Pesquisa no blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Proposta na Educação

MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem (21) que a pasta vai mudar a forma de avaliar a qualidade do ensino médio. A proposta é substituir a Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O argumento do ministro é que apenas 69 mil estudantes em um universo de 8 milhões participam da Prova Brasil, enquanto o Enem é quase censitário. A mudança já valeria para 2013.

Mercadante se reuniu com os secretários de Educação dos estados e, segundo ele, é unânime entre os dirigentes a necessidade de usar o Enem como parâmetro da qualidade. Os resultados do Ideb de 2011, anunciados na semana passada, mostraram uma quase estagnação em relação a 2009 e uma piora da qualidade do ensino em alguns estados.

No entanto, se forem consideradas as notas do Enem obtidas por alunos da rede pública, há uma evolução nesse segmento. Em português, a média dos alunos da rede pública cresceu de 477,9 pontos para 503,7 pontos entre 2009 e 2011. Em matemática a evolução foi de 477,1 pontos para 492,9 pontos no mesmo período de comparação.

O ministro negou que a intenção seja mudar o indicador para melhorar o resultado. Para ele, os resultados do Enem são mais fidedignos porque a amostra de participantes é maior e os alunos fazem a prova com mais comprometimento, já que podem usar os resultados do Enem para ingressar em um curso superior.

Para o ministro a motivação é a grande explicação para a diferença de resultados entre Ideb e Enem. “O Enem se consolidou e é ele que deve realmente avaliar a qualidade do ensino médio. Quando mostro o Enem, a proficiência em português e matemática evoluiu muito positivamente”, defendeu.

O MEC encomendou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep) um estudo para que, na mudança de metodologia, não se perca a série histórica que já existe com a Prova Brasil e que permite comparar a evolução da qualidade e o cumprimento ou não das metas de melhoria.

Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, a mudança não tenta “minimizar o problema que existe no ensino médio”. Segundo argumenta, “não é maquiagem, de fato nós temos problemas no ensino médio”.
 
Agência Brasil

Seleção Nacional de professores

Concurso nacional para seleção de professores terá primeira edição em 2013





O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem (21) que a primeira edição da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será em 2013, provavelmente em setembro. A intenção do governo é aplicar uma prova única para selecionar professores para as redes de ensino de todo o país.

A partir dos resultados, os municípios e estados que aderirem ao exame poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados que será criado com os resultados, sem a necessidade de organizar seus próprios concursos.

A ideia surgiu ainda em 2010. A primeira edição será voltada à seleção de professores para atuar nos primeiros anos do ensino fundamental. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o pré-teste do exame já foi feito e o banco de itens que comporão a prova está pronto.

“Uma governadora de um estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como física e matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional, com a prova de ingresso na carreira”, disse o ministro.

O Ministério da Educação estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, que têm dificuldades técnicas e financeiras de realizar concursos públicos.

A matriz dos conteúdos que serão cobrados na avaliação foi publicada em março de 2011. De acordo com o documento, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.

IFRN

Em meio a greve, IFRN comemora 3 anos de existência em Santa Cruz

O campus de Santa Cruz do IFRN completou nesta segunda-feira três anos de atuação em Santa Cruz e em meio a uma pequena história, mas que já transforma a educação de Santa Cruz, as duas greves em dois dos três anos de existência prejudica um pouco o desenvolvimento acadêmico do campus.

Já são mais de 100 dias de aulas perdidas nos movimentos, mesmo com a reposição que será dada, os alunos perdem tempo com os interesses das categorias dos técnicos e professores, mesmo dentro da lei, mas difícil de explicar para a sociedade.
Mesmo assim, o IFRN é referência de ensino, bicampeão do prêmio Melhores do Ano do Blog do Édipo Natan com escolha popular, e tem uma estrutura invejável a qualquer escola do Rio Grande do Norte, levando ensino para a população.

O Blog parabeniza a todos que fazem o IFRN e torce para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível para que os alunos parem de reclamar e sejam capacitados pelos bons profissionais existentes no campus.
A seguir, mensagem da direção do campus parabenizando a comunidade acadêmica do IFRN Santa Cruz:
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Curso no Sebrae

Sebrae disponibiliza curso para população


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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estágio no TRT-RN

TRT da 21ª Região - RN oferece vagas para Estagiários de nível superior

TRT da 21ª Região - RN oferece vagas para Estagiários de nível superior
Desde o dia 13 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), Rio Grande do Norte, está com inscrições abertas para a seleção pública destinada à composição de cadastro de reserva para Estagiários de nível Superior.
As oportunidades são para estudantes dos cursos de Direito, Estatística e Contábeis, nas cidades de Currais Novos, Macau, Pau dos Ferros e Natal.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de agosto, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site www.trt21.jus.br. Na sequência o candidato deverá entregar o requerimento de inscrição, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos locais previstos no edital, juntamente com o histórico acadêmico universitário, declaração de rendimentos acadêmicos emitida pela instituição de ensino, em expressão aritmética (nota) que demonstre o aproveitamento do candidato atinente às disciplinas cumpridas no curso, declaração ou comprovante de matrícula atualizada, expedida pela instituição de ensino e originais e cópias da cédula de identidade e do CPF.

Segundo o edital, a classificação dos candidatos obedecerá como critério a nota expressa na declaração de rendimento acadêmico, informada pela instituição de ensino na qual o estudante se encontra regularmente matriculado.
Este processo seletivo terá a validade de 12 meses, a contar da publicação da lista classificatória com o resultado final na internet, mas poderá ser prorrogado.

Novo Curso de Medicina

UFRN participa de reunião em Caicó sobre implantação do novo Curso de Medicina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou de reunião promovida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), que reuniu os vários segmentos da sociedade caicoense para discutir a implantação do Curso de Medicina, pela UFRN, no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado no município de Caicó.

A Universidade apresentou, em linhas gerais, a proposta do governo federal para expansão de vagas do ensino médico nas Instituições Federais de Ensino Superior e a sua proposta multicampi para criação do Curso de Medicina no CERES/Caicó.

A reitora Ângela Paiva louvou a iniciativa da sociedade seridoense de promover esse debate, reconhecendo ser a região uma grande propulsora do desenvolvimento do estado. “Acredito que todos concordam que não há desenvolvimento sem educação”, afirmou.

Ângela Paiva informou sobre as discussões que estão acontecendo com outras instituições para a evolução da expansão de vagas para ao Estado e sobre a proposta da UFRN, em fase de conclusão, que será apresentada à Secretaria de Ensino Superior do MEC. “E nessa proposta se inclui o novo curso de Música e o curso de Medicina”, afirmou.

A proposta da UFRN foi apresentada pelo professor Enilson Medeiros, que falou sobre as diretrizes do MEC e sua disposição em levar em consideração a distribuição de médicos no Brasil e a necessidade de fixar profissionais de saúde em regiões remotas e subservidas. Em todo Brasil serão oferecidas 1.260 vagas.

Uma das premissas do governo, explicou Enilson Medeiros, é expandir para diminuir as disparidades, daí a prioridade do projeto ser as regiões Norte e Nordeste. Outras premissas são oferecer educação médica baseada na comunidade; universidade articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS); promoção de um pacto de gestão pela educação em saúde; compromisso social, entre outras.

Com uma proposta multicampi, a UFRN pretende desenvolver atividades no CERES Caicó, Currais Novos e na FACISA, em Santa Cruz. “Não podemos desconsiderar a existência do Hospital Ana Bezerra, e também não poderíamos desconsiderar a rede de atendimento à saúde do Seridó”, afirmou Medeiros.

Com forte vinculação ao Sistema Único de Saúde (SUS), o novo curso de Medicina terá 40 vagas anuais, com previsão para iniciar em agosto de 2014. O Ministério da Educação, segundo Enilson, já autorizou o concurso para 60 novos docentes e se comprometeu em disponibilizar recursos da ordem de R$ 14 milhões para instalar o curso em Caicó.

Presenças

A reunião plenária da ADESE, realizada no auditório do Fórum Municipal, reuniu representantes dos diversos segmentos (Governo, Igreja, Judiciário, políticos) e a comunidade em geral, na defesa da implantação do curso de Medicina na cidade de Caicó.

O primeiro a falar foi o presidente da ADESE, o bispo de Caicó, Dom Manuel Delson, que considerou a criação do Curso de Medicina em Caicó uma conquista. A professora Ione Rodrigues Diniz, coordenadora da Secretaria de Educação a Distância fez uma exposição sobre a importância histórica e econômica de Caicó, seguida do presidente do Conselho Municipal de Saúde do Caicó, Procópio Lucena, que trouxe um conjunto de informações da dinâmica funcional da questão da saúde no Seridó e em Caicó.

A diretora do CERES/Caicó, Ana Aires fez um histórico da UFRN, passando pela expansão para o interior do Estado, criação do campus de Caicó em 1973, e Currais Novos, em 1977, e posterior junção, quando passou a se chamar Centro Regional de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó e CERES/Currais Novos. Ela fez, ainda, uma exposição, destacando a atual estrutura, que muito contribui para o desenvolvimento da pesquisa e da extensão na região.

Falaram também o prefeito de Caicó, Bibi Costa, o deputado João Maia e a deputada federal Fátima Bezerra, que reforçaram a importância de instalação de um Curso de Medicina no Seridó, o Padre Auzônio Tércio, além de representantes do Judiciário e do Ministério Público. Alguns fizeram a defesa da criação de uma Universidade Federal em Caicó e discordaram da proposta multicampi da UFRN.

UFRN

MEC aprova 19 programas e 6 projetos de extensão da UFRN no PROEXT 2013

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve aprovado pelo Ministério da Educação, no Edital Nº 2 PROEXT 2013 (Programa de Extensão Universitária), 19 programas e 6 projetos de extensão, dentre os quais o Trilhas Potiguares, que ficou em terceiro lugar em todo Brasil.

A UFRN aumentou a captação de recursos de R$ 2.702.353,85 em 2011, para R$ 3.060.353,85 no edital aberto neste ano em 2012, o que significa um aumento de 13,24%. Os programas têm financiamento de até R$ 150.000,00 e os projetos, até R$ 50.000,00.

Foram aprovados no PROEXT 2013 nas seguintes linhas temáticas: educação, arte e cultura, pesca e aquicultura, desenvolvimento urbano, promoção da saúde, desenvolvimento rural, redução das desigualdades, geração de trabalho e renda, direitos humanos, promoção da igualdade racial, mulheres e relações de gênero, esporte e lazer e inclusão produtiva.

Além do Trilhas Potiguares, coordenado pela professora Maria da Conceição Fraga, que obteve a terceira classificação dentre todos os programas apresentados ao MEC, o programa (UNE)verso, coordenado pela professora Teodora Alves, ficou na quinta colocação.

A professora Conceição Fraga, pró-reitora Adjunta de Extensão destacou a importância do PROEXT, pelo seu trabalho de interiorização e inclusão. E o Trilhas trabalha com essa concepção, afirmou. Nesse edital, o Trilhas Potiguares obteve nota máxima em todos os itens, informou ainda Conceição.

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Acesse no link abaixo os projetos e programas aporovados no PROEXT 2013.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ensino Integral

Em todo o país, 32 mil escolas públicas têm ensino integral

sala_aulaA presidenta Dilma Rousseff destacou nesta segunda-feira (20) que o Programa de Ensino Integral Mais Escola oferece educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país, sendo que em quase 18 mil delas a maioria dos alunos é beneficiário do Bolsa Família.
“Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, disse.

No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática.A escola oferece ainda atividades como música e esportes, que ajudam na concentração e na disciplina dos estudantes.

Dilma comentou também os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentados na semana passada.
Segundo ela, os números mostram que o aprendizado no país melhorou em escolas com ensino integral.“Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Brasil teve nota 5 no Ideb, superando a meta de 2011 e também a de 2013. Nós tivemos bons resultados também nos anos finais do ensino fundamental – o Ideb atingiu 4,1, também acima da meta para 2011”, destacou.

A presidenta avaliou, entretanto, que é preciso fazer “um grande esforço” em relação ao ensino médio brasileiro. A estratégia, segundo ela, deve ser baseada na implementação do ensino integral nas escolas e na melhoria dos currículos.
Da agência Brasil

Processo Seletivo para docentes

UFRN abre seleção para provimento de vagas e cadastro docente

UFRN abre seleção para provimento de vagas e cadastro docenteDurante esta segunda, terça e quarta-feira, 20 a 22 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá inscrições para o processo seletivo 026/2012. O objetivo é o preenchimento de 11 vagas docentes diretas bem como a formação de cadastros de reserva.

As vagas serão distribuídas entre os Departamentos de Odontologia, Pediatria, Geografia, Artes, Engenharia Civil e Ciências Sociais e Humanas, Escola de Música e Instituto Metrópole Digital e o quadro de reservas será para os Departamentos de Ciências Contábeis, Enfermagem e Geografia.
De acordo com o que consta em certame, haverá jornadas de 20h e 40h semanais e remuneração de R$ 1.597,92, R$ 1.711,80, R$ 2.215,54 e/ou R$ 3.137,18, conforme jornada e titulação.

Os interessados devem se inscrever na secretaria da Unidade de Lotação correspondente e apresentar cópia do RG , CPF e título de eleitor; requerimento de inscrição preenchido; recibo de pagamento da taxa, no valor de R$ 13,00; documentos comprobatórios de que atende aos requisitos exigidos no edital; Curriculum Vitae ou Lattes comprovado; documento que comprove quitação com as obrigações eleitorais (todos os participantes) e militares (este último apenas para homens).

A informação é de que a seleção terá validade de um ano e será composta por provas nos dias 27 e 29 de agosto.
Fonte: www.in.gov.br.

Efeitos da greve

Greve 'trava' ano letivo, mas não afeta vestibulares de universidades federais

Matrículas do 2º semestre estão suspensas e calendário pode ir até 2013. Instituições garantem, no entanto, que processos seletivos serão mantidos.

Assembleia na UFRJ decidiu pela continuidade da greve (Foto: Divulgação/ Sindicato professores UFRJ) Salas vazias, matrículas do segundo semestre suspensas, indefinição sobre quando as aulas vão voltar e, principalmente, quando o ano letivo vai terminar. A greve dos professores das universidades federais completou três meses na sexta-feira (17). Na maioria das unidades, as matrículas do segundo semestre ainda não foram feitas, e a previsão do Ministério da Educação é que o ano letivo siga até fevereiro de 2013 em várias instituições.
Greve - Universidades Federais (Foto: Editoria de Arte/G1) 
As universidades garantem, no entanto, que os processos seletivos para a entrada de novos alunos no ano que vem não vão sofrer alterações. A maioria usa o Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu), como processo seletivo, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será no início de novembro. Outras fazem um processo misto, com algumas vagas do Sisu e outras pelo vestibular próprio da instituição.

Em algumas universidades federais, os professores votaram pelo fim da paralisação, mas na grande maioria das 59 universidades federais a greve continua.  Até a noite de sexta-feira (17), cinco universidades haviam encerrado a greve: as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS); de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade de Brasília (UnB), de São Carlos (Ufscar) e de Santa Catarina (UFSC). Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), professores do campus de Guarulhos, na Grande São Paulo, votaram na quinta-feira (16) pelo fim da greve, que continua nos demais campi.
Além disso, 12 campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três do Instituto Federal do Acre (IFAC) também decretaram o fim da paralisação, segundo nota divulgada pelo Ministério da Educação. O MEC afirmou ainda que "tem acompanhado junto às instituições os planos de reposição das aulas perdidas durante a greve e pretende supervisionar diretamente a aplicação do calendário letivo".

Enquanto a greve não termina -- pelo menos em 52 das 57 instituições participantes do movimento nacional ela segue sem previsão de fim --, as matrículas do segundo semestre estão suspensas tanto para alunos antigos quanto para calouros, já que as aulas do primeiro semestre ainda não foram concluídas na grande maioria dos cursos. Em alguns casos, os professores que finalizaram o semestre não lançaram as notas nos sistemas das instituições, já que os servidores técnicos e administrativos também estão parados. Veja abaixo a situação nas universidades federais:

Educação

MPF-RN entra com ação para questionar item do edital do Enem 2012

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) questiona o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A medida quer evitar que alunos obtenham o certificado de conclusão do ensino médio somente com a nota obtida no Enem, sem terem concluído este nível de escolaridade e recebido uma educação completa.

Tendo em vista a previsão em editais anteriores do Enem, diversos estudantes do município de Mossoró entraram na justiça para requerer a emissão do certificado de conclusão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Este ano, o item 16 do Edital nº 03/2012, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prevê novamente a possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio a partir das notas do Enem.

O Enem será realizado nos dias 03 e 04 de novembro. Dessa forma, a ação pede antecipação de tutela para que o item 16 seja suspenso o mais rápido possível. Além disso, o Inep deve se abster de incluir cláusulas semelhantes nos próximos editais, sob pena de multa diária a ser fixada pela justiça.

Na atual sistemática, qualquer aluno do ensino médio, mesmo cursando o 1º, 2º ou 3º ano, poderá entrar no ensino superior sem concluir a etapa anterior, desde que consiga a pontuação mínima requerida para o curso de sua escolha. Para o MPF/RN, a previsão está em desacordo com a Constituição e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que restringe o acesso ao ensino superior somente ao aluno que terminou o ensino médio.

O procurador da República Fernando Rocha de Andrade afirma na ação que a educação tem como fim o pleno desenvolvimento da pessoa e que o ensino médio é parte fundamental desse processo. “Admitir a certificação do ensino médio, como consta no item 16 do edital, sem que o aluno conclua essa etapa, seria admitir o ensino médio como mero trampolim para o  ensino superior, o que não é o caso”, disse.

O MPF/RN entende que o edital pode estimular os adolescentes e jovens a não frequentarem as salas de aula, pois o certificado de conclusão do ensino médio e o acesso ao ensino superior poderiam ser obtidos apenas estudando para o Enem. Isso representaria a substituição gradativa da escola pelos cursinhos preparatórios, muitas vezes sem compromisso com as finalidades educacionais plenas.

Convocação de concursados

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais dois aprovados no Concurso Público

O Governo Municipal convocou neste mês de agosto dois novos funcionários para integrarem o quadro da prefeitura.
 São eles: João Alfredo Praxedes da Penha (Fiscal de Obras de Terceiros II) e Aline Priscila Anselmo da Silva (Nutricionista). Os dois foram convocados através dos Editais de Convocação de números 37/2012 e 38/2012, respectivamente.

Conforme o Edital Nº 001/2009, o candidato que foi convocado deverá se dirigir a Coordenadoria de Recursos Humanos, localizada na sede do Governo Municipal, situada na Rua Ferreira Chaves, Nº 40, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h, e às sextas-feiras das 7h30 ao meio dia.

Os convocados deverão comparecer munidos de documentos originais e 01 (uma) cópia xerográfica de: Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovação de obrigações eleitorais, Certificado de Reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, comprovação da escolaridade exigida (Anexo I, do Edital do Concurso 001/2009), Atestado de Sanidade Mental e Comprovante de Residência. Os candidatos convocados deverão preencher, no ato do comparecimento, Declaração de Bens e Declaração de Acumulação de Cargos (se for o caso).