possam implicar em constrangimento, humilhação, zombaria, violência ou agressão física, moral ou psicológica, dentro ou fora da instituição. Qualquer pessoa poderá denunciar trotes e os alunos poderão sofrer punições que vão de suspensão de um e até 120 dias ou à exclusão.

Além da estrutura, a UFRN de Santa Cruz deverá ainda abrir cerca de 30 vagas para professor substituto, em sua maioria para o curso de fisioterapia. Os interessados devem ficar atentos, pois nos próximos meses vários editais de concursos públicos serão abertos.

Vagas para policiais militares do RN

Força Nacional disponibiliza vagas para policiais militares do RN

A Secretaria Nacional de Segurança Pública disponibilizou 17 vagas para a Polícia Militar do RN para a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC). Os militares selecionados ficarão à disposição do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) pelo período de um ano, prorrogável por 30 dias, a partir do próximo dia 13 de outubro.

As vagas são destinadas a oficiais (3) e praças (14), que para compor o efetivo da Força Nacional, não podem ter sido responsabilizados ou condenados pela prática de infração administrativa grave ou condenação penal pelos últimos cinco anos; não devem responder a processo administrativo ou processo criminal na Justiça comum ou militar; estarem classificados, no mínimo, no comportamento "BOM"; serem considerados aptos em inspeção de saúde e em teste de aptidão física; apresentarem Certidão Negativa de Justiça Comum, Militar Estadual ou Corregedoria; estarem com as vacinas atualizadas; possuírem CNH, no mínimo na categoria "B"; e nunca terem realizado o curso.

As inscrições para o processo seletivo para a Força Nacional serão realizadas no Quartel do Comando Geral da PMRN, na Diretoria de Pessoal, na próxima segunda e terça-feira (6 e 7).

Estágio nos Correios

Correios prorrogam inscrições para seleção de estagiários no RN

Os Correios do Rio Grande do Norte prorrogaram, até o próximo dia 17 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo de Estagiários de Nível Superior, que se encerrariam nesta terça, dia 7. São inicialmente 49 vagas distribuídas entre Natal, Mossoró e Currais Novos, além da formação de cadastro de reserva. Há oportunidades nas áreas de Direito, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Serviço Social, Psicologia e Engenharia da Computação.

Os estudantes interessados devem estar matriculados nas instituições conveniadas com os Correios do RN (Mater Christi de Mossoró, Ibrapes, UFRN, UNP, IFRN e Fatern). Das vagas iniciais, 45 são para Natal, duas para Mossoró e outras duas para Currais Novos. A bolsa estágio é de R$ 399,95 por uma jornada de 20 horas semanais, além de benefícios mensais como auxílio-transporte (R$ 75,79) e vale-alimentação (R$ 160,91).

Os interessados podem acessar a Nota de Abertura do processo seletivo no endereço eletrônico http://www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/ clicando no processo “RN-E158/12”. A ficha de inscrição, devidamente preenchida, junto com os documentos comprobatórios listados na “Nota de Abertura” devem ser enviados até 17 de agosto para o e-mail gerec-seco-captacao-rn@correios.com.br ou entregues pessoalmente no endereço “ECT - DR/RN – SECO-GEREC - Rua Padre João Damasceno nº 1900 – Anexo “A” - Lagoa Nova - CEP – 59075-760 – Natal/RN”.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

UFRN

UFRN está bem posicionada no Prêmio Santander Universidades 2012

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está bem colocada na edição de 2012 do Prêmio Santander Universidades, em número de inscritos.

Nesta edição, a UFRN é a primeira colocada em número de inscrições entre instituições federais, ficando à frente de outras 53 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o Brasil, e em terceiro lugar entre todas as instituições, públicas e privadas.

O Prêmio Santander Universidades reconhece iniciativas de alunos, professores e pesquisadores das IFES. São quatro premiações oferecidas: Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano.

Nesta edição serão distribuídos mias de R$ 1 milhão de reais em prêmios.
As inscrições seguem até o dia 16 de setembro e podem ser feitas pelo site: www.santander.com.br/universidades

Vaga para bolsista

EMPARN abre vaga para bolsista na área de informática

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga para bolsista na área de informática do Programa Primeiros Projetos - desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os interessados em concorrer à vaga do projeto denominado “Modernização da Infraestrutura de banco de dados e de aplicações do monitoramento meteorológico do Rio Grande do Norte” devem estar cursando no mínimo o segundo ano do curso de graduação na área de informática ou banco de dados.

Josemir Araújo Neves, coordenador do projeto, ressalta que o candidato precisa ter domínio sobre os seguintes conteúdos: Desenvolvimento de aplicações para web; Banco de Dados PostgreSQL; Linguagem PHP e/ou Java; e conhecimento do Sistema Operacional Linux.

O valor da bolsa é de R$ 360 e tem duração de um ano. Como benefício adicional, há possibilidade do bolsista usar o projeto para dissertação de mestrado.

Os candidatos devem enviar currículo para avaliação até o dia 15 de setembro, para o endereço eletrônico josemiremparn@rn.gov.br. Mais informações através dos telefones 3232-5854 e 3232-5855.

Curso para Disseminadores em Educação Fiscal

Inscrições para o curso de Disseminadores em Educação Fiscal começam hoje (6)

A Secretaria de Estado da Tributação (SET), através da Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef), inicia nesta segunda-feira (06), as inscrições para o segundo semestre do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, do Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef). A capacitação é gratuita e a certificação expedida pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf/MF), do Ministério da Fazenda.

O curso será de 20 de agosto a 19 de setembro, com a carga horária de 180 horas. Podem participar profissionais da rede pública e particular, além de servidores públicos.

O objetivo dessa capacitação é promover a implantação, o desenvolvimento e a sustentabilidade do Pnef, de forma ética e democrática, contribuindo para o pleno exercício da cidadania, com vistas à justiça social e ao bem comum.

Serão seis módulos de estudo: módulo 1 – Educação Fiscal no Contexto Social; módulo 2 – Relação Estado-Sociedade; módulo 3 – Função Social dos Tributos; módulo 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos, módulo 5-Educação Financeira e Módulo 6- Construindo Projetos em Educação Fiscal.

O conteúdo será disponibilizado na Escola Virtual da ESAF, através do endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br , no link educação a distância. Todas as aulas serão realizadas nas modalidades de educação a distância, via internet. Além das ferramentas on-line, os alunos terão material impresso fornecido pela Esaf.

Os interessados em participar do curso deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef), através do telefone (84) 3232-7079.

O curso é realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). No Rio Grande do Norte ele é organizado pela SET.

Curso de Extensão

Inscrições para curso sobre formas de estudar na universidade estão abertas

Tendo como objetivo proporcionar aos estudantes aprimoramento de seus hábitos de estudo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, através das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (PROAE) e Graduação (PROGRAD), o Curso de Extensão “(Re) inventando formas de estudar na universidade”.

As inscrições para o segundo período letivo de 2012 estão abertas desde o dia 1º de agosto e segue até o dia 15, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Estão sendo ofertadas 150 vagas para os alunos regularmente matriculados na UFRN.

As aulas, que acontecem das 7h30 às 12h, nos dias 18 e 25, são divididas em quatro módulos, que contemplam tópicos como: estratégias táticas e técnicas de estudo e gerenciamento do tempo e plano de estudos.

O curso tem carga horária total de 15 horas, sendo nove na modalidade presencial e o restante através de atividades online. Os participantes terão direito a certificado de participação, caso cumpram, no mínimo, 75% da carga horária programada.
Esse curso será oferecido, também, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) nos polos de Caicó e Currais Novos, nos dias 14 e 16 de agosto, respectivamente.

Mais informações através do telefone 3215-3307.

Educação e Cidadania

Alunos da rede pública tem aula sobre cidadania e meio ambiente


Primeiro a visita técnica à Assembleia Legislativa, depois a aula-passeio no Rio Potengi, a bordo do barco catamarã Chama Maré, concluindo a programação ao cair da tarde. Para os alunos do 3º ano da Escola Professor Francisco Barbosa, de São José de Mipibu, esta sexta-feira (3) foi especial, um dia para aliar novos conhecimentos à diversão e turismo ecológico.

Para muitos, foi a primeira viagem à capital. A tarefa incluiu aulas sobre Cidadania, História, Turismo e Biologia: “Adorei a programação, a gente conheceu o funcionamento da Assembleia, como são criados os projetos de lei que são votados e como isso tem a ver com a nossa vida. Me senti bastante privilegiada, por também ter uma oportunidade como essa, de ver pela primeira vez a beleza do rio Potengi”, disse Rafaela Florêncio, 16 anos.

Um dos pontos que o estudante Felipe Fernandes, 16, destacou, foi o projeto Parlamento Jovem, que está em sua segunda edição, onde alunos das redes pública e particular de ensino são escolhidos pelos colegas para desempenhar um mandato. No projeto que incentiva a participação do jovem estudante no exercício da cidadania os parlamentares jovens são eleitos para um mandato de dois anos: “Esse projeto é uma forma da Assembleia mostrar que acredita no potencial e no trabalho dos jovens”, disse Felipe.

Já a sua colega, Josivânia Aguiar, 16, despertou para a importância do primeiro voto e de se votar consciente: “Voto não é brincadeira, temos que prestar bem atenção na hora de escolher”. O grupo de aproximadamente 50 estudantes estava acompanhado de alguns professores e foi recepcionado no Parlamento pelo deputado Fábio Dantas (PHS). Eles fizeram um tour pela sede do Legislativo, conheceram o Plenário e receberam explanações sobre o papel dos parlamentares na proposição de projetos e leis, a tramitação e o papel de fiscalizador do Executivo. No plenarinho eles assistiram a um vídeo produzido pela TV Assembleia com uma reportagem especial sobre o Parlamento Jovem.

“Esse projeto tem uma boa dimensão e os alunos sempre tem uma ótima receptividade. É também uma forma de aproximar ainda mais a Assembleia da população”, disse o deputado Fábio Dantas.

No Chama Maré a aula-passeio dessa sexta-feira foi ministrada pela professora Ana Neri Justino: “Hoje eles vão ganhar novos conhecimentos em educação ambiental e patrimonial e ainda ter aulas sobre história e a situação em que o nosso estuário se encontra. O rio Potengi permanece vivo e aqui temos muito o que aprender e ensinar”, disse.

Educação Infantil

Expulsão de crianças não é medida educativa, diz especialista

Em uma sala de aula da educação infantil, todos os alunos dormem. Todos, exceto Pedro, três anos, que fingiu estar dormindo para, em meio ao sono coletivo, estragar trabalhos dos colegas, molhar seus sapatos e colocar pais e escola frente a um dilema: o que fazer quando uma criança passa dos limites? No caso ocorrido em São Paulo (SP), a alternativa foi a expulsão - desfecho cada vez mais comum para crianças cada vez mais jovens.
Nem sempre longas conversas entre professora e aluno funcionam. À medida que o panorama piora, torna-se necessário chamar os pais e propor o acompanhamento de um profissional. O problema é que a real gravidade de certas atitudes - como incomodar a vida da professora, por exemplo - dificilmente é compreendida por uma criança em seus primeiros anos de vida. Expulsar da instituição de ensino não serve como medida educativa, dizem especialistas.

"A expulsão não vale nem como punição, nem como medida educativa. Ela só aumenta o problema, porque, quando a criança é expulsa da escola com três, quatro anos, ela é prejudicada em seu processo de socialização", diz o psicopedagogo Eugênio Cunha.
Para o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, a tarefa de educar deve ser dividida entre escola e família. "As regras existem na sociedade. Se a criança não tem contato com elas, se não é ensinada em casa, não vai agir diferente na escola. Desde cedo, ela deve reconhecer a autoridade dos pais, para então reconhecer a autoridade do professor", afirma.

No caso de Pedro, nome fictício para proteger a identidade do menino citado do início da reportagem, as tentativas de corrigir a postura do aluno com conversas e diálogo com os pais não deram resultado. Para não prejudicar a turma, a família foi convidada a procurar outra instituição de ensino. Apesar de acreditar que a expulsão não é a melhor alternativa para casos semelhantes, a psicóloga Paula Pessoa Carvalho, que acompanhou o caso, defende a instituição. "A escola não tinha como lidar com essa demanda. É um caso atípico, em que é preciso lidar também com os outros pais, que se perguntam por que o sapato do filho está molhado, por exemplo. Uma decisão dessas é tomada porque a questão saiu do seu controle", diz. Paula reforça que a expulsão é a medida final, à qual se deve recorrer apenas quando as outras tentativas tiverem falhado. "Não deve ser uma surpresa. A escola não deve expulsar na primeira vez. Ela tenta contornar e, quando vê que fica difícil, toma essa medida. Mas, antes disso, os pais é que têm de tomar uma atitude", acrescenta.

Expulsão pode servir em casos de crianças muito agressivas
Cunha discorda enfaticamente da expulsão e afirma que evitar esse desfecho depende de um esforço conjunto. "A educação se sustenta sob um tripé, que é formado pela família, pela estrutura da escola e pela boa formação dos professores. A solução está nesses três pontos. Quando se institui a expulsão, se admite que todos fracassaram na educação daquela criança", diz.

A pouca idade dos alunos também preocupa Paula. "A criança não entende essa medida. O caminho começa antes, e deve haver conhecimento da situação, para que ela possa ser contornada, inclusive com ajuda profissional. A única coisa que o aluno entende é que está mudando de um lugar para o outro", destaca. "Mas, às vezes, é necessária para proteger os outros, principalmente se é uma criança extremamente agressiva", acrescenta.
Quando não há o que fazer e a expulsão é consumada, o psicopedagogo alerta: a criança não pode ficar longe da escola. "Em caso de expulsão, a família deve dar todo o suporte ao filho, buscar compreender o que ocasionou o problema e tentar resolvê-lo. É preciso buscar outra escola, em que ele continue crescendo e aprendendo a conviver com os outros", diz.