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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Educação no estado do RN

Governadora participa da abertura da Formação Continuada de gestores escolares

Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação realiza até a próxima quinta-feira (30), no auditório do Praiamar Hotel, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013, envolvendo 600 pessoas.

Na manhã desta terça-feira (28), a formação foi aberta com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a Governadora lembrou que os gestores foram eleitos pelos que fazem a comunidade escolar. "Eles confiaram em vocês, que agora assumiram uma grande responsabilidade. Assim como é a minha", ressaltou a Governadora.

"É preciso reconhecer que existe um esforço do Governo para tentar mudar o quadro em que encontramos a Educação e estamos mudando, mas para isso precisamos caminhar juntos. E daqui a alguns anos, eu quero lembrar que foram os gestores e diretores das escolas que me ajudaram a dar um salto na Educação do Estado. Trabalho dá, mas desejo que sua escola seja uma escola forte, para que a nossa Educação seja respeitada e valorizada", concluiu Rosalba Ciarlini.

Já a Secretária de Educação lembrou que os gestores se candidataram aos cargos por livre e espontânea vontade e que eles têm um papel decisivo. "Precisamos reconstruir a escola pública, refletindo a partir do papel que cada um de nós devemos assumir neste processo, nossa responsabilidade. Não é qualquer um que pode assumir o comando de uma escola e fazer com que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de verdade", ressaltou Betânia Ramalho.

Ela ressaltou ainda o papel da Governadora no processo de reconstrução da Educação do Estado. "A Governadora não tem medido esforços, porque tomou a Educação como prioridade. E se eu estou à frente da Secretaria hoje, diante do quadro que sabíamos que existia, é porque vislumbramos um salto qualitativo com o total apoio dela. Se não fizemos mais até agora é pela ineficiência do processo burocrático que envolve o serviço público e que todos nós conhecemos", continuou a professora.

Betania Ramalho falou também que os novos gestores irão acompanhar a chegada de várias ferramentas às escolas nos próximos meses, que auxiliarão no processo de Ensino/Aprendizagem. "Exemplo disso é a compra de 146 novos ônibus, que já começaram a chegar, a implementação do SIGEduc e a entrega de tablets para todos os professores do Ensino Médio, assim como as lousas interativas.  Também precisamos de uma renovação completa da rede elétrica das escolas, para a chegada desses equipamentos, e a UFRN já está fazendo um levantamento da rede de banda larga, que também precisa ser ampliada", concluiu a secretária.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, também participou da solenidade de abertura e falou que a formação é importante. "É importante, mas é apenas um dos passos de um processo que deve terminar na escola, com o gestor traduzindo o que aprendeu em realidade concreta. O processo termina com as ações empreendidas no interior da escola", destacou.

De acordo com a professora Elizabeth Jácome, responsável pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação - CORE, da SEEC, o objetivo da formação é ampliar a compreensão das vinculações do fazer pedagógico com a gestão e as práticas sociais, tendo em vista a relevância para a instituição de uma cultura de participação e de decisão colegiada dos rumos da escola.

"O desafio de consolidar uma educação democrática e de qualidade, que estimule uma consciência, aumenta as responsabilidades dos gestores envolvidos no processo educacional, bem como de toda a comunidade escolar. Nesse contexto, rigor e competência são exigidos aos educadores, em especial aos gestores, no papel de agentes transformadores da realidade social", concluiu Elizabeth.

Projeto

Projeto abre 10 mil vagas em cursos on-line gratuitos de TI

Uma parceria entre a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o governo federal vai oferecer 10 mil vagas em cursos gratuitos à distância na área da tecnologia da informação.  O projeto vai abrir 10 mil vagas todos os anos. Além de apoio do MEC, o projeto conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto Brasil Mais TI abre as inscrições para cursos nas linguagens de programação Cobol, Java e .net. Para concorrer, é preciso ter mais de 16 anos e passar por uma seleção de perfil profissional e de conhecimentos em tecnologia.

O site também vai lançar um portal de vagas gratuito, onde empresas de TI e candidatos com formação na área podem divulgar vagas e currículos.  O lançamento do site, onde é possível se inscrever para os cursos, estava previsto para esta segunda-feira (27).

Enade 2012



Estudantes podem consultar lista de inscritos no Enade até dia 31

A lista de inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 está disponível até 31 de agosto na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os estudantes podem conferir a lista e os dados de inscrição, informando CPF e senha no acesso. Qualquer alteração necessária no cadastro deve ser feita junto à instituição de ensino do inscrito.

Segundo o Ministério da Educação, a prova é obrigatória para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O exame, que contará com 40 questões, entre formação geral e específica, será aplicado no dia 25 de novembro.

Concurso da ANAC

Cespe/UnB fará concurso da Anac para 170 vagas

Cargos são de nível médio e superior. Autorização para o concurso foi dada em março deste ano.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) escolheu o Cespe/UnB para organizar o concurso público para 170 vagas em cargos de nível médio e superior.
Para especialista em regulação de aviação civil (nível superior) são 75 vagas, para técnico em regulação de aviação civil (nível médio) são 45 vagas, para analista administrativo (nível superior) são 30 vagas, e para técnico administrativo (nível médio) são 20 vagas. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº 73.

O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de novembro de 2012 e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O prazo para publicação do edital de abertura para realização de concurso público será de até 6 meses, contado a partir da publicação da portaria, que foi em março deste ano.

Processo Seletivo

Sethas abre concurso público para diversos cargos

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS informa a abertura da licitação, na modalidade concurso público, para processo seletivo simplificado visando o preenchimento dos cargos de coordenação de equipe, consultoria, agente de desenvolvimento solidário e agente administrativo-financeiro. Os contratados deverão prestar serviço no Projeto Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento local e Territorial, que tem por objetivo a superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte.
 
A contratação será temporária e os cargos de coordenação de equipe e consultoria são para profissionais de nível superior. Já os cargos de agente de desenvolvimento solidário e agente administrativo-financeiro são destinados a profissionais de nível médio. O edital está publicado na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Os recursos, para a contratação, são da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

O candidato deverá entregar, no período de 10 a 17 de outubro próximo, no horário das 8h às 13h a documentação exigida no edital na sala da Comissão Permanente de Licitação da SETHAS. O resultado final será divulgado no dia 26 de outubro de 2012, afixado no mural da sede da COPES/SETHAS, no site www.sethas.rn.gov.br e no Diário Oficial do Estado.
O edital poderá ser consultado no site www.compras.rn.gov.br ou no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. Outras informações pelo e-mail cplsethas@rn.gov.br ou através do telefone (084) 3232-1826.

Pós-Graduação

Pós-Graduação da UFRN abre vagas para Especialização em Ensino-Aprendizagem de Inglês


O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), juntamente com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) lançou edital de vagas para o Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Inglês.

A especialização terá uma turma de 50 pessoas, sendo 10% das vagas destinadas exclusivamente aos servidores da UFRN. Os participantes devem ser professores de Língua Inglesa, licenciados e bacharéis em Letras e/ou áreas afins com experiência comprovada no ensino do idioma.

As inscrições para a comunidade externa devem ser feitas na secretaria da Pós-Graduação, onde será gerado um boleto bancário no valor de R$ 60, referente à taxa de inscrição. Ao levar o comprovante de pagamento, o candidato deve apresentar a documentação requerida: cópia do diploma, currículo vitae, carta escrita a próprio punho declarando interesse em participar da especialização, cópias da Identidade e do CPF, além de comprovante de experiência no ensino do inglês e o formulário de inscrição preenchido.

Para os servidores técnicos administrativos, as inscrições podem ser realizadas no SIGRH (Menu servidor > Capacitação), e para os docentes a inscrição acontece através do SIGAA (Pós-Graduação> Lato Sensu> Processos Seletivos). Após realizar a inscrição nos sistemas, os candidatos devem procurar a secretaria do Programa e apresentar a documentação completa.

O custo do curso para os participantes da comunidade externa é de 18 parcelas de R$ 160,00. Aos servidores não será cobrada taxa de inscrição e mensalidades, porém na ficha de inscrição deve constar em anexo parecer da chefia onde o servidor está locado, evidenciando a contribuição do curso para a melhoria do desempenho do servidor nas suas atividades.

O curso terá carga horária de 360 horas e as inscrições devem ser realizadas até o final de agosto ou até enquanto durarem as vagas.

Mais informações através do telefone 3215-3584 ou pelo e-mail especializacaodeingles@gmail.com.

Processo Seletivo na UFERSA

Ufersa - RN abre vaga para Professor Substituto

Ufersa - RN abre vaga para Professor Substituto
De 28 de agosto a 10 de setembro estarão abertas as inscrições do processo seletivo 042/2012, destinado ao cargo de Professor Substituto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Rio Grande do Norte.

A oportunidade é para atuar no campus Angicos com a disciplina de Informática Aplicada em jornada de 40h semanais e com salário de R$ 2.434,33, já incluso auxílio alimentação.

Para concorrer o candidato deve se inscrever pelo site www.ufersa.edu.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 25,00 até o dia 11 de setembro.
Segundo consta em edital haverá prova de aptidão didática e prova de títulos.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENEM 2012

Enem 2012: veja os assuntos mais comuns nas Ciências Humanas

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada logo no primeiro dia de prova. Para você começar com o pé direito, professores ouvidos pelo GLOBO indicam quais os assuntos mais recorrentes e os cuidados que os candidatos devem ter.

O professor de História Jorge Bahiense, coordenador de Enem do curso Miguel Couto, em Bangu, alerta que, no exame, existe uma predileção pelo período histórico que compreende a formação do Brasil, como a época colonial, e por temas sociais, como relações de trabalho e participação política.

- O Enem é uma prova cidadã, então as questões costumam usar temas que levam para essa discussão mais social. Escravidão, questões trabalhistas, direitos da mulher e constituição são assuntos bastante recorrentes - afirma o professor.

Já André Boucinhas, professor de História da Escola Parque, na Gávea, diz que tão importante quanto dominar o conteúdo é estar apto a interpretar as informações contidas nos enunciados das questões. É preciso atenção na hora da leitura do enunciado.

- Os candidatos devem, acima de tudo, focar no que está sendo pedido pela banca. Muitas vezes, a resposta da questão está no próprio enunciado, em forma de um texto, gráfico ou tabela. Por isso, é muito importante trabalhar essas habilidades de interpretação de diferentes linguagens - diz Boucinhas.

Na área de geografia, são comuns temas relacionados ao meio ambiente, como fenômenos climáticos, urbanização, enchentes e lixo. A utilização de dados relacionados a população, principalmente na forma de gráficos e tabelas, também são recorrentes. Assim como questões relativas às migrações e aos problemas causados pela crise econômica.

Os professores também chamam atenção para o relógio: é preciso chegar à prova de Ciências Humanas com tempo.

- Os enunciados costumam ser grandes, às vezes com mais de um texto para analisar, e com muito conteúdo de inter´retação. Por isso, fazer a prova com pressa não dá certo - aconselha Boucinhas.

Da Agência O Globo

Concurso

Concurso do FNDE terá 140 vagas de técnico e especialista

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, publicou edital de concurso público para o preenchimento de 140 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e de nível intermediário. O órgão reserva oito vagas para portadores de deficiência.

As vagas estão divididas igualmente entre os cargos de especialista e de técnico em financiamento e execução de programas e projetos educacionais. O primeiro exige diploma de nível superior em qualquer área de formação e possui remuneração entre R$ 5.357,95 e R$ 7.773,95, dependendo da titulação. O cargo de técnico exige certificado de conclusão do ensino médio, com salários entre R$ 2.671,21 e R$ 3.118,21, dependendo da qualificação. A jornada de trabalho para os dois cargos é de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas no período de 3 a 24 de setembro, no site do Cespe/UnB, encarregado da organização do concurso. As taxas são R$ 60 (técnico) e de R$ 75 (especialista).

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e prova discursiva, esta última somente para quem vai concorrer ao cargo de Especialista. Os habilitados nesta primeira etapa também serão convocados para o Curso de Formação. Todas as etapas do certame serão realizadas em Brasília.

ProUni

MEC divulga regras para oferta de bolsas remanescentes do Prouni

Prazo para que instituições selecionem alunos vai até 14 de setembro. Bolsas remanescentes valem para calouros e veteranos das instituições.

O Ministério da Educação divulgou, no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (28), uma portaria regulamentando a concessão de bolsas de estudo remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As bolsas são indicadas tanto a candidatos que participaram nos vestibulares das instituições de ensino superior para ingresso no segundo semestre de 2012 quanto para os estudantes que se matricularam em semestres anteriores. Segundo a portaria, terão preferência os "estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia".
Para os candidatos do vestibular, o critério para aprovação, segundo a portaria, deverá ser a classificação no processo seletivo. Já os estudantes matriculados desde anos anteriores serão selecionados para bolsas do Prouni de acordo com seu desempenho acadêmico.
A portaria define ainda que a bolsa só será retroativa para candidatos que passaram no vestibular neste ano e, "em função de impedimentos de natureza operacional", não ganharam bolsa do programa. Nos demais casos, ela vale a partir da concessão do benefício.
Ainda segundo o documento do MEC, a oferta das bolsas remanescentes não é obrigatória e depende da decisão das instituições de ensino superior particulares que participam do Prouni. Porém, caso uma instituição opte por seguir a portaria, ela deve emitir, pelo sistema do Prouni na internet, o termo de concessão de bolsa para todas as vagas remanescentes em todos os cursos de todos os campi.
O período de emissão do termo vai desta terça-feira até o dia 14 de setembro e as instituições participantes são obrigadas a publicar, na internet e em locais de grande circulação de estudantes, todas as regras para a concessão das bolsas remanescentes, além do número de bolsas oferecidas, a lista de candidatos inscritos e, posteriormente, a lista de aprovados e reprovados na seleção.

Inscritos
Na edição do segundo semestre deste ano, 456.973 candidatos se inscreveram para concorrer a 90.311 bolsas, sendo que 52.487 delas são integrais e 37.824 de 50% da mensalidade, em 1.316 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
O Prouni foi criado em 2004 e é destinado a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.
Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Pesquisa

Quatro em cada 10 estudantes de Administração focam em concursos

 A estabilidade do serviço público ainda seduz a maior parte dos estudantes de administração. Pesquisa realizada por um site especializado indicou a aprovação em concurso como principal objetivo dos jovens após terminarem a graduação. A opção foi a escolhida por 33,65% dos que responderam à enquete virtual em todo o país. Em Brasília, o interesse pelo funcionalismo alcança quatro em cada 10 universitários do curso, segundo levantamento semelhante feito no início de 2012.

Por ano, cerca de 1,5 mil administradores se formam na capital do país. Pelo menos 60 instituições de ensino oferecem o curso. Especialistas apontam falhas no processo educacional, principalmente em relação ao pouco aprofundamento de algumas disciplinas. Apesar de a administração pública ser uma opção, os números, avaliam, revelam necessidade de mudanças no currículo escolar, para evitar que o diploma funcione apenas como trampolim para carreiras de Estado.

O foco dos estudantes no serviço público preocupa o administrador Leandro Vieira, 34 anos, diretor do site responsável pelo levantamento nacional. Para ele, está em jogo a sobrevivência das empresas. “Em nome da obsessão pela estabilidade, muita gente ignora as próprias vocações e habilidades específicas”, comenta Vieira, antes de reforçar que, por maior que seja o número de vagas em concursos públicos, o funcionalismo jamais conseguirá absorver toda a mão de obra.

Desvio

Trabalho em excesso, salários menores e falta de garantia do emprego afugentam a juventude da iniciativa privada. Quem opta por desviar do mundo corporativo e encarar os livros, no entanto, nem sempre leva em conta um outro risco: o de não ser aprovado no concurso dos sonhos. “Muitos desistem das provas e, quando resolvem buscar o mercado de trabalho, percebem que perderam muito tempo. Cursinho preparatório não conta no currículo de ninguém”, completa Vieira.

Na capital federal, centro do poder político-administrativo, a obsessão pela Lei nº 8.112, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores, se destaca mais do que em qualquer outro centro urbano do país. A psicóloga e especialista em desenvolvimento de recursos humanos Carmem Cavalcante deixa clara a necessidade de excelentes profissionais atuando na estrutura do Estado, mas se assusta com a forma de os estudantes brasilienses lidarem com a carreira pública.

O poder de atração do funcionalismo, observa Carmem, provoca uma evasão de talentos das empresas locais, o que dificulta a diversificação da economia. “Brasília precisa equilibrar a atividade produtiva e o que ainda vemos é um movimento no sentido contrário”, afirma. Com 20 anos de experiência, ela percebe que a maioria dos concurseiros ainda busca o serviço público com a pretensão de ganhar muito e trabalhar pouco. “É algo assustador”, reforça.

Sem fixação

No ano que vem, Rafael Freire, 21 anos, terminará o curso de administração na Universidade de Brasília (UnB). Com o diploma em mãos, não descarta tentar a aprovação em certames para órgãos como Tribunal de Contas da União (TCU) e Banco do Brasil, mas, por ora, pensa em seguir na iniciativa privada. “O mundo é cruel, mas não gosto da ideia de passar em concurso para ficar mais tranquilo nem dessa preocupação excessivacomdinheiro”, justifica o universitário.

Rafael compõe a equipe de estudantes que atua na empresa júnior de administração da UnB, referência em todo o país. Assumiu uma das diretorias e gosta de conviver com colegas alheios à fixação por trabalhar em órgãos públicos. “Temos consciência de que não somos a maioria”, diz, antes de contar que multinacionais com escritórios ou fábricas em Brasília costumam procurá-los durante processos de seleção para fugir dos alunos-concurseiros.

O cenário apresentado pelas pesquisas não deve mudar em menos de 10 anos, na avaliação do presidente do Sindicato dos Administradores do DF, Joel Jorge Filho. Dependerá, detalha ele, da valorização do curso e, sobretudo, de uma mudança cultural. “Na cabeça de muitos pais, ainda reina a ideia de que o filho precisa passar em um concurso para ter a vida tranquila”, comenta o professor, que também preside o grupo de empresários G15.

IFRN Santa Cruz

Licenciatura em Física do IFRN Santa Cruz ganha conceito 4 do MEC

Representantes do Ministério da Educação (MEC) estiveram no IFRN Santa Cruz, nos dias 20 e 21 de agosto. O propósito da visita foi a avaliação do curso de Licenciatura em Física implantado no Câmpus em 2009. Foram avaliados o corpo docente, a estrutura física do Instituto e dos espaços destinados ao curso, como os laboratórios, e, também, a área pedagógica e os projetos de pesquisa e extensão relacionados à licenciatura. Nesta semana, o MEC divulgou o resultado da avaliação e numa escala de números absolutos que vai de 0 a 5, o curso foi classificado com conceito 4.

Acompanhados da coordenadora da Licenciatura em Física, Maria Emília Bezerra, os representantes do MEC também conduziram, nesses dois dias, reuniões com professores e alunos e visitaram todas as salas da parte administrativa do Câmpus, onde tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desempenhado por cada setor.

Para a Profª. Maria Emília, o conceito recebido demonstra que o curso está no caminho certo para chegar ao conceito máximo. "Estamos muito orgulhosos pela boa avaliação que alcançamos. Isso vai nos estimular ainda mais para que com empenho e dedicação possamos chegar ao nível de excelência que temos como meta", comentou.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fim da greve

Servidores de universidades federais encerram greve

Técnicos-administrativos assinaram acordo com o governo nesta sexta. Reajuste de 15,8% foi aceito; categoria deve voltar ao trabalho na segunda.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça (centro), durante reunião com representantes da Fasubra (Foto: Isabella Formiga / G1) Os técnicos-administrativos das universidades federais assinaram na noite desta sexta-feira (24) acordo com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para por fim à greve da categoria, que já dura mais de três meses.

A proposta feita pelo governo de reajuste de 15,8% ao longo de três anos foi aprovada pela maioria das assembleias nas instituições. Também foi acordado um plano de capacitação contínuo para a categoria.

Janine Teixeira, coordenadora-geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), disse que a categoria considerou o percentual oferecido muito baixo, mas que o acordo oferece outros benefícios para os servidores. "A categoria aprovou, porque nós tivemos um avanço dentro da carreira muito maior que o percentual, que foi muito baixo", disse.
Além da Fasubra, apenas a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que representa os professores, fechou acordo com o governo. As outras categorias de servidores em greve ainda continuam com negociações em aberto.
Ao contrário de outras carreiras do serviço público federal, os técnicos-administrativos das universidades não terão os dias parados descontados do salário. A categoria, que reúne 183 mil técnico-administrativos, entre ativos e aposentados, voltará ao trabalho na próxima segunda-feira (27), de acordo com a Fasubra.

O reajuste concedido aos técnicos-administrativos e professores das universidades federais terá impacto de R$ 7,1 bilhões nos próximos três anos, totalizando R$ 18,95 bilhões para os servidores de todos os setores, informou o ministerio do planejamento.
O secretario de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, disse que este fim de semana será final para as negociações com as demais categorias de servidores. Segundo ele, até domingo ainda serão realizadas 20 reuniões com representantes dos sindicatos em greve .
"Estamos fechando aqui com mais de 40% de servidores ativos. Várias categorias estão sinalizando positivamente", disse. O secretário se declarou "moderadamente otimista" com os acordos a serem firmados. Segundo ele, a oferta do governo está feita e é final dentro das possibilidades orçamentárias do governo. Todas as categorias receberam a mesma proposta de 15,8% de reajuste.

Concursos

Abertas 825 vagas para Analista Técnico de Políticas Sociais no MPOG

Abertas 825 vagas para Analista Técnico de Políticas Sociais no MPOG
Foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27, edital de concurso público para o provimento de vagas no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A informação é de que serão ofertados 825 postos de trabalho e que a responsável técnico-administrativa pelo certame será a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

De acordo com o texto do documento, a oportunidade será para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais nas áreas de Assistência Social, Educação, Gestão Social, Previdência e Saúde para carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. No total previsto, já estão inclusas 43 vagas para pessoas com deficiência.

O vencimento básico, mais a gratificação de desempenho de atividades em políticas sociais (GDAPS - variável), além da vantagem pecuniária individual (VPI) somam a remuneração total de R$ 5.466,53, a qual todos os contratados terão direito.
Entre as atividades previstas para o cargo estão a execução de atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena; a verificação, acompanhamento e supervisão dos processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada; além de outras.
Para concorrer o interessado deverá possuir ensino superior completo em qualquer área (vide Anexo I do edital) e efetivar sua inscrição de 3 a 16 de setembro pelo endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, com pagamento de taxa no valor de R$ 100,00. A isenção desse valor só poderá ser solicitada se o candidato for, cumulativamente, membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único do município em que reside.
Segundo a organizadora do certame os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos na data provável de 18 de novembro; bem como serão submetidos a provas discursiva e de títulos.

Sobre as avaliações
  • Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos (eliminatória e classificatória) para todos os cargos - 70 questões de língua portuguesa, inglês, gestão de pessoas, direito público, políticas públicas, economia brasileira contemporânea e realidade brasileira;
  • Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos (eliminatória e classificatória) - 60 questões específicas a cada área;
  • Prova Discursiva (eliminatória e classificatória) para todos os concorrentes em data, horário e local a serem informados - desenvolvimento de um tema em, no mínimo, 40 linhas e no máximo 60;
  • Prova de Títulos (classificatória).
Fonte: www.in.gov.br.

Projetos

Projetos aprovados por docentes da FACISA beneficiarão população de Santa Cruz

O Ministério da Educação (MEC) lançou o edital n.º 02 - PROEXT 2013 - MEC/SESU, que convoca as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos para a extensão universitária.  O financiamento concedido será de até 50 mil reais por projeto e até 150 mil por programa.
Nessa edição do PROEXT os docentes interessados da UFRN submeteram suas ações de extensão ao MEC tendo aprovado, em conjunto, cerca de R$ 250 mil em recursos.

Duas docentes da FACISA foram contempladas nesse edital: a Professora Fábia Barbosa de Andrade com o projeto "Ser mulher e estar Mulher" e a Professora Ana Paula Trussardi com o programa "Esporte e Lazer como Ferramentas na Promoção da Integração Social de Adolescentes no município de Santa Cruz/RN".
Os projetos serão desenvolvidos ao longo de um ano beneficiando a população de Santa Cruz, especialmente com ações que envolvam mulheres e a prática de esportes em todo o município.

O PROEXT 2013 - MEC/SESU é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.
Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade orientado pelo principio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

Vestibular UFRN

Termina hoje o prazo para as inscrições no Vestibular 2013 da UFRN

O prazo para as inscrições do Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte termina nesta segunda-feira (27). No total, a UFRN disponibiliza 3.015 vagas para o processo seletivo. As outras 3.849 vagas serão preenchidas através do Sistema de Seleção Única (SiSu), com as notas obtidas do Enem.

A presidente da Comperve, Magda Maria Pinheiro de Melo explicou que o vestibular será para a entrada dos alunos no primeiro semestre. Já os cursos que tiverem entrada apenas no segundo semestre serão selecionados através do SiSu. Este é o último vestibular tradicional da UFRN. A partir de 2014, todas as vagas serão preenchidas através do SiSu.

A consulta para saber se a inscrição foi validada poderá ser feita a partir do dia 14 de setembro, no site da Comperve. As provas do vestibular serão aplicadas entre os dias 25 e 27 de novembro em todo o Estado.